Torta crocante de amoras, framboesas e aveia.




Toda vez que eu via alguém fazer uma receita gostosa com amoras ou framboesas quase chorava de tristeza, porque sempre procuro comprá-las, onde quer que eu more e nunca consigo, é difícil de se achar, assim como as cerejas que amo. Mas é claro que indo ao Mercadão em SP eu aproveitei a brecha e comprei tudo que táva com vontade né...agora que moro perto de SP e vou poder ir sempre até fiquei mais feliz, comprei minhas favas de baunilha, mascarpone, cerejas, amoras, framboesas e cardamomo...ufa...e olha que esta era a lista básica de desejos, deixei mais um monte de coisas para a visita do mês que vem...hehe.

As cerejas como vocês viram eu comi purinhas, pois o desejo táva brabo, mas as amoras e framboesas não estavam muito bonitas depois de 1 hora de viagem de carro e achei por bem usar para alguma receita apetitosa e esta foi a que me chamou mais atenção, do meu livro de Bolos da Joanna Farrow...a torta dela era só de framboesas, mas eu juntei as amores e fiz umas adaptações como sempre, mas fica bem diferente e gostosa.

Ingredientes:
175g de farinha de trigo
175g de aveia
175g de manteiga em tablete cortada em cubinhos
150g de açúcar
raspas da casca de 1 limão
300g de framboesas e amoras açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo:
Coloque a farinha e a aveia em uma vasilha e adicione os cubinhos de manteiga e trabalhe com os dedos até que a mistura fique parecendo pequenos cubos crocantes.
Acrescente o açúcar e as raspas de limão e continue a mexer os ingredientes até que a mistura esteja bem uniforme.
Coloque metade da mistura numa forma untada e modele com os dedos até que fique uma camada bem uniforme. Espalhe as frutas por cima desta mistura e cubra com o restante da mistura crocante.
Asse em forno pré-aquecido, a 180 graus, por cerca de 1 hora ou até que a parte de cima esteja corada.
Corte em pequenas fatias e deixe esfriar na fôrma. Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Comentários

está um desbunde!!
By laila - 7/15/2008 6:30 PM

Fer, simplesmente adorei esta receita e a torta está com um aspecto fabuloso! Com framboesas, amoras e aveia é impossível resistir-lhe...

Olhe querida, o cremor tártaro é um pó que se compra nas farmácias, pelo menos aqui em Portugal pois aí não sei se por acaso se vende em mais algum lugar. Tente procurar na farmácia.
Dê uma olhadela neste link para ficar a saber mais sobre esse pó. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cremor_t%C3%A1rtaro
By Filipa - 7/16/2008 5:27 AM

Laila e Filipa, obrigada.

Filipa, vou lá dar uma olhada, pois nunca tinha usado e não sei mesmo o que é.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/16/2008 10:02 AM

Fer, fiquei com a boca cheinha de água, e com uma vontade enorme de morar perto de São Paulo... Pois aqui, encontrar certos ingredientes é uma verdadeira saga *rsrssr*
Abraços!
By Sandreane - 7/16/2008 7:26 PM

Sandreane, em Sorocaba tb é às vezes...mas Sampa é o paraíso...
By Fernanda Pereira - 7/16/2008 10:26 PM

Esta torta já está na minha lista politicamente incorreta ( certas receitas vão passando na frente das outras... fazer o quê?)

bjs
By Cláudia - 7/16/2008 11:14 PM

Depois me conta se gostou...nós amamos
By Fernanda Pereira - 7/17/2008 9:38 AM

Oi Fernanda!

Gosto muito do seu blog! Admiro muito quem faz sobremesas pq nesse quesito sou um fracasso! Mas ainda vou tentar fazer essa receita, pq me pareceu bem simples e deliciosa.
Abraços!
By Adriane Tonna - 7/18/2008 8:16 PM

Que bom que você gosta do blog e gostou da receita...fico feliz em saber. Volte sempre
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/18/2008 9:26 PM

Postagens mais visitadas