A procura pelos bem-casados perfeitos.


Eu venho tentando fazer a receita perfeita do bem-casado que comi de uma ambulante de rua um dia e vou te contar...ô coisinha difícil.
O bem casado dela era daqueles de antigamente, que você colocava na boca e ele desmanchava todo, super suave, nada parecido com estes de pão-de-ló que se fazem hoje em dia, e que dizem as casadoiras que são chiques...
O outro pode até não ser chique, mas é bom pacas... e eu vou fazê-lo.

Vi um anúncio de um curso na minha cidade "Curso de bem-casados tradicionais". Lá fui eu toda contente e quando chego lá só ensinam o de pão-de-ló...decepção.
Daí comecei a revirar revistas velhas e numa Cláudia Cozinha festa achei esta receita, que tinha como título "Casadinho de doce de leite" e pensei...é ela. Eu fiz, a receita é super simples e ficaram gostosos...mas ainda não são eles.

Mas já comprei uma outra revista na banca com a danada receita diferente...logo eu testo e conto para vocês...quando conseguir vou ter uma ataque...risos.

Mas olha que lindos ficaram estes...


Casadinhos de doce-de-leite

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
3/4 de xícara de manteiga em temp. ambiente
3/4 de xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de sopa de raspas de limão
2 xícaras de açúcar de confeiteiro

Misture a farinha com o fermento e o sal. Na batedeira bata a manteiga com o açúcar até obter uma massa fofa. Junte os ovos, as raspas de limão e a farinha até ficar homogêneo.
Faça 2 bolas com a massa, cubra e gele por no mínimo 2 horas.
Aqueça o forno em temperatura média. Abra os discos de massa em superfície enfarinhada (a receita não diz nada, mas não dá para abrir sem a farinha) e corte com cortador de 4 cm de diâmetro. Coloque numa assadeira, deixando espaço entre eles. Asse por 6 minutos ou até as bordas dourarem. Passe no açúcar de confeiteiro e deixe esfriar. Eu coloquei recheio de leite condensado cozido (que cozinhei apenas 10 minutos na pressão para ficarem bem clarinhos).

Rende 80 bolinhas (ou seja, 40 casadinhos)

Comentários

que lindos amiga,beijocas de saudades para voçê,nunca esqueço as amigas bloguistas
By belinhagulosa - 9/23/2008 9:13 AM

Ficaram realmente muito bonitos e você sabe que a gente come primeiro com os olhos. Ah se essa vasilha com esses casadinhos estivessem aqui... Não sobraria um pra contar a história. Abraços.
By Roberto - 9/23/2008 9:38 AM

Nossa, Fernanda, juro que me deu água na boca!! Que fotos... E bem na hora do almoço!! Rsrsrssss...!
By Luciana - 9/23/2008 11:41 AM

Eu nunca comi casadinhos com o tal pão-de-ló. Na Bahia, são feitos com massa de sequilhos e são bem leves, amanteigados e desmancham na boca. Mas vc disse certo, a fórmula é bem simples, no entanto, eu nunca consigo o sabor que procuro. Vou aguardar o resultado de suas experiências.
By Agda - 9/23/2008 12:06 PM

O bem casado clássico é feito com pão de ló. Existem também os que são unidos com massa de biscoito. Pesquisando para montar uma apostila sobre Bem casado para meus alunos descobri estes dados.
Os de biscoitos começaram a ser poduzidos porque a durabilidade é maior.

bjos
By Nina - 9/23/2008 12:24 PM

De qualquer forma, quando faço à base de biscoitos, uso um pouco de amido de milho ou fécula de batata na massa base.
By Nina - 9/23/2008 12:26 PM

Nina...me manda esta receita então mulher...risos.
By Fernanda Pereira - 9/23/2008 12:28 PM

Fer, os seus ficaram lindos!
Minha mãe é amiga da antigas da Conceição (do Conceição Bem casados) já ouviu falar? E foi mto legal acompanhar a história da Conceição, ela é uma mulher super batalhadora, começou do nada e hoje está ai, super bem sucedida! Aquela velha teoria, o que fazemos com amor e com afinco tem total chance de dar certo!
Bjo grande, Glau
By Glau - 9/23/2008 12:47 PM

Lindos estes bem-casados!!!!!! Adorei!!!!
bejks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com
By ferdiaspe - 9/23/2008 1:14 PM

Fer, mas estes ficaram lindos, perfeitos!
Será que ainda tem um melhor? Que tentação!
By Flavinha - 9/23/2008 1:58 PM
Casadinhos:
240g de farinha de trigo
150g de fécula de batata
1g de sal
180g de açúcar refinado
220g manteiga pommade
40g de gemas de ovo
Cremage: bata a manteiga com açúcar. una as gemas, uma a uma, badendo após cada adição. Nesta etapa, pode-se unir flavorizante (zestes de cítricos ou extratos). Una os ingredientes secos (previamente peneirados juntos) fora da batedeira. Caso a massa fique seca, una gotas de água gelada. Não manipule a massa em excesso para não desenvolver gluten.
Gele por 30 minutos. Abra em cerca de 3-5mm, corte com aro e asse á 180ºC sobre papel manteiga. Esfrie em grade, recheie e passe no açúcar de confeiteiro.

Espero que goste.
bjoca
By Nina - 9/23/2008 5:10 PM

Nina...brigadãooooooooooooooooooooooo...valeuuuuuuuu...vou fazer assim que der este...me fala uma coisa o que é pommade?????
By Fernanda Pereira - 9/23/2008 5:37 PM

Fer, a Téia disse que vc está fazendo um desafio de drinks? Falou para eu inscrever o do meu post de hoje. Eu gostaria de te enviar. Entra em contato comigo no alesguerra@gmail.com para me dizer como, por favor.

bjs
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.com
By Alessander Guerra - 9/23/2008 7:41 PM

Fer, os de tipo pão-de-ló passam ainda por uma caldinha, ficam em gradinha até secar, ficando então aquela crostinha delicada, crocante, por fora dos bem-casados, enquanto o recheio - bolo e recheio, ficam macios...

Estes seus de doce de leite ficaram tão tentadores... esta última foto está de matar!

Beijinhos
By Laurinha - 9/23/2008 9:12 PM

Fer querida, não tem o que agradecer, eu adoro os seus desafios, e ainda mais o seu blog. Fazer propaganda é o mínimo, né? Este mês vou participar, já estou "tramando" a minha receita. Quanto a este post, fiquei louca para fazê-los, que lindos. Imagina se estivessem bons, hem? Vou vir mais vezes aqui, viu? Bj grande
By Téia - 9/23/2008 9:37 PM

Obrigada por todos os comentários galera...não pude responder um a um porque estou com cachorro bebê em casa e ele está me consumindo, mas li todos.
Beijos
By Fernanda Pereira - 9/24/2008 6:34 AM

Menina,

Estes para mim já estão com aspecto de perfeito, mas aguardo novas versões!
Quanto aos gelados...olha que por aqui já o Outono e já faz um friozinho. Na verdade, por mim, como gelados todo o ano!

bjs
By pipoka - 9/24/2008 7:55 AM

É bom quando a gente busca a perfeição, porém mesmo quando não ficamos totalmente satisfeitos com a aparência, o gosto acaba superando ou vice-versa.
E saboreamos do mesmo jeito...
Bjs.
By Gina - 9/24/2008 11:18 AM

Fer, pommade é manteiga à temperatura ambiente, tipo pomada. Essa receita da Nina é quase igual à que eu uso aqui na Argentina, onde essos casadinhos são muito comuns e se chamam "alfajores de maizena". Por isso mesmo ao revés de fécula de batata, se coloca maizena. Se puder prova as duas pra ver qual te agrada mais. Beijocas e amoooooooooo teu blog!!!
By Itza - 9/24/2008 1:21 PM
Oi Fer, ficaram lindos e com uma cara DE_LI_CI_O_SA :)
By Sandreane - 9/24/2008 1:51 PM

Pipoka, aguarde...risos...veremos.

Gina, vou continuar tentando até conseguir juntar a aparência e o sabor.

Itza...nem vou dormir hoje depois do seu elogio...e vou fazer a receita sim, obrigada por esclarecer minha dúvida.

Sandreane, O-BRI-GA-DA...risos
Beijos
By Fernanda Pereira - 9/24/2008 6:00 PM

Parabéns Fernanda!! Estão lindos mesmo, e imagino deliciosos.

Minha mãe é uma doceira a moda antiga e amou saber que tem gente que valoriza doces tradicionais. O dela é desse jeito. Abaixo o pão de ló!!!rs

Se puder passar no blog dele (sobre bem casados) seria o máximo.
http://www.paralembrardeumcasamentoperfeito.blogspot.com

Bjs
By Renata - 9/26/2008 11:33 AM

posti tua receita no meu blog com creditos!
By debora - 9/27/2008 4:49 PM

Olha !!!! Esse bem casado deve de estar um adelicia !!!! E a aparencia esta otima , achei sua receita exelente !!!!!
By Odete maria da silva - 9/27/2008 10:07 PM

Esta Com Uma cara OTIMA !!!!!!!! E COM CERTEZA ESTA DELICIOSO!!!!!!!!!!! NOTA MAXIMA SO PELA APARENCIA .BJS
By ODETE - 9/27/2008 10:20 PM

Estou igual a você, procurando a receita do bem casado de biscoito, onde entrei no seu blog. Gostaria de saber se você encontrou. Pode me passa a receita? Beijo Emilia (Rio Branco - Acre)
By Emilia - 1/12/2009 10:06 AM

Bom dia meninas, preciso da ajuda de vocês, peguei uma encomenda de 450 bem casados e não sei como fazer. Já vi várias receitas mas preciso de uma que já foi testada e aprovada, pois não posso errar.
Também não sei se tenho que fazer duas massas ou uma só, estou desesperada, eu fui uma louca em aceitar essa encomenda, é que eu ofereci pão de mel e ela quis o bem casado...fico aguardando uma resposta.
beijos e muito obrigado
By Isabel Cristina Ribeiro - 1/29/2009 8:51 AM

que tal essa receita... fiz e ficou espetacular! melhor que pão de ló...
3 xic cha de farinha de trigo
3 xic cha de amigo de milho
3/4 xic cha de açúcar refinado
1 colh sopa de fermento em pó
350g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colh sobremesa de raspas de limão ou sabor desejado
1 lata de leite condensado cozido

preparo: amassar tudo colocar para gelar por 20 min. cortar com cortador. usar dois sacos plásticos (tipo de saquinho que guarda alimento) e amassar a massa no meio com rolo. a massa é super delicada. assar em forno medio até começar a dourar. esperar esfriar e passar o doce
By flavia - 1/30/2009 6:26 PM

Fernanda testa a minha receita que acabei de mandar... é tipo biscoito que desmancha na boca! Cuidado com a massa porque é muito delicada.
By flávia - 1/30/2009 6:32 PM

Já nao vinha aqui há imenso tempo!!!!

Andava a ver bem casados e acabei caindo aqui.

Já fiz bem casados para o intercâmbio de culinária, receita que apresento em Fevereiro. Mas a minha receita apesar de ser antiga é de pão-de-ló e os meus não ficaram tão perfeitinhos como os seus :(
By Manuela © - 1/31/2009 5:56 PM

Oi fernanda !
minha sobrinha casa 12/02, desejo saber se posso comessar a fazer estes casadinhos e congelá-los para ir me adiantando .
obrigada

sueli
By sueli - 2/1/2009 9:27 AM

quando a massa esta na batedeira ela não fica mole, pois vc pede para fazer duas bolas.
By sandra - 3/24/2009 2:58 PM

Postagens mais visitadas