Dia do cheesecake, meu cheesecake é de amarula.

Hoje é o dia de postar as receitas de cheesecake do desafio e durante todo o dia vou atualizando aqui quem participou para todos poderem ir vendo o que deu e não deu certo nas receitas. Logo de cara a Filipa me mandou a receita dela e disse que gostaria que tivesse ficado um pouco mais duro e vocês vão ver que o meu eu queria que ficasse um pouco mais mole...risos. Já começou a troca. Espero que todos gostem e façam um cheesecake dos sugeridos.


A história deste cheesecake realmente foi um desafio, ou melhor, uma saga. Resolvi propor o desafio do cheesecake, porque tinha comido um cheesecake maravilhoso em um café em Maceió e queria trocar experiências com todos para achar um tão bom quanto, pois aquele era divino. Assim que propus este desafio, 3 dias depois para ser mais exata, comprei uma revista de receitas portuguesa (Blue Cooking) que sempre compro na Livraria Cultura e minha surpresa...lá tinha uma receita de cheesecake super diferente, de Amarula, pela qual me apaixonei...e escolhi então, dia 04/04 a receita que faria, porém eu estava sozinha em Recife com a minha filha aquele mês e fazer um cheesecake inteiro só para nós duas era exagero...como eu sabia que iria para a casa dos meus pais no fim do mês (e antes de acabar o prazo do desafio), resolvi esperar para fazer lá...levei a revista e tudo com a receita.

Ok, eu tinha esquecido que em cidade grande como Recife tem dia que a gente não encontra um determinado ingrediente, imagine em cidade de interior então...este foi meu erro. Cheguei em Guará e me dei conta de que não ia achar mascarpone em lugar nenhum...a receita também pedia creme de leite fresco e gelatina em folha...coisa que procurei em todos os supermercados e, podem achar absurdo e rir à vontade, mas não tinha...o creme de leite fresco tinha acabado e só tem um fornecedor que só entrega de final de semana (não dava para esperar) e a gelatina em folha não tinha. Resolvi não desistir, então troquei o mascarpone por catupiry (foi a consistência mais próxima que achei que teria) e coloquei um pouco mais de açúcar para compensar, troquei o chantilly fresco por chantimix (ai, não gritem, o desafio acho que foi fazer tudo com ingredientes errados desta vez...risos) e troquei a gelatina em folha pela em pó.


Todas as substituições não me decepcionaram nem um pouco, o sabor ficou incrível, mas tive só um probleminha...não sabia a quantidade de gelatina em pó que seria equivalente à folha, então como pedia 3 folhas, coloquei 3 envelopes da gelatina em pó e aí foi ruim...porque apesar do gosto ter ficado uma delícia, ficou um pouco mais duto do que eu queria (2 envelopes teriam sido suficientes) e por isso um pouco seco, mas o resultado final me agradou sim e vou fazer de novo uma outra vez com 2 envelopes de gelatina para testar.

Receita:
200g de bolacha maisena
100g de manteiga derretida
2 gemas de ovo
35g de açúcar (coloquei 50g para compensar o sabor mais salgado do catupiry)
125g de mascarpone (que substitui pela mesma quantidade de catupiry) 250g de cream cheese
3 folhas de gelatina sem sabor (usei 3 pacotinhos da em pó e foi DEMAIS)
1 colher de chá de café instantâneo
100ml de amarula 300ml de creme de leite fresco (que substitui por mistura pronta para chantilly - chantimix...ai...Deus me perdoe...risos)
cobertura Top leite moça de chocolate

Preparo:
Pique as bolachas num processador até ter uma farofa e mistura e manteiga derretida e vá pressionando esta mistura no fundo de uma forma de fundo removível até preencher tudo. Leva para a geladeira por meia hora para firmar enquanto você faz o recheio.

Coloque as gemas e o açúcar na batedeira e bata até ficarem claras e espessas. Adicione o mascarpone (catupiry) e o cream cheese e bata até ficar uniforme. Reserve.

Coloque a gelatina conforme indicação do fabricante com a água (a minha pedia 5 colheres de sopa para cada pacotinho de galatina) e espere 1 minuto para hidratar. Coloque no microondas por 15 segundo ou numa panela no fogo até derreter de novo (sem cozinhar). Dissolva o café numa colher de sopa de água fervendo e misture o café, a gelatina e a Amarula na mistura de queijos que estava reservada.

Coloque o creme de leite fresco (ou chantimix) numa tigela e bata até ficarem firmes e depois incorpore no resto.

Despeje a mistura por cima da base de bolachas e leve para a geladeira por 3 horas. Depois é só desenformar e decorar na hora de servir com a cobertura.

Fiz questão de decorar o cheesecake para o primeiro desafio, olha que lindinho...é para vocês que estão participando



ESTÃO PARTICIPANDO DESTE DESAFIO:

Filipa






Comentários

Querida Fernanda já viu que mesmo sem combinarmos fizemos um cheesecake quase igual??... :) Muito engraçada esta coincidência.
Agora, 3 pacotes de gelatina em pó??? Tantos... Eu usei só 1 daí ter ficado um pouco mole, devíamos as duas ter ficado pelo meio e usado 2 pacotes, assim o meu ficaria mais duro e o seu mais mole :)

Beijinhos
By Ana Filipa - 4/30/2008 8:20 AM

Exatamente...até coloquei lá que vou fazer de novo outro dia e colocar 2 pacote...o catupiry também faz ele endurecer um pouco assim como o mascarpone...mas preferi fazer mais duro do que correr o risco de tirar e ele cair todo mole para os lados...risos.
Obrigada por participar...e amanhã coloco o desafio do mês que vem...
By Fernanda Pereira - 4/30/2008 8:24 AM

aham!!! descobri a responsavel por eu estar vendo tantos cheesecakes por ai!!! és tu!!! kkkk
Adorei a tua ideia, peninha que vi tarde demais. Mas mesmo assim vou tentar fazer. Bom, aqui em Pato Branco nunca achei mascarpone, vou ter que substituir tbem.
bjos
By vivian - 4/30/2008 10:31 AM

Vivian...você pode fazer o cheesecake que quiser, não precisa ser a minha receita não...tem que postar hoje no seu blog e me mandar depois um email confirmando que colocou (olhe as regras no post de ontem) e amanhã eu vou colocar o desafio do mês que vem
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/30/2008 11:06 AM

Que delícias!!!!!!
Já anotadas!
Beijinhos,
By Laurinha - 4/30/2008 5:26 PM

Todos maravilhosos...fiquei triste pois estou numa correria tão grande que nem deu tempo de preparar a receita...isso pq comprei tudinho.
Bjcas.
By Fabricia Rocha Ben Chouchane - 4/30/2008 7:28 PM

Galera me espere!!!!!
Amanhã mando para vocês a foto da minha cheesecake...
Fer, quebra o meu galho pois estou até a tampa de encomendas para o Dia das Mães...
Será que ainda posso participar? Prometo que mando amanhã...
Obrigado a todas,
Beijinhos.
By Taty - ChocoTaty - 4/30/2008 9:57 PM

Laurinha e Fabricia...valeu

Taty...pode mandar...mas tem que postar lá no seu site com a receita tá?
E mês que vem não vou perdoar...risos...
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/30/2008 10:06 PM

querida Fe, vou pular esta etapa pois o trabalho aqui esta me matando. estou chegando em casa tarde e morta de cansada. Mas, na proxima vez, estarei participando.
beijinhos
By leila - 5/1/2008 6:24 AM

Leila, fica tranquila, tenta fazer o de maio...
Beijos
By Fernanda Pereira - 5/1/2008 6:18 PM

Postagens mais visitadas