Participação da Mariana - do Caos na Cozinha - Sopa de folhas e talos

A Mariana já deixou lá no site a participação dela...além de muito apoop à minha iniciativa, o que me deixou muito feliz...então fazemos assim Mari, se bastante gente postar dando idéias quem sabe a gente não estende mais uma semana...

Aqui vai o post dela integral:



A Fer Ayer está a promover um evento muito interessante - a Semana do Aproveitamento Integral dos Alimentos . A ideia é pesquisar, experimentar e publicar uma receita feita com aquelas partes que normalmente deitamos fora. Além de ser uma forma de poupança muito útil nos dias que correm, é uma forma muito importante de desenvolvimento sustentável, porque de cada coisa tiramos muito mais.

A minha participação não foi especialmente feita por causa do evento. Já andava há mais de duas semanas com um post sobre aproveitamento de alimentos na cabeça. Assim posso participar! Vou ainda tentar pesquisar mais receitas e dar mais dicas - este é um evento muito útil. Até acho que podia ser prolongado, para que mais pessoas pudessem participar!



No dia em que trouxe para casa espinafres e beterrabas, sabia que ia ter muitas sobras. As folhas e talos das beterrabas e os talos dos espinafres não são coisas muito usadas e não sabia muito bem o que fazer com elas. As folhas das beterrabas podem ser usadas em saladas, mas como começaram a murchar relativamente depressa desisti dessa ideia. Pensei usar os talos dos espinafres para fazer caldo de legumes, mas eram tantos que me estava a fazer confusão a ideia de os cozer e deitar fora.

Decidi arriscar uma sopa. E mantê-la o mais simples possível, quase só com recurso a essas partes dos alimentos que normalmente vão para o lixo. Acrescentei mais uma coisinha ou duas e fiquei com um panelão de uma deliciosa sopa!

Sopa de folhas e talos
Numa panela refoguei ligeiramente, em azeite, dois dentes de alho. Juntei um nabo, muitos talos de espinafre e muitos talos e folhas de beterraba. Acrescentei duas mãos cheias de lentilhas vermelhas, um copo grande de água, sal e tapei. Deixei cozinhar, em lume baixo, durante quase duas horas (os talos são fibrosos e convém que cozam bastante, para que a sopa não fique cheia de fios duros). Findo este tempo, acrescentei mais água, passei com a varinha mágica, acertei o sal e servi! Na tigela, um fio de azeite completa a sopa.

Infelizmente não tenho fotografia. Na altura achei que era somente uma sopa e que não valia a pena. Ainda não aprendi a fotografar tudo o que mexe e a decidir depois Mas ficou muito saborosa e foi uma excelente forma de aproveitar todos estes pedaços de legumes, perfeitamente bons, que iriam para o lixo.

Eu detesto desperdício e estou sempre à procura de novas formas de aproveitar as coisas que vão sobrando por aqui. Outra dica excelente é esta da Laila, óptima para aproveitar qualquer casca de citrino. Até se pode guardar as cascas, juntar bastantes e depois fazer. E se for demasiado para consumo interno, pôr algumas num frasquinho bonito e oferecer! Foi o que eu fiz!

Adorei este evento. De todos os que vi pela blogosfera, foi o que achei mais útil e importante. E por isso gostava de ver mais participações! Quais são as vossas dicas de aproveitamento integral de alimentos?

Comentários

Adorei a idéia de prolongar o evento, pois estou viajando (estou em Bauru) e gostaria muito de participar. Semana que vem será possível.
Fer, sobre o curso de finger food em Sorocaba, mande-me informações para eu me inscrever, a Cris também quer.
bjs
By claudia - 7/24/2008 2:04 PM

Eba...Claudia...vou te mandar um email...
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/24/2008 3:35 PM

Postagens mais visitadas