Pão de leite condensado da Chiquita


Chiquita era a minha avó, e quando eu era pequena ela costumava fazer muito este pãozinho, que a gente amava, porque parecem aqueles pãezinhos molinhos de padaria que toda criança adora e a receita dava muitos pães. Me lembro que ela tinha uma lata grande onde ela enchia com os pães e a gente ia comendo aos poucos.

Quando eu comecei a me interessar por cozinha, pedi a ela que me ensinasse a fazer...naquela época, como ainda tinha uns 15 anos, achava tudo absurdamente complicado e ela fez uma receita do pão comigo e eu nunca mais o fiz, não sei se por achar que era difícil, se por preguiça, ou se por tristeza de lembrar dela mesmo.

Só sei que ontem uma amiga que eu gosto muito daqui de Guará (cidade onde minha mãe mora) me chamou para tomar um café na casa dela e eu resolvi desencavar a receita dos pãezinhos, pois queria levar alguma coisa especial, e lá fui eu.

A receita é simples e, mesmo sendo um pão, ele dá ponto na massa com uma quantidade exata de farinha, o que fica bem fácil para quem ainda não sabe quando o ponto está bom. Além disso, é uma receita que rende: a minha deu uns 50 pãezinhos, sendo que não deu mais porque fiz 2 experiências diferentes que precisaram de um pouco da massa.

Você pode assar estes pães e depois colocar em saquinhos no congelador e congelar. Quando quiser é só tirar e deixar descongelando que ele continua uma delícia.

E apesar da massa ter leite condensado ele não fica doce de maneira alguma, pois é pouco leite condensado comparado à quantidade dos outros ingredientes, então ele é feito para ser salgado mesmo, para comer com manteiga, requeijão, ou o que mais você quiser (mas também fica delicioso com uma geléia).


Por fim, antes de dar a receita, queria contar que fiz 2 experiências com a massa desta vez (ou eu não seria eu).
A primeira foi fazer um pão maior, como se fosse um pão rústico que pudesse ser cortado em fatias, coisa que deu muito certo e recomendo.


A segunda foi uma rosca que fiz e, antes de ir ao forno, pincelei com gema de ovo como todos os outros mas joguei por cima uma mistura de açúcar com canela para ver se ficava como uma espécie de Pretzel...olha, não sei como fica frio, porque não sobrou para contar história, pois a hora que saiu do forno todo mundo sentou e então percebi que devia ter feito mais destes...ficou uma delícia mesmo e recomendo mais ainda.



Receita:
50 g de fermento biológico (eu usei aqueles frescos de tablete)
1 lata de leite condensado
1 medida da lata de água morna
1/2 medida da lata de óleo
4 ovos
1 pitada de sal
1 Kg de farinha (e mais um pouco para dar ponto se preciso e para polvilhar na forma)
1 gema de ovo batida para pincelar os pães

Preparo:
Bata o fermento, o sal, os ovos e os líquidos no liquidificador e despeje numa vasilha grande. Vá acrescentando o trigo aos poucos e mexendo com uma colher para misturar bem até que a massa fica bem espessa e você precise usar as mãos. Coloque o quilo de trigo todo (para mim foi o suficiente para dar ponto na massa até que ela desgrudasse das mãos e eu conseguisse fazer as bolinhas).


Polvilhe trigo no fundo das formas que você vai usar e faça as bolinhas e vá colocando com uma boa distância entre elas, pois o pão cresce bastante.
Eu coloquei duas das minhas quatro forma dentro do forno apagado para abafar e deixar ela crescer e as outras duas coloquei na mesa e cubri com uma toalha, sendo que ela tem que ficar presa em alguma coisa mais alta para não encostar nos pães quando eles crescerem e não correr o risco de furar.
Depois de 2 horas e meia eles já tinham dobrado de tamanho, então pincelei a gema em todos eles, com muito cuidado para não furar o pão (em lugares mais frios este tempo deve ser maior, por isso quanto mais abafado e protegido o lugar que eles ficarem crescendo, melhor)
Coloquei no forno baixo (180 graus) pré-aquecido. Esta massa assa bem rápido, você tem que ficar de olho...no meu forno foram 20 minutos cada forma e já estavam douradinhos.

Comentários

Que sabor delicioso de infância Fer. Me fez lembrar a rosca de leite condensado da vovó.
Bjs
By Fabricia Rocha Ben Chouchane - 4/24/2008 7:23 AM

Tantos pãezinhos e que lindos ficaram! Adorei esta receita cheia de recordações.

Beijinhos
By Ana Filipa - 4/24/2008 7:59 AM

humm como são boas essas lembranças..e a receita um sucessso com cetteza!bjs
By laila - 4/24/2008 8:48 AM

delicia de pãeszinhos!!!
desafio feito.. postagem vai dia 27... te mando e-mail.. bjkas dani
By danielle - 4/24/2008 9:37 AM

Meninas, obrigada...o pão e as lembranás são uma delícia mesmo...
Dani, a postagem tem que ser dia 30 (último dia do mês)
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/24/2008 9:53 AM

Fer, gostaria de participar do desafio da cheesecake mas, minha vida tá uma loucura- para não dizer tristeza. te mando bjs cariocas
By Clarissa - 4/24/2008 10:25 AM

delícia de pãozinho!!!!
Adicionei seu link ,lá no meu blog.
Bom findi.
Bjs
By kini - 4/26/2008 7:47 AM

Clarissa, te mandei um email...vc recebeu?
Kini, fiquei feliz...obrigada...beijos
By Fernanda Pereira - 4/26/2008 7:33 PM

Tão gostosos e vc estava deixando no bau ???
Muito bons e tranquilinhos de fazer hein !!
By Ana Borelli Canuto - 4/28/2008 11:52 PM

Muito tranquilos de fazer...acho que o baú foi meio inconsciente...risos
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/29/2008 6:11 AM

oi meus pães ficaram lindos!!! muito gostosos fez o maior sucessooo!!valeu.
By bethania lima - 10/17/2008 12:58 PM

Valeu você de ter experimentado. Fico feliz.
Beijos
By Fernanda Pereira - 10/25/2008 4:21 PM

Postagens mais visitadas