Bolo de milho de liquidificador igual ao da roça

Este bolo é perfeito exatamente por estes dois motivos:
O primeiro é pelo fato de ele ser de liquidificador, pois não precisa fazer nadinha depois, é só colocar tudo lá dentro, bater, e de lá diretíssimo para a forma untada para assar...chato né?
O segundo é que, mesmo sendo feito com milho em lata e de liquidificador, se ninguém te contasse isso você teria certeza de que ele foi feito com a espiga de milho in natura e que veio de alguma fazenda ou roça perto da sua casa, pois o sabor é perfeito.

Comi a primeira vez este bolo numa aula que eu fazia quando estava grávida e me apaixonei e acabei pedindo a receita (é LÓGICO) e dali prá frente já o comi várias vezes, mas nunca ele acabou tão rápido como ontem...fiz o bolo aqui na casa da minha mãe e ele durou menos de 24 horas (o bolo todo), acreditam? Eu só tive tempo de comer 2 pedaços dele ainda quente e não comi mais.

Quando me deram esta receita, ela era monstruosa de grande, para vocês terem uma idéia era 3 vezes maior que a receita que eu fiz e daí não cabia tudo no liquidificador, você tinha que bater metade e depois a outra metade e dava um bolo imenso.

Então desta vez reduzi a receita (dividi por 3) e deu um bolo normal, com a forma de buraco no meio...aliás, este foi um erro meu, mas um erro calculado.
É que este bolo foi feito para ser assado em tabuleiro retangular, pois depois temos que colocar nele quente uma mistura de açúcar com canela para cortar os quadradinhos e servir, mas minha mãe não tinha uma forma pequena o suficiente para a quantidade de massa que eu tinha feito, então teve que ser na de buraco no meio mesmo...o que não foi ideal, pois o bolo quebrou na hora de desenformar, e não porque não sei desenformar um bolo não, é porque este bolo tem uma consistência entre um pudim e um bolo (mais esfarelado que um pudim e menos esfarelado que um bolo...haha) e fica pesadinho para desenformar.

Enfim, vou colocar aqui a receita que fiz (dividida por 3), mas pelo que contei vocês já perceberam que da próxima vez vou ter que aumentar mais uma né?



Receita:
1 lata de milho verde com a água e tudo
1 xícara de leite
2 ovos inteiros
1/3 de xícara de óleo
1 xícara de açúcar
6 colheres de sopa bem cheia de fubá
1 colher de sobremesa de fermento

Bata tudo no liquidificador e assem em forma untada, no forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos em média ou até que, enfiando um garfo no centro do bolo, ele saia limpinho.
Depois que o bolo estiver assado, polvilhe açúcar e canela misturados por cima dele (na proporção que você gosta)

Para acompanhar o café e o bolo, ganhei de uma amiga da minha mãe que é muito querida e muito atenciosa, uns biscoitinhos que estavam divinos...ela ficou de me dar a receita se eu gostasse para eu poder fazer para vocês, então coloco aqui todo dia, mas olha que mimo eles todos pequeninos (são menores que meu polegar) cada um de uma forma diferente. Marina, obrigada mais uma vez!!! (Foi ela quem me ensinou a fazer os fios de ovos...lembram?)

Comentários

q delicia de bolo e q mimosos os biscoitos...queremos ism receita!!!bjs
By laila - 4/27/2008 9:34 AM

Belo bolo!!! Gosto demais de bolo de milho...adoraria uma fatia!
Beijinhos
By Laurinha - 4/27/2008 1:34 PM

Que lindo bolo Fer! E os biscoitos também estão um mimo!

Beijinhos
By Ana Filipa - 4/28/2008 3:54 AM

MUito bom, estou comendo muito já que não gosto de cozinhar e tem filha para fazer. rs.
By Mãe Ayer - 4/28/2008 9:15 AM

Laila...coloco as receitas do biscoito assim que tiver.

Laurinha e Filipa, obrigada.

Ê mãe...tá se esbaldando hein?
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/28/2008 10:39 AM

Fiz o bolo, mas nao deu certo...Segui exatamente a receita, mas quando fiz a prova do palito aos 25 min., estava completamente liquido. Entao deixei mais
10 min. (alem dos 30) e quando retirei do forno, esperei amornar e desenformei, estava cru em baixo e quebrou-se todo :(.

bjos
By Eva - 5/28/2008 9:36 PM

Eva, cada forno é de um jeito, então prpvavelmente o seu tinha que ficar mais tempo...além disso tem 2 detalhes, primeiro que eu disse para fazer nu refratário que não precisasse desenformar depois, pois ele é pesadinho tipo um bolo molhado e sempre quebra se for desenformar...segundo que as colheres de fubá tem que ser bem cheias, senão fica muito líquido, dá cerca de 1 xícara e 1/2 de fubá.
Beijos
By Fernanda Pereira - 5/28/2008 9:42 PM
Oi Fe!

Voce foi em cima! O meu forno eh eletrico, pode ser que pra essa receita, devesse permanecer por um tempo maior. Deixei 40 min., mas , mesmo assim, aconteceu o que lhe disse acima - porem, acredito que nem todas as colheres foram tao cheias como vc recomendou. Algumas enchi mais que outras. Mas ,devo lhe dizer, que o meu marido adorou! Retirei os pedacos mais firmes, povilhei canela e acucar e ficou muito bom! O gosto eh realmente delicioso!
Tentarei faze-lo novamente! :)

Bjos e obrigada!!
By Eva Paquin - 5/29/2008 5:22 PM

Ele é uma delícia mesmo e fiquei até com receio de você achar que era ruim, pois realmente vale a pena...da próxima vez tente fazer com as colheres bem cheias e deixe um tempo maior no forno, nunca usei forno elétrico então não sei, mas ao invés de usar uma forma muito funda e cheia da massa use uma forma retangular para distribuir melhor e assar por inteiro.
Beijos
By Fernanda Pereira - 5/29/2008 6:09 PM

parabens pelas receitas
vc é o mxm bjs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
By carlos wallace - 7/29/2008 5:29 PM

parabens
By carlos wallace - 7/29/2008 5:30 PM

Fernanda, e se eu trocar o milho em lata pela espiga? Vc já tentou? Bjs
By JullY - 9/26/2008 4:53 PM

Olá a todos!!! Antes de mais, gostaria de parabeniza-la pela receita.
Fiz este bolo, usando espigas de milho. Ficou maravilhoso...

► Ingredientes que usei ◄
► 6 espigas de milho verde.
► 1 xícara de leite.
► 2 ovos inteiros.
► 1/3 de xícara de Óleo
► 1 xícara de açucar.
► 6 colheres de sopa (bem cheia) de fubá.
► 1 colher de sopa (rasa) de fermento (pó royal)

Parabéns!
By Jonas - 11/15/2008 2:14 PM

se poder tenta fazer uma calda de chocolate como se foce fazer brigadeiro e joga em cima do bolo pronto
By isabel cristina - 4/19/2009 2:32 PM

Fernanda,

Fiz esse bolo... ficou perfeitinho. Mas o tempo de forno foi bem maior, deixei quase 50 minutos - só retirei qdo espetei um garfo e ele saiu limpinho.
Não quebrou nem nada... e polvilhei açúcar cristal orgânico e canela em pó por cima e voltei o bolo para o forno quente. Ficou uma casquinha fina e crocante.
Quase nem sobrou!!

Beijos.

Ah, vou publicar a receita com a foto que tirei no meu blog, ok?
By Andrea - 4/20/2009 3:34 PM

Acabei de fazer, está assando...coloquei no forno às 18:05, vamos ver se vai dar certo!
By Paulinha - 4/22/2009 5:15 PM

voltei! ele ficou assando 50 minutos no meu forno! e ficou uma delícia! ele fica bem macio e cremoso, não é do tipo que esfarela, ´pelo menos o meu ficou assim! Acho que se eu colocar mais um pouco de açúcar na próxima vez fica melhor ainda! Recomendo!!!
By Paulinha - 4/22/2009 6:13 PM

Fiz a receita, realmente o bolo fica muito saboroso!!
Na proxima vez que eu fizer vou trocar o leite pelo leite de coco e incluir coco ralado natural pq eu adoro!!
By Kenyta - 4/24/2009 2:52 PM

Postagens mais visitadas