O prato principal do jantar vegetariano.


Depois de 2 semanas sumida daqui hoje volto a colocar as coisas em dia pois tenho internet disponível...aleluia!!!

O jantar vegetariano já parece que foi há décadas atrás (sem exageros...hehe) e ainda falta falar do prato principal e da sobremesa, então vamos ao primeiro.

Como eu já havia feito as torradinhas e os ramequins com couve-flor e damasco, resolvi fazer um risotto para o prato principal e mantendo a linha eu usei o mesmo livro da Heloísa Bacellar para ser a minha fonte (assim como na entrada e na sobremesa) e continuo sem me arrepender...

A princípio, quando vi a receita do Risotto de cenoura fiquei meio desconfiada do sabor, pois acho que a cenoura tem um sabor bem forte e ainda levava laranja na receita, o que achei que poderia tornar o prato doce demais, mas me surpreendi quando dei a primeira garfada e percebi que além do gosto da cenoura ser suave, a laranja também dáva um toque fundamental no sabor final que deixava tudo bem harmonioso.

Como eu não queria passar o jantar todo na cozinha e não teria ninguém para me ajudar, eu acabei preparando o caldo de legumes com cenoura com antecedência, deixando apenas para esquentar de novo na hora e também já pré-cozinhei as cenouras que usaria na hora como guarnição para o risotto, deixando só o cozimento do arroz e finalização para a hora do jantar, o que já leva uma boa meia hora ou mais.

Ingredientes:
8 cenouras grandes
1 litro de caldo de legumes fervente
80g de manteiga
1 colher de chá de açúcar
1 cebola média picadinha
2 xícaras de arroz para risotto
1 xícara de vinho branco seco
suco e raspas de uma laranja
1 xícara de queijo parmesão ralado
sal

Preparo:
Descasque as cenouras, corte 4 delas em pedaços médios e bata no liquidificador com uma xícara do caldo de legumes, passando por uma peneira. Complete esta mistura com caldo até obter 1,5 litro de líquido (complete com água se preciso), transfira para uma panela e mantenha aquecido. (eu fiz e deixei na panela até de noite para ferver na hora)
Corte as cenouras restantes em rodelas de 1cm e coloque numa frigideira com 20g de manteiga, o açúcar e uma boa pitada de sal e água apenas o bastante para cobrir e deixe no fogo até que estejam macias e brilhantes (se quiser prepare na véspera e depois só aqueça) e reserve.
Aqueça 20g de manteiga numa panela, doure ligeiramente a cebola, junte o arroz e misture até envolver os grãos com a manteiga.
Acrescente o vinho, aguarde secar e adicionar uma colher de chá de sal e 1 concha de caldo de cenoura quente e deixar evaporar.
Junte mais uma concha e prossiga mexendo cada minuto, esperando secar e juntando mais caldo até que os grãos estejam cozidos, mas ainda "al dente" ou firmes no centro.
Adicione então o suco e as raspas de laranja, o restante da manteiga, o parmesão e a cenoura caramelizada, aguarde 1 minuto e sirva.

Comentários

Postagens mais visitadas