Desafio de maio - Apple Pie - olhem as participações



A história da apple pie não é muito diferente da de muitos de vocês, imagino eu...todo mundo já viu aqueles desenhos do Pica-Pau e do Tom e Jerry em que as pessoas (humanos) só aparecem da cintura para baixo e quase sempre aparecia aquela torta de maçã super cheirosa numa janela, com aquela fumacinha que ia voando até o nariz de quem interessa...lembro do Pica-Pau voando com esta fumaça até a comida...pois muitos de nós crescemos com estas imagens e eu, com a idéia que estas tortas deveriam ser MA-RA-VI-LHO-SAS.

Depois fui crescendo e vi muitos filmes onde a maledeta aparecia, mas ainda não tinha aptidões culinárias para isso, e como não era comum por aqui, nunca achei quem fizesse para mim...o tempo passou...minha vontade ficou lá, guardada, até que comecei com este blog e comecei a ver a maledeta de novo num blog aqui, outro ali...daí pensei...agora já sou capaz e TENHO que fazer, para comer e ver se é tão bom mesmo.

Saio à caça da receita perfeita e acho esta da Cínara que parece ser uma perdição...e logo que comecei com os desafios pensei...logo depois do cheesecake (que era o primeiro e não podia assustar) vai ela...e foi assim que chegamos ao dia de hoje, basicamente (depois de 3 parágrafos explicando...o basicamente foi sacanagem né? risos..., mas é que queria que vocês soubesse que os desafios tem um porque...sempre...que tem um fundo por trás da escolha).



A receita é esta, mas se for fazer, preste atenção nos detalhes que tive que mudar:
Torta de Maçã Americana


Massa:

2 xícaras de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de açúcar

1/2 xícara de gordura vegetal, em pedaços

3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga, gelada e picada

6 colheres (sopa) de água gelada


A receita da Cínara falava para bater tudo no processador, usando a lâmina, e misturando tudo (menos a água), ligando e desligando o motor até a massa ficar com pequenos pedaços. NÃO FUNCIONOU COMIGO, MEU PROCESSADOR NÃO FAZIA NADA, SÓ GRUDAVA NA MANTEIGA, então eu fiz a massa na mão mesmo e fui adicionando a água até dar ponto de virar uma bola que não grudasse na vasilha. Divida a massa em duas partes iguais. Em uma superfície polvilhada com farinha abra metade da massa formando um círculo. Forre o fundo e os lados de uma fôrma de torta de 22 cm de diâmetro com a massa. Faça o mesmo com a massa restante para cobrir a torta depois de colocado o recheio.
Pré-aqueça o forno na temperatura média-alta.


Recheio:

5 maçãs médias, sem casca e cortadas em fatias finas

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

suco de 2 limões pequenos

1 pitada de noz-moscada

1 xícara de açúcar misturado com canela


Depois de fatiar as maçãs, cubra-as com o suco de limão. À parte, misture a farinha, a noz-moscada e o açúcar já misturado com a canela. Jogue sobre as maçãs, misturando bem. Distribua as maçãs sobre a massa, fazendo um “pico” no centro. Se quiser, espalhe pedacinhos de manteiga sobre as maçãs (eu fiz isso e acho super necessário, senão fica meio seco, a manteiga dá uma certa cremosidade no recheio). Cubra com a massa restante, selando as bordas. Pincele com um ovo ligeiramente batido e faça vários furos na massa para que o vapor saia. Asse por 20 minutos.
Abaixe a temperatura do forno para Média e asse por mais 20 ou 25 minutos (a minha demorou bem menos que isso porque fiz ela um pouco menor e depende de cada forno, então se for a primeira vez, fique de olho para não queimar). A massa deve dourar e o recheio deve estar borbulhando.
Observações:
1. A massa pode ser congelada por até 3 meses. Embale em filme de PVC e descongele na geladeira.3. Sirva com sorvete de creme! Assim você terá a tradicional sobremesa americana "apple pie à la mode".


É isso, ficou divina, deu tudo certo, desafio cumpridíssimo (pelo menos este já que o do Daring Bakers não deu) e agora vamos ver as receitas das amigas que quiseram participar comigo...abri exceções para outros tipos de tortas de maçã, porque tinha gente que não queria fazer a americana...durante o dia vou colocar aqui os links e fotos de quem participou, vou atualizando à medida que forem me enciando os links.

E dia 01/06 tem o desafio do mês que vem...o que será?
Aguardem.....

Olha quem participou...meninas, parabéns pelos belíssimos trabalhos e obrigada pela participação.


MANGA COM PIMENTA












GATINHA NA COZINHA
(sem imagem pois não foi possível salvar do blog dela)









Comentários

fe, é hoje ou dia 30?
bem na divida coloco hoje como vc postou...
:) bjkas dani
By danielle - 5/29/2008 7:40 AM

DANI E TODOS QUE VÃO PARTICIPAR...ME DESCULPEM...É AMANHÃ MESMO...é que recebi um email de uma pessoa hoje me dizendo que já tinha postado o desafio e me mandando o link e acabei me confundindo...desculpem mais uma vez minha insanidade...risos...eu espero os posts de vocês até amanhã.
Beijos
By Fernanda Pereira - 5/29/2008 7:47 AM

Fer, mandei o e-mail de confirmação de participação hoje, amanhã postarei a receita. Só de ver a sua quaaaaaaase morri de desejo, pois vou fazer a minha já já.
beijos
By ferdiaspe - 5/29/2008 7:57 AM

Esta sugestão, de torta de maçã, americana, é ótima! Já fiz, ficou excelente!
Fica aqui então já registrado de que vou postar minha sugestão de torta de maçã, amanhã, dia 30. Amanhã te mando o link!
Beijinhos,
By Laurinha - 5/29/2008 8:43 AM

Obrigada meninas e desculpas again...
By Fernanda Pereira - 5/29/2008 10:56 AM

Fer, é que ainda estou em casa e não sei como vai ser o dia dia, estou mandando o link por aqui tá bom:
http://mangacompimenta.blogspot.com/2008/05/desafio-apple-pie-tarte-tatin.html

bjs
By Nana - 5/30/2008 4:28 AM

Agora fiquei triste... :( Esqueci-me completamente do desafio deste mês... Bem, agora resta esperar pelo desafio do mês que vem...

Fer a sua tarte ficou muito bonita, parabéns!

beijinhos
By Filipa - 5/30/2008 5:49 AM

eu também acabei por me esquecer do desafio... buááááááá
prometo que no próximo mês participo (se não for nada complicado, claro!)
By risonha - 5/30/2008 9:45 AM

Fer, em primeiro lugar, fiquei muito lisonjeada por você ter escolhido a minha torta para fazer! Pelas fotos, vi que ficou maravilhosa!!! E segundo, quero dizer que adorei a idéia do desafio, pois assim podemos conhecer mais receitas deliciosas de tortas de maçã, que agradam a todos! Eu só não consegui participar porque estava com muito trabalho e até meu blog andou abandonado por uns tempos... Parabéns pela iniciativa, espero poder participar do próximo desafio! ;o)
Beijos e bom final de semana!
By Cinara - 5/30/2008 12:22 PM

Olá Fer,

desculpe não ter mandado o mail hoje mas é que saio cedo de casa para ir trabalhar e chego a casa tarde e como no trabalho não dá para usar a net livremente agendei a receita para sair hoje há uns dias e ia agora mandar o e-mail a avisar.
bjs
By pimenta rosa - 5/30/2008 1:56 PM

Uau, ficaram lindas!
Fe, eu já comi tanto apple pie que acabei enjoando. mas ainda vou participar do teu desafio. volto amanha para conferir o resto.
beijinhos
By leila - 5/30/2008 2:56 PM

Nana...já está lá a sua torta

Filipa e Risonha, sem problemas, amanhã coloco o desafio de junho e daí quero a participação de vocês hein...

Cinara, estava uma delícia, sua receita é divina...e quero dizer que é esta mesmo a idéia...pois aprendi várias coisas com este desafio que vou dizere depois num post...

Pimenta rosa...sem problemas...sei como é, risos.

Leila, ok...venha ver o desafio de junho amanhã e quem sabe né?

Beijos para todas
By Fernanda Pereira - 5/30/2008 4:17 PM

Fer
adorei participar, obrigada viu.
Hummm esse blog esta cheirando mto bem com tantas maçãs saindo do forno.
bjs
By Nana - 5/30/2008 4:47 PM

Oi Fer!
Eu queria imensamente participar e comprei o material para fazer a torta, mas faltou tempo... costumo postar nos fins-de-semana, como sabe. Bem, eu vou ter que fazer a torta de qualquer jeito, pois deu tremenda vontade de comer um pedacinho olhando os resultados! Parabens aos participantes!!!!
Bjs
By Andrea - 5/31/2008 2:24 AM

Nana, tá com um cheiro bom mesmo né? risos

Andrea, faz que nem eu...já gosto de fazer os desafio bem no comecinho do mês para não correr risco e deixo só para postar no final do mês.
Beijos
By Fernanda Pereira - 6/2/2008 10:13 AM

Postagens mais visitadas