Fetuttice ao limão, parmesão e manjericão (nossa...quanto "ão")


Esta receita foi o prato principal do meu almoço de ontem (depois da Zucchini Salad) e foi tirada do Panelinha .

No Panelinha a receita era feita com espaguete, que eu não gosto muito, então troquei por fetuttice. Além disso fiz mais 2 modificações na receita...aumentei a quantidade de creme de leite fresco e de limão, pois eu queria mais molho na massa.

O macarrão é suave, tem um sabor maravilhoso onde você sente o limão e o manjericão, tudo muito harmonioso...uma delícia mesmo e prático de fazer, uma vez que o molho não vai ao fogo...basta misturar tudo e jogar sobre a massa depois de cozida (mais prático impossível) e o melhor é que fica parecendo aquelas comidas que deram um trabalhão...risos.


A receita que vou colocar já está com minhas adaptações ( clique aqui para ver a receita original do Panelinha)

Receita:
500 g de fetuttine
suco de 1 limão
raspas de 1 limão
250 ml de creme de leite fresco
100 ml de azeite de oliva
150 g de parmesão ralado
2 punhados de manjericão
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Sob água corrente, lave as folhas de manjericão. Seque com papel-toalha. Com as mãos, pique as folhas. Reserve.

Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.

Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Numa tigela grande, onde o espaguete será servido, junte o suco de limão, o azeite e o parmesão ralado. Com um garfo, misture muito bem até o parmesão dissolver e formar uma mistura cremosa. Em seguida, acrescente o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a tigela com molho e misture bem, cobrindo todos os fios. Junte o manjericão picado e as raspas de limão. Misture mais uma vez e sirva imediatamente. Não polvilhe mais parmesão sobre o espaguete.

A sobremesa foi a Apple Pie, mas esta só vou postar no dia do desafio, então vamos ter que esperar até dia 30/05...só posso adiantar que ficou muito boa.

E para todas as mães hoje um Feliz Dia das Mães para todas.

Comentários

bem que eu me estava a chegar ao nariz um cheiro delicioso de "pasta" acabada de fazer e não sabia de onde era...
afinal era da tua cozinha...
podes pôr mais um prato na mesa que vou a caminho!
By risonha - 5/11/2008 1:47 PM

Poxa foi meu almoço de hj....um pouquinho diferente a receita mas o sabor deve ser parecisissimo.
Bjcas.
By Fabricia Rocha Ben Chouchane - 5/11/2008 3:16 PM

Adorei este fetuttice está demais!!!! E vou poder usar o meu manjericão da minha hortinha(sorrisos)...beijinhos doces
By ISABEL - 5/11/2008 3:45 PM

fer, tava ainda agora lendo teu post sobre o tiramissu. n sei se tu ja conhece, mas o blog fout, roux e demi glace tem uma dica otima de fornecedor de queijo em recife: http://www.produtodafazenda.com.br

mascarpone, 250g por R$6,50

bjinhos
By karla dani - 5/11/2008 8:35 PM

Fer, este prato de massa está lindo!
Cá espero pela receita de tarte então e que bom que a receita deu certo!

Passe lá no meu blog, está lá um miminho para si.

Beijinhos
By Filipa - 5/12/2008 5:46 AM

Risonha, venha quando quiser...seria SUPER bem-vinda.

Uma delícia né Fá? e menina...que é aquela sorveteira?

Isabel, usa mesmo que a sua hortinha é demais.

Karla, conheço o Fouet sim e já vi a dica da Marcia...é que estou em SP há um mês, mas valeu.

Filipa, obrigada, estou correndo lá para ver.
Beijos à todas
By Fernanda Pereira - 5/12/2008 8:27 AM

Oie!
Nossa, essa receita reuniu oe meus ingrediente favoritos em pratos salgados : pasta, limão, parmezão e manjericão: Nham, nham!!
Amei a sugestão :)
Abraços!
By Sandreane - 5/12/2008 11:20 AM

Postagens mais visitadas