2 DELÍCIAS SÓ COM A CASCA DO ABACAXI - PARTE I - Doce da casca com côco


Folheando o livrinho que meu pai trouxe para casa uma das receitas que mais me chamou a atenção foi a feita com a casaca do abacaxi, pois era algo que eu nunca imaginei que pudesse usar por ser tão rústica...e para minha surpresa com a casca de um só abacaxi eu consegui fazer não só uma receita, mas duas.

O abacaxi é também chamado de ananás e é nativo da América do Sul. Embora o abacaxi possa ser encontrado o ano inteiro, o pico da safra se dá em dezembro e janeiro. O abacaxi fresco, por conter bromelina, é um amaciador natural da carne vermelha e de aves, quando acrescentado aos ensopados escabeches (esta enzima pode causar dermatite em pessoas sensíveis, mas que desdobra proteínas facilitando a digestão). O abacaxi é rico em vitamina A, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, enxofre, cloro, magnésio, fósforo, potássio e sódio, além de conter fibras solúveis, o que poderia ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue. Na hora de comprar, procure os que tem fragrância e polpa amarela clara ou branca (O abacaxi não amadurece depois de colhido). Marcas castanhas indicam que a fruta está se estragando. Se você comprar a fruta inteira, verifique se é pesada e densa para o seu tamanho e se as folhas estão verdes.

Hoje vou postar a primeira e amanhã estarei colocando a segunda para vocês, por isso esperem antes de jogar qualquer parte do abacaxi fora...só para constar...já adaptei a receita do livrinho substituindo o açúcar normal por orgânico e mascavo e diminuindo a quantidade...risos





Doce de Casca de Abacaxi com côco.
Ingredientes:
Cascas de 1 abacaxi
1 xícara de açúcar orgânico
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 pacote de 50g de côco ralado
1 colher de sopa de margarina.

Preparo:
Pegue as cascas do abacaxi e lave bem (de preferência com uma escovinha) e depois coloque numa panela coberta com água para ferver.
Quando ferver bem e a água já tiver perfumada e amarelinha, coloque tudo no liquidificador e bata bem.
Passe por uma peneira e a polpa que sobrou na peneira é que vamos usar para fazer o doce (mas não jogue a água coada fora para fazermos a receita de amanhã).
Pegue a polpa e volte para a panela com o resto dos ingredientes e em fogo baixo e mexendo sempre espere até dar ponto de estar desgrudando do fundo da panela (é bem rápido).
Depois é só colocar para gelar.

Você vai sentir, ao comer o doce, que tem uns pedacinhos mais durinhos do abacaxi, mas é isso que o torna rústico e é uma delícia, além de super nutritivo como vocês viram na tabela acima...passem a idéia adiante...ensine para quem precisa...e não jogue mais suas cascas de abacaxi fora.

Comentários

Também não gosto de desperdícios. Tanto que, meu filho mais novo, agora já homem casado, até hoje esconde o que resta no prato com garfo e faca (à vezes guardanapo) por cima. Será que ficou trauma? Rssss.
bjos
By marcia - 7/22/2008 2:39 PM

Pode ser...risos. Meu marido come de tudo e odeia beterraba, porque a mãe dele os obrigava a comer e dáva recompensa em dinheiro para quem comia...risos
By Fernanda Pereira - 7/22/2008 3:17 PM

Oi Fer!
Ganhi uma apostila do Sesi com receitas bacanas de reaproveitamento de alimentos que normalmente vão para o lixo. Se eu tiver tempo, farei alguma e posto no Gourmandise.
Quanto ao lemoncello, não sei onde pode achar em Recife. Já tentou nos empórios? Se conhecer alguma restaurante italiano o bar que sirva, pergunte qual o fornecedor.
A água de flor de laranjeira é mais fácil ser encontrada em casas de produtos árabes.

bjinho.
By Nina - 7/22/2008 6:42 PM

Nina...não estou mais em Recife...estou em Sorocaba - SP///voltei...risos
By Fernanda Pereira - 7/22/2008 7:01 PM

Adorei! Também não gosto de desperdiçar nada! Ótima esta sugestão com casca de abacaxi! Eu fazia chá, mas não vou resistir a esta combinação com côco!

Beijos
By Flavinha - 7/23/2008 5:10 PM

Adorei as delícias com abacaxi!
bjs
By Cláudia - 7/25/2008 6:57 PM

Fer,

eu amoooo doce de abacaxi com coco! Mas nunca na minha vida tinha visto nenhuma receita! Eu comprava uns MAGNÍFICOS da "artista" que fez os doces do meu casamento! Vou ver se falo essa receitinha em breve! Parece ser deliciosa!
Super beijo, querida!
By Marina - 7/25/2008 11:23 PM

Meninas...façam que é bom...é rústico, mas é bom demais.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/26/2008 4:36 PM

Amei a sua receita, adoro fazer doces e novidades tbm! Bjs!
By roque roberto - 3/5/2009 7:20 AM

Que bom que gostou, fique à vontade.
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 9:37 AM
Unknown disse…
adorei sua receita de cascas de abacaxi.com tanta gente passando fome no mundo e o preço dos alimentos cada vez mais elevados é um alivio saber que tem pessoas como voce que se preocupa em passar seus conhecimentos culinarios de reaproveitamento.(PARABENS)
Denilson, obrigada...foi uma colaboração de vários blogs durante vários dias e acho que passamos a mensagem.

Postagens mais visitadas