Finger food - rolinhos de beringela com tomate seco

Quando eu fiz o curso de Finger Foods, coloquei aqui todas as fotos das belezas que aprendi por lá e recebi muitos emails e pedidos para que colocasse as receitas...como estou fazendo cada uma de uma vez, pois é muita coisa para eu fazer e comer...risos...coloco hoje a primeira que fiz daquela série, que são os rolinhos de beringelas com tomate seco.
Na verdade são as beringelas desidratadas...e é muito simples de fazer, apesar de um pouquinho demorado, e o resultado, tanto no visual, quanto no sabor são uma delícia para vocês servirem numa festinha.
Eu, por exemplo, fiz um churrasco na minha casa um fim de semana destes e fiz isso como uma entrada para se comer com a salada e com as carnes e o pessoal adorou.

Basta você fazer uma mistura de 2 partes de açúcar mascavo para uma parte de sal e polvilhar por cima de 2 beringelas cortadas em rodelas.
Daí deixa ela 2 horas na fôrma para soltar a água (de preferência vá escorrendo a água quando puder)
No final das 2 horas, escorra toda a água e leve as beringelas deste jeito mesmo so forno baixo para desidratar (coloque uma colher de pau na porta do forno para mantê-lo entreaberto) e deixe por uns 40 minutos ou até que esteja desidratado, mas sem queimar.
Espere esfriar um pouco e pegue cada rodela e esprema entre as palmas das suas mãos, para ela soltar uma eventual água que ainda tenha e ficar bem fininha.
Daí é só colocar um pedaço de tomate seco no centro da rodela e enrolar.
Faça isso com todas as beringelas e depois você pode jogar por cima algumas lâminas de alho e bastante azeite para dar um sabor. Daí é só servir.

Comentários

Cheguei aqui pelo "Cozinhas do Mundo" e já puxei uma cadeira!!
Amei seu blog!
By Tânia Saj - 9/16/2008 5:40 PM

Fer do céu!!!!!! Que berinjela maravilhosa!!!!!!! Do próximo churrasco ela não escapa!!!! E estes palintos que fofos, a Cecília tem uma caixinha de montar bijus com várias florzinhas destas!! O que você acha que vou fazer????!!!! Dar uma desviadinha nelas né!!!!
Beijokas!!!! Já falei que adoro seu blog? Que adoruuu suas idéias???? Que gosto muito de você????!!!
Tenha um lindo dia!!!!
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com
By ferdiaspe - 9/16/2008 9:10 PM

Pois puxe a cadeira...sente...e volte quando quiser. Seja muito bem-vinda.
Beijos
By Fernanda Pereira - 9/16/2008 9:11 PM

Fer, amiga, afilhada...que bom que vc gosta do meu blog, das minhas i´deias e de mim, porque a recíroca é verdadeira. Super beijos.
By Fernanda Pereira - 9/16/2008 9:12 PM

Nossa! Adorei essas berinjelas, na proxima reunião em Itaipava elas não me escapam...rs
Mas eu queria mesmo te dar os parabéns pelas suas fotos. São fantásticas!! Todas tão lindas, tão coloridas, tão bem produzidas. Espero chegar lá, não tenho muito talento para fotos, mas tenho tentado.
Beijo
By Neyma - 9/16/2008 9:55 PM

Neyma, eu tb não tinha talento para as fotos...fui melhorando aos poucos, vendo as fotos dos outros blogs e tirando idéias e tal...as fotos do começo do meu blog eram feinhas...risos...olhe lá um dia.
Beijos
By Fernanda Pereira - 9/16/2008 11:05 PM

Olá, minha primeira visita e já estou adorando. Voltarei mais vezes.
A receita me parece deliciosa (adoro beringela) já copiei e na melhor oportunidade farei.
Adorei também esses lindos palitos com flores, são muito delicados.
By Daniela - 9/17/2008 9:02 AM

fe, nao acho açucar mascavo aqui... sera que pode ser açucar branco?
bjs dani
By danielle - 9/17/2008 9:15 AM

Daniela, obrigada pela visita e volte sempre que quiser...vou adorar.

Danielle, acho que você pode substituir sim, nunca tentei, mas a intenão é desidratar...e isso o sal já faz por você. Onde você mora?
Beijos
By Fernanda Pereira - 9/17/2008 9:25 AM

Fer, ficaram lindinhas. Com alho e azeite fechou com chave de ouro. Bjs.
By Gina - 9/17/2008 2:45 PM

Tenho certeza que vou gostar e a receita já está anotada!

bjs
By Cláudia - 9/17/2008 9:12 PM

Fe, adorei estas berinjelas.fiquei particularmente fascinada pelo preparo..
By valentina - 9/18/2008 8:21 PM

Gina, obrigada.

Claudia, depois me conta.

Valentina, elas são simples e muito saborosas.
Beijos
By Fernanda Pereira - 9/18/2008 11:11 PM

Vou testar hoje.
By Andreia Torres - 1/24/2009 5:33 PM

Andreia...gostou?
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 2:12 PM

Postagens mais visitadas