2 DELÍCIAS COM A CASCA DO ABACAXI PARTE II - GELÉIA


Não desperdiçar alimentos també é uma forma de preservar o meio ambiente, além de aumentar sua qualidade de vida, pois cascas, folhas, talos e sementes também devem fazer parte do seu cardápio. O aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício e torna possível a criação de novas receitas.

Lembram do doce da casca do abacaxi de ontem...quando eu bati duto no liquidificador, passei pela peneira e usei a polpa que ficou na peneira, e disse para vocês não jogarem fora o caldo do abacaxi que iríamos usar hoje certo?

Pois bem...na mesma hora eu peguei aquele caldo, coloquei um pouquinho só de açúcar, pois experimentei com uma colher e já estava bem docinho e juntei 3 colheres de sopa de maizena e com o fouet misturei tudo e voltei para o fogo, misturando sempre com o fouet até engrossar.

Como a mistura já estava quente (porque tinha fervido a casca) foi bem rapidinho que ele engrossou, então coloquei numa vasilha de plástico previamente umedecida com água e esperei esfriar para depois fechar e colocar na geladeira.




O resultado é uma deliciosa geléia com um sabor bem suave (que você pode incrementar com alguma especiaria se gostar) e que, para falar a verdade dá até para colocar em potinhos e comer de colherzinha, como se fosse um doce também. Uma delícia. Espero que alguém tente para me contar e que me enviem seus posts com idéias para a campanha desta semana.

Comentários

Oi Fer, que legal esse blog!!! Adorei e vim pra ficar :-)

Bjos
By Diogo - 7/22/2008 11:58 PM

Fer, amei o seu blog!! Também sou super a favor do aproveitamento integral dos alimentos e procuro fazer isso sempre... Gostei da idéia da campanha, tanto que vou levá-la para o Vanilla! Por coincidência fiz uma receita que entra bem nessa temática...
Obrigada pelo seu comentário! Apareça sempre!
Beijinhos
By Mari Rezende - 7/23/2008 12:05 AM

tu és um verdadeiro espectáculo!!!
parabéns
By risonha - 7/23/2008 6:16 AM

Diogo e Mari...notícias boas terem voc&es por aqui gostando de tudo, fico feliz e Maru...vou adorar a contribuição.

Risonha...estou até vermelha com o elogio...risos. Obrigada querida.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/23/2008 9:38 AM

Olá, Fer!

Vim parar no seu blog por uma feliz coincidência do destino. Esses dias eu estava me lembrando do delicioso rocambole recheado de brigadeiro que a minha avó fazia. Era o meu doce preferido quando era criança, e ela sempre fazia pra me agradar. No entanto, ela, agora com 80 anos, está apresentando os primeiros sinais de Alzheimer. O que é muito triste e fê-la esquecer da receita que fazia tantas vezes. Num dia meio chorosa com a situação, resolvi procurar a receita na internet, porque eu me lembrava da quantidade de ovos que ela colocava na receita. Digitei no google: "rocambole 6 ovos". Bom, e o seu blog era uma das opções, e quando cheguei aqui, acabei chorando ainda mais, porque a receita da sua avó é igual à da minha! :) Fiz naquela noite mesmo e ficou tão boa quanto eu lembrava! Só o recheio que era diferente, porque ela fazia um brigadeiro. Mas eu adorei!
Aí, acabei mexendo aqui e ali no seu blog, e descobri a feliz coincidência de ter caído num blog de uma apaixonada por cozinha, e que adora partilhar suas receitas! Deixe me apresentar, pra ficar um pouco mais claro. Meu nome é Taís, tenho 21 anos, moro em Brasília, mas sou baiana. Depois que vim morar sozinha, acabei descobrindo o meu paixão pela gastronomia e desde então, venho desenvolvendo os meus dotes culinários - que antes eram completamente nulos! Vou inventando coisas e misturando e, como você, medito quando cozinho! É a minha terapia! É claro que como estudante o orçamente ainda é apertadíssimo, mas vou fazendo o que dá! E seu blog é realmente uma inspiração! E eu li todinho, do primeiro ao último post! Aliás, adorei essa coisa de reaproveitar alimentos! :)
Então, Fer, queria te parabenizar muitíssimo pelo blog, e que você continue alimentando essa paixão pela cozinha! Pois, enquanto isso, vai alimentando a nossa também!
Um beijo!
By Taís - 7/23/2008 4:50 PM

E desculpa pelo verdadeiro post nos comentários! Hehehehehehe!
By Taís - 7/23/2008 4:50 PM

Fer, adorei a tua visita lá!! E como temos sempre uma dica por dia, espero contar contigo all life long, ok?

Bjão,

Diogo
By Diogo - 7/24/2008 12:37 AM

Fer, ainda não tinha vindo cá esta semana por falta de tempo e quando chego aqui deparo-me com uma iniciativa espectacular! Parabéns pela iniciativa, pelos posts, por tudo!

Beijinhos
By Filipa - 7/24/2008 5:01 AM

Fer, já participei! Está aqui:
http://caosnacozinha.wordpress.com/2008/07/24/contra-o-desperdicio/

Vou tentar participar mais! Que tal prolongar o evento mais uma semana e anunciar mais? Assim dava mais tempo de as pessoas participarem!

Beijo *
Mariana
By mariana - 7/24/2008 6:40 AM

Taís, amei seu comentário e já te respondi no teu blog, que aliás é uma graça.

Diogo, pode contal all life long mesmo, porque já vi os cachorros-quentes e quase morri de vontade...até salivei...risos.

Filipa, que bom que gostou...aproveita e me ajuda mandando algujma delícia sua.

Mari...nem preciso dizer que adorei, só queria ver a foto...snif...risos. Evento prolongado
By Fernanda Pereira - 7/25/2008 7:49 PM

Postagens mais visitadas