Totally Chocolate Chip Cookies da Nigella Lawson


Eu já tinha visto a receita no meu livro (Nigella Express) mas não tinha feito tchan...até que vi a Nigella fazer os danados no programa dela na GNT...vai tanto chocolate (em barra derretido, cacau em pó, e os chips) que não aguentei...sucumbi...fica preto de tanto chocolate e tinha uma cara divina.

Depois que fiz pude ter certeza, não era só a cara que era divina, os cookies ficam MA-RA-VI-LHOOOO-SOS. Crocantes por fora, molhadinhos por dentro, e você ainda pode congelar alguns para fazer depois.


A receita vai um monte de ingredientes, mas é bem simples de fazer.

Receita:
4 oz de chocolate amargo (cerca de 120 gramas) derretido em banho maria
1/4 xícara de cacau em pó
1 xícara de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio (eu não tinha bicarbonato e troquei por meia medida desta de fermento...não é o ideal, mas eu já tinha começado...então...foi assim mesmo)
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de açúcar branco
100g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo gelado (isso mesmo, só tire da geladeira na hora de colocar na receita)
2 xícaras de chips de chocolate (é coisa para caraca, mas é assim que fica bom...risos)

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus e derreta o chocolate em banho-maria.
Numa vasilha misture o trigo, o cacau em pó, o bicarbonato e o sal e reserve.
Na vasilha da batedeira coloque a manteiga (em temperatura ambiente) e os dois tipos de açúcar e bata até formar um creme homogêneo. Quando estiver homogêneo, misture o chocolate derretido e continue a bater.
Coloque na mistura a baunilha e o ovo gelado (inteiro direto na mistura da batedeira). Por último coloque os secos e vá batendo até misturar tudo.
Desligue a batedeira e misture os chips com uma colher.
Para fazer os cookies a dica da Nigella, que é bem legal, é usar uma colher de sorvete. Você enche ela de massa e tira a bolinha (como se fosse sorvete) na forma (que não precisa nem untar e nem de papel manteiga - vai direto na forma).
Tanto a receita que vi a Nigella fazer, quanto a minha, deram 12 cookies medidos desta forma (que são cookies bem grandes).
Você não deve achatar os cookies depois de tirar da colher de sorvete...eles vão descendo sozinhos no forno por causa da manteiga e tudo mais. Eu pus 4 destas bolinhas na forma e coloquei direto no congelador, congelei e depois coloquei em saquinhos zip-loc para assar um outro dia.
Coloque no forno por 18 minutos mais ou menos. Você deve fazer como se fosse um bolo, passado este tempo, espetar um palito, mas ele deve sair semi-limpo, e não seco como no caso do bolo. Daí já está bom. Tira do forno, deixa mais uns 5 minutos na forma para esfriar e já pode servir.

Comentários

Eu vi o programa, e babeeeiiii!!!
Os seus não ficaram devendo nada, viu? Super apetitosos!
Uma pergunta: vc colocou gotas de choco ao leite ou meio amargo? Aqui em casa só tenho do ao leite, queria achar do meio amargo...
Bjos!
By Márcia Lefouet - 4/14/2008 4:59 PM

Amo esse livro..=)
Também vi o programa da Nigella,e na ocasião me pareceu que ela mencionou,500g de chocolate..Achei bastante e fiquei de olhar no livro,mas esqueci..=/
Vou olhar logo mais e amanhã vou assistir uma das reprises,para tirar a dúvida..

Os seus ficaram lindos,de dar água na boca..

Beijo
By Julinha - 4/14/2008 5:14 PM

Menina, devem ser deliciosas!!! Que vontade de tirar umas!!
Beijinhos,
By Laurinha - 4/14/2008 5:19 PM

Marcia...só achei chips de chocolate ao leite...tb queria meio amargo...mas ficaram bons assim mesmo.

Julinha, eu tenho o livro e vi o programa...não medi quantas bramas davam as 2 xícaras de chips, mas deve ser quase isso mesmo...umas 500g...risos...é MUITO chocolate...hehe

Laurinha, estavam mesmo..já comemos tudo e estou pensando quando vou descongelar os outros...
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/14/2008 5:27 PM

fer pára tudo q isso tah bom demais...irresistivel!bjs
By laila - 4/14/2008 7:43 PM

Ai que tentação!
Quem me conhece sabe que eu não resisto a bolachas caseiras e a chocolate. O que fazer quando é um dois em um?!
Lindas.
Bj
By Marizé - 4/15/2008 5:06 AM

Uau que lindos ficaram os seus biscoitinhos... Dá vontade de tirar um ou dois. Bem crocantes por fora e molhadinhos por dentro, tal como eu gosto... humm maravilha!

beijinhos
By Filipa - 4/15/2008 6:01 AM

Sabe que tenho esse programa gravado, e agora vi a receita aqui não posso mesmo resistir, terei que fazer. hehehe

Ficaram lindos!
By Eliana Scaramal - 4/15/2008 8:35 AM

O que seria da gente sem chocolate!!?? Ficaram lindões!!!! Beijinhos
By Emília - 4/15/2008 9:15 AM

Esses cookies estão uma tentação! :-)
By Elvira - 4/15/2008 9:16 AM

Laila, obrigada.

Marizé, Filipa e Lica...corram e façam...risos.

Emília e Elvira...são bons mesmo...já até descongelei ontem o resto e comi tudo...hehe
By Fernanda Pereira - 4/15/2008 9:28 AM
Oi amiga,
Desculpe a breve sumida.
Mas não esqueci de você não!
Tanto é que deixei um presentinho para você lá no meu blog, depois dê uma passadinha lá e veja.
Beijos,
Taty - ChocoTaty
By Taty - 4/15/2008 8:35 PM

EU QUERO!!!!!!!!!
PODE MANDAR.... EU QUERO!!!!!!
Isso tem a minha cara...risosss
Tenho me comportado muito bem...EU QUEROOOOOO
By Taty - CHOCOTATY - 4/16/2008 9:25 PM

Taty, é a sua cara mesmo este cookie, pensei em você na hora que estava fazendo...já até pendei em variações que ficariam o máximo...beijos
By Fernanda Pereira - 4/17/2008 5:14 PM

A receita parece ser deliciosa!!!!
Mas, qual a quantidade de manteiga q vai na massa?
By Priscila - 5/7/2008 3:05 PM

Nossa Priscila, você sabe que só agora vi que não tinha a quantidade aqui...são 100g de manteiga em temperatura ambiente, vou arrumar lá agora mesmo...valeu.
Beijos
By Fernanda Pereira - 5/7/2008 3:39 PM

Muito obrigada!!
Vou tentar fazer esse fim de semana!
bjos
By Priscila - 5/8/2008 10:39 AM

De nada...depois me conta como ficou...beijos
By Fernanda Pereira - 5/8/2008 11:30 AM

Fernanda! Q bom q achei o seu blog com a receita certinha! Já vi esse programa q a Nigella da a receita do cookie umas 3 vezes. Já anotei a receita, mas na hora ela não diz qto de chocolate vai (no banho-maria), e no final ela realmente cita q vão 500g, como alguém ali em cima já disse.
Não fiz até hj pq achei q era MTO chocolate pra comprar! Mas agora vc me esclareceu... 500g então é no total! Vou tentar essa semana mesmo!
By Vivian - 10/21/2008 10:54 AM

Que bom, que você gostou...depois me conta o resultado.
Beijos
By Fernanda Pereira - 10/25/2008 4:00 PM

Amiga, eu tentei essa receita porque eu achei muito interessante. Mas acontece que ela não deu certo mes-mo! os cookies afundara, não ficaram bonitos com os seus. Então eu fiquei pensando se talvez fosse por causa do fermento. Então, o que vc acha? eu to com medo de tentar de novo sabe, e eles ficarem planos de novo, mas talvez eu tente substituindo bicabornato por fermento. É isso, beijos e parabéns :)
By Bruna Pizarro - 12/4/2008 6:43 PM

Dá pra fazer sem os chips? Porque eu não tenho a MENOR idéia da onde eu posso achá-los!
By Patrícia - 1/21/2009 1:14 PM

Bruna, segui a receita ao pé da letra e ela fica bem grossa e consistente. Pode ser que você tenha colocado alguma margarina ou manteiga em quantidade maior ou muito mole, daí ela derreta mesmo.

Ele dá um toque especial e um pouquinho de firmeza também, mas os chips hoje em dia a gente acha até em supermercado, ou em lojas de atacado de balas e doces.
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 2:17 PM

Postagens mais visitadas