Participação da Fer - Mamão com Açúcar - Rocambole de casca de banana

Texto da Fer do Mamão com Açúcar




De um lado, alta dos preços de alimentos, fome, miséria, fartura e desperdício; cenários que se misturam e se confundem mundialmente, de outro lado, donas de casa, chefs, culináristas, e amantes da cozinha em geral procurando saídas e alternativas culinárias para o aproveitamento de alimentos que normalmente são jogados fora e que além de serem fonte de nutrientes passa a ser também uma forma eficaz de economizar. E é isto que minha querida madrinha de Blog a Fer Ayer do blog http://sabor.sampasite.com está fazendo. Em seu blog ela lançou uma campanha com o objetivo de divulgar e estimular o aproveitamento total dos alimentos, e mostra na prática que vale a pena começar a aproveitar folhas, ossos, cascas de ovo e verduras para fazer receitas gostosas e de alto valor nutritivo. Eu mesma fiz a receita de doce de casca de abacaxi da Fer Ayer e simplesmente adorei!!!!! É através de atitudes como esta e do incentivo e descobertas dos amantes da cozinha, que uma infinidade de possibilidades surgem, pude constatar isto com a adesão de vários blogs com as mais variadas receitas com aproveitamento com pratos ricos em vitaminas, proteínas e fibras, alimentos como folha de beterraba, casca de abacaxi, casca de banana etc. E eu participei com uma receita de rocambole de casca de banana que apesar de não ter posado bem para a foto ficou muito saboroso!!!!!


Vamos ao dito cujo: Ingredientes 02 cascas de bananas picadas, 02 gemas, 02 claras em neve, 01 copo de 200 ml de leite, 01 colher de sopa de margarina, 01 xícara de chá de açúcar, 01 colher de sopa de fermento, 02 xícaras de farinha de rosca. (Eu fiz a minha farinha de rosca com pão velho, torrado e batido no liquidificador, depois passado pela peneira) Modo de fazer: Coloque no liquidificador, as cascas de banana, a gema, o leite, a margarina e o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea. Coloque a mistura numa tigela, adicione a farinha de rosca aos poucos, a clara em neve e misture delicadamente e por último o fermento em pó. Coloque em assadeira retangular média e leve para assar em forno pré-aquecido. Para o recheio eu utilizei um creme de confeiteiro que eu fiz com ½ litro de leite, 01 gema, 02 colheres de sopa cheias de maisena, 1/2 xícara de chá de açúcar, mas pode ser a gosto, com doce de leite, ameixas, e até com o creme do caldo de abacaxi da Fer Ayer que eu também fiz e somente cobri o rocambole porque o meu ficou mais mole que o da Fer, acredito ter usado menos maisena que deveria, então apenas cubri o racambole. Desta vez, ao enrolar o meu deu uma quebradinha, por isto está meio desajeitado, mas já fiz outras vezes e ficou bonito e gostoso. É sempre assim, quando precisa sair bonito, o trem emperra e sai feio, fazer o que né!!!! Pra mim o que importa mesmo é participar da campanha que achei de grande utilidade. bjks,

Comentários

Postagens mais visitadas