Minha torta paulista.



Já começo este texto explicando o porque do "minha" no título deste post...é que desde que me conheço por gente, tenho o sabor na memória desta Torta Paulista e do seu amendoim, que se chama Torta, apesar de parecer mais um pavê...minha mãe sempre fez prá gente...

Mas do mesmo jeito que conheço este sabor, desde sempre também sei que este doce tradicional costuma ter uma camada de leite condensado cozido (ou doce de leite) por último, antes dos enfeites com amendoim, mas aqui em casa nunca usei esta camada, porque nunca gostamos de doces MUITO doces e sem o leite condensado temos um doce maravilhoso e suave...então, por isso chamo de MINHA torta paulista (pois ela é fajuta...risos...falta uma camada mas por escolha do freguês mesmo).

A receita é mais uma bomba de colesterol...risos (qual comida boa não é?) mas eu amo. Ela vem junto com aquelas lembranças de antigamente...

Receita (versão pequena do doce):
100g de bolacha maisena
1 copo de leite com 3 colheres de sopa de Nescau
280g de amendoim torrado e moído
2 gemas
200g de margarina sem sal
150g de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro

Bata na batedeira as gemas e o açúcar até ficar homogêneo e junte a margarina e o creme de leite. Bata bem até formar um creme e junte 230g do amendoim. Reserve.

Em uma vasilha coloque metade deste creme e faça uma camada generosa com a bolacha molhada no leite com Nescau (se for preciso coloque mais bolacha até formar umas 2 camadas de bolacha - uma por cima da outra). Despeje a outra metade do creme e por fim decore com o resto do amendoim e leve para gelar.

Se você quiser usar o doce de leite (ou leite condensado cozido) deve usá-lo na última camada...antes da decoração.

Depois é só fechar os olhos...lembrar de quando era criança e COMER...a parte principal (de joelhos e rezando...risos)

Comentários

Minha nossa.....que pecado. Miam...
Bjs.
By Fabricia Rocha Ben Chouchane - 5/8/2008 1:17 PM

isso é um atentado á minha dieta
vou fingir que nem vi as fotos...
By risonha - 5/8/2008 1:38 PM

Comi esse doce pela primeira vez na minha vida depois de casada que eu fui morar em São Carlos e lá esse doce é bem comum, é realmente maravilhoso e agora vou tenta sua receita. As fotos estão tão lindas!!
By elianascaramal - 5/8/2008 2:15 PM

HUMMMMM QUE DELICIA JÁ ESTOU REZANDO...BEIJINHOS DOCES
By ISABEL - 5/8/2008 2:46 PM

Fa...pecado é pouco.

Risonha, só tem uma alternativa...fingir que não viu ou correr para fazer...risos.

Lica, obrigada.

Isabel...reze mesmo, precisa...haha
By Fernanda Pereira - 5/8/2008 3:30 PM

Bomba de colesterol ou não, estou com água na boca.
By marcia - 5/8/2008 4:53 PM

Essa versão me agrada mais, também não sou chegada a doce muitodoce.
Bjs!
By Luciana Macêdo - 5/8/2008 5:27 PM

Fer querida que doce maravilhoso este, adorei e tem um aspecto lindo! As fotos estão muito bonitas, adorei os enfeites da segunda foto.

Beijinhos
By Filipa - 5/9/2008 5:39 AM

Fofa, que maravilha essa torta!!!
Vou ficar gorda!
Vc tá mto chique, hein?? sendo citada pela Rita Lobo! Parabéns!!
bjs
By clarissa magalhães - 5/9/2008 6:41 AM

Marcia...é de dar água na boca mesmo.

Lu, ele fica bem suave assim.

Filipa...todos os enfeites são louças pintadas por minha falecida avó, que pintava porcelana. Bonitos né?

Clara (como é seu apelido? risos) ...que chique que nada...tem muita gente aqui que já havia sido citada por ela, mas não deixo de ficar super feliz né?
Beijos
By Fernanda Pereira - 5/9/2008 8:31 AM

Nem acredito que depois de 16 anos fora do Brasil e a sonhar com a famosa torta venho encontrar a sua receita tao bem apresentada. Que se dane o colesterol ! Obrigada pelos kg a mais que vou ter agora! Bjhs.
By Cristina Andrade - 5/18/2008 6:17 AM

Cristina...de nada...fiquei feliz com sua felicidade...risos. Depois me conta se foi bom...beijos
By Fernanda Pereira - 5/18/2008 8:11 AM

essa torta e muito boa
By juliana - 5/23/2008 12:09 PM

Postagens mais visitadas