Receitas que te surpreendem - PÃO-DE-LÓ DE FUBÁ ITALIANO



Não gente, eu não perdi a razão não, vou ficar um bom tempinho sem fazer um bolo agora depois do desastre de ontem...risos, mas este bolo eu tinha feito na semana que minha mudança chegou em Sorocaba e não tinha postado porque estou sem internet lá, então estou postando hoje para me redimir do outro bolo e acreditar que receitas boas de bolo existem...e esta é uma delas.

Eu tenho um caderno, deste dividido em matérias, onde eu colo algumas receitas de revistas que eu acho que são legais e que vou querer fazer um dia, e esta estava lá olhando para mim já há algum tempo. Daí eu fui fazer minha primeira compra lá em Sorocaba quando ligaram minha geladeira e meu fogão e olhando uma prateleira de uma quitanda achei um saquinho bem amarelo e bem bonito dizendo "Fubá Italiano" eu nunca tinha visto aquele fubá e nem sei se vocês conhecem (a receita pedia o fubá comum) mas achei que era uma ótima oportunidade de experimentar a tal receita...o fubá italiano é um grão bem mais grosso do que aquele do fubá comum e um amarelo bem mais vivo também.

Posso afirmar com 101% de certeza que este bolo ninguém se arrepende de fazer...fiz, deu certinho, ficou maravilhoso (daqueles que derretem na boca) e polvilhei com o fubá italiano por cima para decorar...fica lindo.

Para quem não conhece eu não achei a foto do fubá na net, mas achei esta definição:

Fubá Italiano: para uso culinário e também para o adjunto de preparação do colorau ou colorifícios, dando maior grunulometria e uma coloração mais forte, mais alaranjada.

Ingredientes:
4 ovos
2 ¼ xc açúcar
1 ¼ xc leite fervente
1 ¼ xc óleo de milho
1 ¼ xc fubá
1 ¼ xc farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
1 manteiga para untar

Preparo:
Na batedeira, bata as claras em neve. Junte as gemas, uma a uma, com a batedeira ligada,e bata até obter uma mistura esbranquiçada. Acrescente o açúcar, o leite, o óleo, o fubá, e farinha, misture e adicione o fermento. Em uma forma de buraco no meio de 25 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com açúcar , leve ao forno moderado 180 C, pré-aquecido, por 20min ou ate que enfiando um palito na massa ele saia limpo. Deixe esfriar, desenforme, polvilhe com fubá e sirva.

Comentários

Amo bolo de milho e nunca digo nao. acho um bolo leve, menos doce e que vai bem no cafe da manha, no lanche, no cha da tarde...#
a minha receita é bem parecida mas invez de leite uso leite de coco e creme de leite.
beijnhos
By leila - 7/19/2008 5:32 PM

desculpa que te diga, mas vou ter que roubar uma fatia desse bolo.
beijos
By risonha - 7/19/2008 6:32 PM

Fer, tenho um par dessas galinhetes azuis, sao tao lindas, adoro! as minhas comprei na tok&stok anos atras. elas moram na janela da minha cozinha. adorei o formato dos seus bolinhos. fiquei curiosa pra achar esse fuba italiano. bjs,
By Fer Guimaraes Rosa - 7/20/2008 12:15 PM

Ja vi muito o fuba italiano por aqui pois temos muito imigrantes italianos na cidade mas nunca usei. Ficou lindo seu bolo....anotado.
Bjs
By Fabricia Rocha Ben Chouchane - 7/20/2008 2:50 PM

Adorei este bolo, e a galinha, que fofa!
By Cláudia - 7/21/2008 9:35 AM

Nunca vi desse fubá à venda por aqui mas o bolo parece de facto delicioso e ficou lindo!

beijinhos
By Ana Filipa - 7/21/2008 9:43 AM

Filipa, como disse para a Fer do chucrute, quando eu voltar de férias vou pegar o fubá e fotografar para vocês ok?
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/21/2008 11:31 AM

Postagens mais visitadas