Rocambole com recheio de leite condensado cozido.


No primeiro post que escrevi neste blog eu conto toda a minha relação, muito simples, com a comida e o porque de eu gostar tanto desta receita tão simples...o famoso rocambole com recheio de leite condensado cozido (vale a pena vocês lerem este primeiro post, pois eu gosto muito dele e vocês vão entender mais um pedacinho da minha história) e saber de onde veio o nome do blog.

E por incrível que pareça, mesmo amando a receita e sendo uma das minha primeira memórias ao falar de mim no primeiro post (que escrevi em dezembro do ano passado, portanto há quase 6 meses) eu não tinha comido esta receita desde então e para piorar, eu nunca tinha feito esta receita, pois ela sempre foi um agrado da minha vó e a gente não precisava fazer.

Mas fiquei com esta vontade louca de comer o rocambole e resolvi arregaçar as mangas e fazer pela primeira vez...pois é super fácil. A única coisa que realmente dá trabalho é cozinhar o leite condensado, porque demora para poder abrir, mas fora isso o resto é "rapideiz" (rápido com dez escrito errado - risos).

Eu peguei uma lata de leite condensado fechada e coloquei dentro da panela de pressão. Cobri com água e fechei a panela. Coloquei no fogão e depois que começou a fazer pressão marquei 40 minutos. Ao final deste tempo eu desliguei e deixei lá. Fiz isso de noite e só abri a panela no outro dia de manhã, a lata tem que estar COMPLETAMENTE fria para você poder abrir, senão pode explodir o doce quente todo em você e causar queimaduras, então, por via das dúvidas, faça isso de noite e abra a lata só no outro dia ok?

A massa do rocambole não podia ser mais simples:
6 ovos
1 xícara de açúcar (eu usei meu baunilhado)
1 xícara de farinha de trigo

Você bate as 6 claras em neve e separa. Em outra vasilha bate as gemas com o açúcar até ficar uma mistura bem clarinha e fofa e vai acrescentando aos poucos o trigo. Depois desliga a batedeira e incorpora as claras com uma espátula (com as mãos).

Despeje esta massa numa forma retangular grande...vai parecer que é pouca massa para a forma, mas é isso mesmo, pois o rocambole deve ficar bem fininho, vá inclinando a forma até cobrir toda a superfície e coloque para assar em forno pré-aquecido. Presta atenção aqui pois a massa assa bem rápido e você deve retirá-la ainda clarinha, pois se assar demais não desgruda muito bem da forma. A minha grudou um pouco e usei uma escumadeira para ir enfiando por baixo do rocambole com toda a delicadeza para soltá-lo e saiu perfeito, pois você deve desenformá-lo ainda quente em cima de um pano úmido.

Daí você espalha todo o recheio por toda a superfície do bolo e com a ajuda do pano úmido vai enrolando. Coloca numa vasilha e polvilha com açúcar e canela. Você pode usar a mesma receita e fazer vários outros recheios, como goiabada, brigadeiro, Nutella, mousse de maracujá...vai brincando...

Agora dá licença que vou logo comer meu pedação...haha.

Comentários

Fernanda,
acho que fazem uns 10 anos que nao como rocambole. com leite condensado cozido deve ser uma delicia.
beijinhos
By leila - 5/23/2008 12:28 PM

Puxa Fer, ontem mesmo, feriadão eu cozinhei uma lata de leite condensado, mas aí também fiz um pudim e a lata tá lá na geladeira...só esperando por esta sua receita. Acho que vou fazê-la amanhã.

um beijo.
yNiwgG
By Ana Borelli Canuto - 5/23/2008 12:40 PM

isso é memso uma loucura!!!!! agora vou ler o primeiro post, dá licença!! bjs
By laila - 5/23/2008 1:00 PM

Uma tentação! Faz tempo que não como, então vou aproveitar a sua receitinha para um revival... o mais breve possível! A propósito, dá para fazer o doce sem panela de pressão, só que demora 2 horas, mas vale a pena!
Bjs
By AndreaDomingas - 5/23/2008 2:27 PM

Leila, aproveita então e faz...antes que passem mais 10 anos :) Aí tem leite condensado?

Ana...coincidências não existem...vai ver que era prá isso mesmo, depois me avisa se fizer.

Laila, que bom que gostou deste e do primeiro post...me conheceu mais um pouquinho.

Andrea, valeu pela dica...nunca tnha feito sem a pressão...outra vez vou tentar.
By Fernanda Pereira - 5/23/2008 3:31 PM

esse seu rocambole mostra o quanto as coisas simples são deliciosas!
nunca fiz rocambole por medo de quebrar tudo na hora de enrolar, mas vou me aventurar com essa sua receita e depois te conto...rs...
beijos e bom fim de semana!
By Lila - 5/24/2008 8:34 AM

fernanda,minha tia fazia este rocambole lá em Minas,só que fazia o doce de leite.Umas dica mineira,cubra com açucar,esquente uma faca e vá queimando o açúcar,fazendo uma listas na diagonal,fica lindo!
bjs
By Maria Amélia Araújo P. Silva - 5/24/2008 3:22 PM

Aí que tentação... Fer, isso até é uma maldade... Eheh!! Posso servir-me??

Beijinhos
By Filipa - 5/26/2008 8:45 AM

Lila...tentou? se não, tenta aí...não vai quebrar não.

Tia, minha vó também fazi isso para enfeitar com o garfo, mas a vontade de comer era tanto que nem quis perder tempo...haha.

Filipa, sirva-se à vontade amiga...a casa é sua.
By Fernanda Pereira - 5/26/2008 12:05 PM

vou pegar a sua receita pois to com vontade de comer um rocambole e nunca tentei fazer tomara que de certo humm
By marilene - 5/1/2009 7:11 PM
Unknown disse…
ai Fer que delicia!!
tbm quero!!
beijos

Postagens mais visitadas