Chá da tarde - Muffins Halloween

Quase todo mundo já sabe do desafio das meninas do Delishville e do From our home to yours...é este aqui:







Pois é...agora olha só o meu dilema: Muffin é meio que minha especialidade, é o que vendo no meu site, mas ao mesmo tempo já fiz muffins de várias coisas e não vejo mais muitas novidades neles...e queria fazer algo inédito...diferente...bonito.




Então veio o que chamo de meu processo de criação...primeiro fiquei pensando. "Do que eu faço o muffin? Do que? Do que?". Comecei a olhar pela cozinha e pela geladeira e vi duas coisas que eu nunca tinha usado num muffin antes (e nem tinha visto ninguém usar...pelo menos não como usei) - mini moranga e leite condensado cozido.

Daí pensei como fazer, tinha uma mini moranga (que era bem pouco para uma receita inteira de muffin, daí cozinhei a polpa dela na água até ficar molinha e depois bati no processador com um pouco da água para fazer um purê e neste purê (que medi 100g) misturei 400g de leite condensado cozido e misturei bem com um garfo até ficar homogêneo.

Daí foi só fazer o muffin como estou acostumada, mas é claro que não deixei de inventar mais um pouquinho e coloquei gengibre em pó e cardamomo para dar um tchan (e deu).




Daí veio mais uma idéia maluca...que tal assar os muffins dentro da própria casca da moranga? A primeira experiência não deu certo, pois a moranga soltou o caldo de dentro quando assou e o muffin, apesar de lindo por fora, ficou cru dentro. Daí fiz outra experiência, forrando por dentro da moranga com umas 3 forminhas de muffin bem abertas para "forrar" por dentro sem absorver a água e este sim deu certo, mas teve que ser comido na hora, pois senão iria azedar...eu acho, não quis arriscar.

Mas a idéia de assar dentro da moranga me deu outro insight, a data limite do desafio é em outubro e outubro é mês de Halloween...e o que melhor que estes muffins para a festa??? Batizei de muffins Halloween os meus muffins de moranga com leite condensado cozido.




Acha que acabou? De jeito nenhum...sobrou um pouco de leite condensado cozido na lata e eu não gosto de desperdício, então coloquei uma colher dele dentro de cada muffin (no centro) que derreteu depois e ficou um...ai...nem sei o nome. BOM demais.




Tá bom assim? Daí para piorar e ficar bem metida eu quis desta vez dar um trato nas fotos e caprichei prá valer...espero que vocês gostem da idéia, porque o sabor eu garanto.

Ai...postei e esqueci da receita...risos. Vamos lá

100 de purê da moranga
400g de leite condesado cozido só 10 min. na pressão
375g de farinha de trigo com fermento
1 colher rasa de chá de fermento em pó
cardamomo e gengibre em pó à gosto
115g de açúcar mascavo
1 ovo
125 ml de leite
125 ml de óleo

Misturei o purê com o leite condensado até ficar homogêneo e depois juntei neles os líquidos e o açúcar mascavo, misturando bem.
Depois misturei o trigo, o fermento e as especiarias peneiradas e misturei com a colher.

Assei até ficar em ponto de bolo.

Comentários

Isso parece delicioso. Me lembra os pumpkin pound cake da starbucks. Mas me parece que os seus muffins são bem mais leves e molhadinhos... Adoraria provar um.
By Leo Paixão - 9/24/2008 7:52 PM

minha ídola! ;)
amei! adoro sua criatividade Fer!

Bjos
By Glau - 9/24/2008 8:50 PM

mto bacanas suas ideias Fer...e as fotosfiacram mesmo lindas...mas diz uma coisa o sabor ficou mais pra moranga ou doce de leite?

bjs
By laila - 9/24/2008 8:53 PM

AFF! Que coisa linda. As fotos estão de revistas. E super diferente! Grande participação. Parabéns e boa sorte. Bj grande.
By Téia - 9/24/2008 10:21 PM

Pensei em fazer muffin de abóbora com coco e estava tentando elaborar como. Depois do seu post, desisti da idéia... arrasou! Bjs.
By Gina - 9/24/2008 10:44 PM

De sabor não sei mas pelas fotos imagino que bem saborosos!! E tão lindos! Parabéns pela ideia genial!
Bj
By Margarida - 9/25/2008 5:48 AM

Leo, melhor que o Starbucks? quem me deram...risos.

Glau...nem vou dormir hoje...

Laila, o gosto da moranga ficou bem suave, porque só tinha 100g aqui em casa e o doce de leite que vc incorpora na massa tb fica suave mais um doce gostoso...o que se sente bem são as especiarias e o leite condensado do meio que fica um espetáculo.

Téia, obrigada...caprichei nas fotos.

Gina...faz sim...cada um é de um jeito. Obrigada...

Margarida o sabor é muito bom...foi o melhor que eu já fiz para você ter uma idéia.
By Fernanda Pereira - 9/25/2008 6:00 AM

Agora não tem para ninguém!!! Você arrasou Fernanda!!
Já tem o meu voto!
Quanta criatividade! E as fotos...estão muito lindas!!!
Parabéns! ADOREI!!!!!
beijinhos
By Neyma - 9/25/2008 6:24 AM

Fer, você estava mesmo inspirada hein?? Que ideias geniais! Os muffins ficaram tão apetitosos... Gostei da mistura de sobores e aposto que os muffins ficaram ma-ra-vi-lho-sos...

beijinhos
By Filipa - 9/25/2008 8:42 AM

Fernanda, que maravilha, que criatividade. Adorei.
By Roberto - 9/25/2008 9:12 AM
Fer, amei , como sempre, a sua criatividade e originalidade :)
Parabéns pelo muffin que ficou com uma cara maravilhosa :)
Bjos!
By Sandreane - 9/25/2008 9:17 AM

isso é que é ser criativa.
parabéns menina!
By risonha - 9/25/2008 10:38 AM

Uau Fer, achei o máximo sabia? muito interessante e fiquei curiosa com o sabor
parabens, obrigado pela participacao e boa sorte.
beijinhos
By leila - 9/25/2008 1:09 PM

Neyma, brigadão...tô vermelha.

Filipa, ficaam bons mesmo.

Roberto, muito obrigada.

Sandreane, valeu.

Risonha, de vez em quando eu acerto...risos.

Leila, que bom que vc gostou...fiquei super feliz.
Beijos
By Fernanda Pereira - 9/25/2008 5:07 PM

Fer, esse desafio do muffin já é seu. Não tem pra ninguém. Abraços.
By Roberto - 9/26/2008 6:07 PM

Valeu Roberto...tomara que seja mesmo...risos
Beijos
By Fernanda Pereira - 9/27/2008 8:32 AM

Arrasou quarteirões. Não precisa ficar sem jeito, não. Deve ter ficado uma delícia, além do visu!

bjs
By Cláudia - 9/30/2008 9:26 PM

Não tem nem o que dizer. Genial!
By Letícia - 10/2/2008 4:38 PM

Claudia e Leticia...muito obrigada...beijos
By Fernanda Pereira - 10/3/2008 6:18 AM

Parabéns pela criatividade!!!!
Tenho que fazer um trabalho sobre o Halloween com os meus alunos e a sua recita, foi d+ !!!!bjs
Eduarda Duarte de Souza
Teixeiras MG
By Eduarada Duarte de Souza - 10/3/2008 11:21 AM

Adoro muffins de abobora. Tem tudo a ver com esta época maravilhosa!
Ficaram lindos! Parabéns pela criatividade!
Boa sorte!
Bjs :)
By Claudia Lima - 10/4/2008 10:18 PM

Postagens mais visitadas