Semana do Aproveitamento Integral dos Alimentos - venha participar


Tudo começou com meu pai...ele chegou com um livrinho de receitas sobre Reaproveitamento Integral dos Alimentos do trabalho e me deu de presente...bem simples em papel de jornal tipo reciclado, mas era o empurrão que faltava...há um bom tempo atrás eu já tinha lido um post da Ana Elisa que falava de fazer comida aproveitando os restos de comida que temos em casa para não desperdiçar nada.
Eu sempre fiz isso na minha casa, usei todos os restos para fazr suflês, sopas, risotos e qualquer outra coisa para não jogar a comida fora, mas desta vez a proposta ainda é um pouquinho diferente, porque o Reaproveitamento total dos alimentos também inclui usar partes de alimentos que normalmente nós não usamos...que nós jogamos fora como:

Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:* Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;* Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora;* Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba;* Entrecascas de melancia, maracujá;* Sementes de: abóbora, melão, jaca; * Nata;* Pão amanhecido;* Pés e pescoço de galinha;* Tutano de boi.
Fonte: Mesa Brasil Sesc - Segurança Alimentar e Nutricional

Então esta é a minha proposta esta semana...pesquisem, façam adaptações se for preciso e façam receitas que aproveite o que você costuma jogar fora, e ensine para todos que você conhece, pois a intenção não é que você use este conhecimento só para você, mas que você dê o primeiro passo dos "8 jeitos de mudar o mundo" - que é Erradicar a extrema pobreza e a fome.


Acho que esta é uma destas maneiras de ajudar, aproveitando o que se joga fora para ensinar gente que não tem o que comer a comer melhor. Durante a semana vou falar mais disso e do que vou fazer com isso, mas contribuições são bem vindas e eu já fiz 2 receitas para postar a partir de amanhã.
Você está comigo?

Comentários

Fer, eu já costumo fazer isso, tenho várias receitas com aproveitamento no blog. Quando vou à feira os feirantes me olham de um jeito estranho, porque peço para não tirar as folhas da beterraba, cenoura... sempre faço alguma coisa com elas. Depois passa lá e dá uma olhada. Tem um marcador só prá aproveitamento. Bjos.
By Leticia - 7/22/2008 6:28 AM

Bem legal, Fer.
By Lilian BP - 7/22/2008 7:27 AM

Nossa! Adorei essa iniciativa!
Há uns dez anos, participei de um evento de reaproveitamento e num dos stands uns jovens ensinavam a fazer doce com as cascas da banana. Vou procurar essa receita! Parabéns, Fer!
By Marcele Martins - 7/22/2008 9:24 AM

fe, que legal...tenho uma receitinha pronta para mandar bala e também é feita com casca.
Vou postar esta semana.
beijinhos...o abacaxi ficou o máximo.
By leila - 7/22/2008 2:41 PM

Meninas, que bom que vocês gostaram e espero as contribuições ok?
Vamos ajudar a mudar este mundo.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/22/2008 3:13 PM

A ideia é óptima e esse livro deve ser excelente. Tenho de pesquisar para ver se o encontro cá em Portugal.

Uma sra. brasileira uma vez, na fila do caixa do supermercado, vendo-me comprar bananas e abacaxi, deu-me duas receitas de aproveitamento das cascas desses frutos. A do abacaxi era parecida com a que vc postou, já a de bananas, confesso que já não me lembro.

bjs
By pipoka - 7/23/2008 6:18 AM

Show de bola esta iniciativa hein!!!!!!! Também já utilizo tudo o que posso dos alimentos, já até fiz um curso de "Culinária por 1,00" do SESI que consiste no aproveitamento 100% dos alimentos e acho super válida sua idéia de divulgar e incentivar este tipo de culinária. Arrasou!
Também postarei uma receitinha de apreveitamento tá!!!!!!
bjks, e um lindo dia para você querida!
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com
By ferdiaspe - 7/23/2008 9:15 AM

Pipoka, a de banana deve ser doce ou bolo, devo fazer uma esta semana também.

Fer, obrigada afilhada...coloca lá e me avisa tá?
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/23/2008 9:43 AM
Fer, eu estou dentro! Ando com um post sobre uma sopa de folhas de beterraba e talos de espinafre que fiz há umas semanas, por isso vou aproveitar e participar!

Beijo *
Mariana
By mariana - 7/23/2008 10:38 AM

Ebaaaa...obrigada...fico aguardando Mari
By Fernanda Pereira - 7/23/2008 10:50 AM

Ei! A mariana Fidalgo foi quem me passou a dica deste artigo. Também gosto muito de utilizar os alimentos e não esperdiçar nada. Nada mais gostoso do que poder se alimentar bem e tendo consciência que está fazendo o melhor para o mundo!

Vim aqui pra deixar de dica um bolinho salgado que utiliza o bagaço do milho. Vcoê faz por exemplo, um cural, um mingau, ou um angu e o que sobra da coa vc usa nos bolinhos. Ficam uma delícia. Além de paroveitarem as sobras, têm pouquíssima gordura e são muito saborosos. O link pra receita http://prattododia.blogspot.com/2008/03/bolinhos-de-bagao-de-milho-verde.html

Um abraço e parabéns pela iniciativa!
By carla soares faria - 7/24/2008 8:20 AM

Achei mais duas receitas no meu blog que aproveitam partes que jogamos fora dos alimentos!

Todas duas usam a casca da abóbora:
Sopa de abóbora moranga com alho poró - http://prattododia.blogspot.com/2007/11/sopa-de-abbora-moranga-feita-com-casca.html

Fatias adocicadas de abóbora assada - http://prattododia.blogspot.com/2008/02/fatias-adocicadas-de-abboras-assadas.html

Oba! abraços, c.
By Carla Soares Faria - 7/24/2008 8:28 AM

Fer..... tenho um livro aqui só disso!!! Que idéia genial, mas a semana já acaba amanhã (pls. reply também no meu e-mail, hihihi). Beijinhos!
By Cris - 7/24/2008 2:52 PM

Acabei de postar uma receita Muffins de casca de papaya para contribuir com a Semana do aproveitamento integral dos alimentos.
bjoca.
By Nina - 7/25/2008 1:56 PM

Carla, republica estas receitas e põe o logo da campanha e me manda para a gentre colocar aqui...please...risos

Cris...evento prolongado...manda ver nas receitas aí...risos

Nina, tô correndo lá pegar...haha.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/25/2008 7:52 PM

Oi Fer, estou voltando de férias e passei por aqui. Adorei a tua iniciativa do aproveitamento total.
Em março deste ano fiz um curso do SESI que trata justamente disto.
Está tudo no meu blog:
AS AULAS:
http://nacasadoborao.blogspot.com/2008/03/cozinha-brasil.html
http://nacasadoborao.blogspot.com/2008/03/mesa-brasil-segunda-aula.html
http://nacasadoborao.blogspot.com/2008/03/terceira-aula-cozinha-brasil.html
http://nacasadoborao.blogspot.com/2008/03/ltima-aula-cozinha-brasil.html
AS RECEITAS QUE JÁ POSTEI:
http://nacasadoborao.blogspot.com/2008/03/chiquita-bacana-l-da-martinica.html
http://nacasadoborao.blogspot.com/2008/04/tirando-uma-casquinha.html

BEIJOS
By Ana - 7/30/2008 10:44 AM

Sou nutricionista e divulgo esse Projeto de Aproveitamento Integral dos Alimentos. Parabéns pela sua iniciativa e divulgação dessas receitas, que ficam realmente maravilhosas e bastante nutritivas.
Abraços
Aline Negreiros.
By Aline Negreiros - 8/15/2008 1:50 PM

Aline, muito obrigada...fico feliz com seu incentivo.
Beijos
By Fernanda Pereira - 8/18/2008 7:47 AM
amei esse site sou cristyelen e tenho 13 anos apenas, mais já tenho consciência de que precisamos mudar, pois aqui na minha casa mesmo jogamos quase tudo fora!!!! amei esse site e saiba que vou usar as dicas para reaproveitar os alimentos aqui na minha casa tambem parabens pela sua iniciativa!!!!!!!continue assim que DEUS te abençoe!!
By Cristyelen - 9/9/2008 5:58 PM

preciso de uma receita que use um ou mais alimentos, mas inteiros
adorei a iniciativa e ja quero preperar receitas desse tipo!
bjs pra todas
By michelle - 9/16/2008 2:56 PM

Atá gostei estou fazendo um projeto para faculdade em que tenho de fazer receitas de alimentos reaproveitados mandem pra mim, em especial doces, tortas Obrigado !
By Caroline - 9/18/2008 7:38 PM

Fernanda meu tema de Monografia e sobre aproveitamento integral dos alimentos gostaria que vc me enviasse atraves de email assuntos,temas,artigos sobre Aproveit.Integral dos alimentos por favor e com urgencia pois ja to atrasada com minha monografia
Sou academica do curso de nutrição da Cidade de Montes Claros MG
Mto Obrigada.
By Emanuelle Miranda - 9/30/2008 10:16 AM

Oi Fernanda td bem?Novamente venho lhe pedir que enviasse p meu email algo que vc tivesse sobre Aproveitamento Integral dos alimentos.Mto obrigada e aguardo sua resposta.bjos
Emanuelle Miranda
By Emanuelle Miranda - 11/10/2008 6:04 AM

Olá Fernanda
Tudo bem? Meu nome é Inês Ota, sou professora orientadora de informática na rede municipal de S. Paulo.
Estamos trabalhando em um projeto sobre aproveitamento integral de alimentos, com uma sala do EJA (Educação de Jovens e Adultos), e pretendemos usar seu blog em nossas aulas. Espero que você não se incomode. Estamos criando uma webquest para orientação dos trabalhos na Sala de Informática. Quando estiver pronta deixo o endereço para que você possa entender melhor o nosso trabalho.
Um abraço

Ah... Parabéns pelo blog... está maravilhoso...
By Inês Ota - 3/28/2009 11:44 AM

Fernanda

Segue abaixo o endereço da webquest, é só copiar e colar na barra URL:

http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=11424&id_pagina=1
By Inês Ota - 3/28/2009 11:58 AM

Fernanda, sou jornalista e gostaria de falar com você. Estou fazendo uma matéria para a revista Dieta Já e preciso de uma personagem que reaproveite alimentos. Você parece perfeita. Por favor, entre em contato com urgência no meu e-mail.
Bjs.
Ivonete
By Ivonete - 4/4/2009 4:57 PM

Inês...estou entrando lá para olhar...mas não me incomodo nem um pouco não.
Volte sempre.

Ivonete, já escrevi para seu email.
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 9:22 AM

olá Fernanda,estou elaborando na faculdade um projeto sobre aproveitamento dos alimentos,inclusive cascas ,folhas e sementes.
Irei fechar com um livro de receitas.
Assim que eu estiver mais tranquila lhe enviarei algumas.
Legal a sua iniciativa,pois vivemos num país onde poucos tem muito e muitos tem pouco.O bom mesmo é expandir essa idéia para as familias carentes,tendo como ponto de partida,as Ongs,creches etc.
Muito legal te encontrar bjs.Irani
By Irani - 5/13/2009 8:28 AM

Gostei muito do seu blog. Parabéns.
By Ines - 5/21/2009 7:00 PM

Eu, Lucilene e Maria José já sabemos e já fizemos doces de casca de melancia, doce de bananas e doce de goiaba.
Olha... adorei a sua indicação, pois vivemos num pais onde tudo encontramos .
gostei muito do seu blog.
By lucilene e maze - 5/21/2009 7:38 PM

Postagens mais visitadas