Sorvete de limão siciliano da Nigella Lawson.




Este sorvete eu também já tinha feito há algumas semanas, logo depois daquele jantar, mas estava guardadinho aqui esperando a oportunidade de aparecer.

Eu amo limão siciliano, assim como tudo que é cítrico, não só pelo sabor, mas principalmente pelo aroma, o cheirinho das raspas do limão siciliano para mim é um aroma dos deuses, dá vontade de pegar uma vasilha com as raspas e ficar só cheirando, parece até que só o cheiro já alimenta a gente.

Daí um dia num supermercado aqui em Guará, onde quase nunca a gente acha alguma coisa diferente, eu dou de cara com o danado lá olhando prá mim...não sabia nem o que ia fazer com ele, mas peguei 3 logo, antes que eles fugissem...haha.

Cheguei na casa da minha mãe e logo fui ver o que fazer com ele e achei esta receita de sorvete no Quiche de Macaxeira...foi amor à primeira vista, principalmente porque não precisava da minha sorveteira, assim como quase todas as receitas de sorvete da Nigella (uma vez que minha sorveteira ainda estava em alguma caixa de mudanças numa estrada entre Recife e Sorocaba).

Quero só dizer que AMEI o sorvete e o sabor dele é incrível, mas apenas alguns dias depois que o fiz, a Filipa fez esta receita que me deixou cheia de vontade de experimentar com o limão siciliano, mas já entrou para a minha to do list e logo eu experimento, porque tinha uma cara divina também.

Ingredientes do Sorvete:
3 limões sicilianos
175g de açúcar de confeiteiro (eu usei açúcar comum, pois não tinha o de confeiteiro)
420ml de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de água gelada

Preparo:
Faça raspas da casca de 2 limões, esprema o suco dos 3 e junte com as raspas e o açúcar numa tigela. Misture bem e deixe descansar por pelo menos 30 minutos para o sabor apurar.
Bata o creme de leite com a água até formar picos moles. Adicione a mistura de limão e bata mais um pouco, Despeja numa vasilha rasa, feche e leve para o freezer por 3 a 6 horas, até que fique firme.
A receita pede que passe o sorvete para a geladeira por pelo menos 1 hora e meia antes de servir, mas não fiz isso não, eu apenas tirei do congelador uns 15 minutos antes de comer para ele dar uma amolecidinha e ficou divino.

Comentários

Olá Fer. Adorei o o sorvete de limão siciliano. Fazer sorvete para mim era um tabu, pois não tenho sorveteira e achava que nunca ia ficar bom fazendo na mão. Mas estou pronta agora para testar. Por acaso tem você alguma ligação com Sorocaba? Moro em Campinas mas sou sorocabana e toda minha família é de lá. Hoje estou em Sorocaba!
bjão
By Claudia Benevenuto - 7/13/2008 2:11 PM

Oi Claudia, eu morava lá há 4 anos e fui para Recife e agora acabei de voltar...estou de férias na casa da minha mãe, mas em agosto volto, pois começa a aula da minha filha.
Quanto ao sorvete, fica uma delícia mesmo sem a sorveteira...tente mesmo.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/13/2008 2:22 PM

Que legal, Fer! Tô voltando p Cps hoje, mas ainda vou voltar aqui mais uma vez, se der certo podemos nos encontrar. É só combinar, mande-me um e-mail sem compromisso!
bjs
By Claudia Benevenuto - 7/13/2008 2:30 PM

Claro Claudia, e você estando sempre aí a gente se encontra sim. Dia 03 de agosto estarei de volta e quando vc for me avisa para a gente marcar alguma coisa.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/13/2008 2:33 PM

Fer,
Esse sorvete tem a minha cara - vou provar!

E quanto à sua pergunta sobre a curd, não parece geléia, não - a textura é aveludada e amanteigada.
By Patricia Scarpin - 7/13/2008 7:19 PM

Eu vi que não parecia geléia, mas queria saber se era usado como geléia para passar no pão e tal...beijos
By Fernanda Pereira - 7/13/2008 7:27 PM

Olá Fer querida! Só agora tive tempo de vir aqui dar a vista de olhos habitual e deparo-me com um monte de novidades. Mudança terminada, blog de cara nova e por sinal muito bonito e uma quantidade de receitas novas para comentar...
Só tenho a dizer que o jantar dos post abaixo deve ter sido o maior sucesso, as receitas são todas fantásticas.
E este sorvete? Lindo e delicioso sem dúvida nehuma.

Beijinhos
By Ana Filipa - 7/14/2008 9:13 AM

Filipa, obrigada pelos elogios e pela presença constante...beijos
By Fernanda Pereira - 7/14/2008 9:31 AM

Fer, descobri que tem um pé de limão siliciano aqui (carregado), então quando quiser limão fresco tirado do pé na hora é só me falar. Beijos.
By Frederico - 7/14/2008 4:51 PM

Sério? EBAAAAAAAAAAAAAAAAAA Quando voltar vou querer para fazer a receita da Filipa.
By Fernanda Pereira - 7/14/2008 5:26 PM

Adoro esse sorvete, que bom que você gostou também! :)
By Lunalestrie - 7/16/2008 8:22 PM

Adorei...valeu por aparecer aqui para dar uma olhadinha.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/16/2008 10:22 PM

Postagens mais visitadas