Só pode ser o dia do biscoito hoje...


Ontem resolvi que ia fazer uns biscoitos para oferecer no café para 2 amgas que eu ia dar hoje...e procurei na net umas receitas para escolher uma...para ser sincera, na hora achei bem difícil, pois estava cansada...fim do dia, e queria um biscoito que não fosse cheio de coisas para poder decorar com o glacê pela primeira vez...achei a receita que eu queria no Panelinha e fui para a cozinha. A massa precisa descansar 12 horas na geladeira antes de assar, então só ia terminar hoje de manhã.




Acordei cedo e fui para a cozinha...ansiosa para usar meus cortadores novos, glacê pela primeira vez e decorar com as idéias que tive. Minha intenção nem era postar este biscoito hoje, com pressa, mas quando acabei tudo e sentei no meu computador para ler os blogs que leio sempre começam as coincidências.

Prato Fundo - Bolachas de chocolate
Caos na Cozinha - Biscoito de Aveia
Bacalhau com Batata - Biscotti

Comecei a rir..."ua da réu"...todo mundo teve vontade de comer biscoito hoje?
Amei a coincidência e resolvi adiantar meu post do biscoito para entrar na onda...risos

Fiz uma experiência colocando um biscoito mais grosso em um palito...como pirulito, para usar no aniversário da Sarah e ficou bem legal.


Biscoito de gengibre
100 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de mel
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo batido
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

1. Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve ao fogo baixo. Mexa com umacolher até obter uma calda.2. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme.3. Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 12 horas.4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).5. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos.6. Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos.7. Retire do forno e deixe esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se quiser, enfeite os biscoitos com glacê, veja a receita na página seguinte. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.

Para decorar eu usei Mistura em pó do Glacê real arcolor que depois tingi com corante vermelho...e acabou ficando rosa (eu queria vermelho mesmo...haha)




Idéias de embalagens para dar de presente

Comentários

Ficou lindo mesmo, e lembra mesmo aqueles biscoitinhos americanos do bonequinho com botões de açucar, nhame nhame ;-)
By Frederico - 8/21/2008 9:50 AM

É, deve ser dia do biscoito mesmo! Os meus foram feitos há umas semanas, mas só postados hoje. Os seus ficaram lindos e adorei a ideia da apresentação!

Beijo *
By mariana - 8/21/2008 9:56 AM

Olá querida!!!! Estes biscoitos estão deliciosos e as embalegens lindissímas adorei as idéias!
Tô tão sem tempo, que tô em falta com comentários no blogues que tanto gosto de visitar como por exemplo aqui, a semana que vem é o niver da Cecília e estou organizando uma farrinha para os pequenos aqui em casa mesmo, e até agora ainda não tinha decidio o que daria de lembrancinha, acredita que acho que acabei de encontrar????!!!! Acho que umas caixinhas de biscoitos como as suas ficariam lindinhas né!!!!
bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com
By ferdiaspe - 8/21/2008 1:09 PM

Oi Fer!
Agora entendi porque você pediu para eu colocar a receita dos biscoitinhos lá! Hihihi... Atrasada, mas já atendi seu pedido: coloquei o link lá, que leva direto para o post com a receita! Vale a pena experimentar!
Sabe que quando fiz para presentear minha amiga eu tinha pensado em decorar com glacê? Mas o cortador era pequeno e acabei desistindo... Nunca decorei com glacê, mas você me inspirou novamente! Vou me arriscar e talvez seja com este de gengibre! Devem ser uma delícia!
Beijinhos
By Flavinha - 8/21/2008 1:57 PM

Oi amor...de noite você come então tá?

Mari, obrigada...os seus tb estavam lindos.

Fer, eu sei que é aniversário da Cecilia, por isso pedi para vc mandar o seu endereço para mim rápido...manda por email. (tb estou na correria...dia 03 é o da Sarah)

Flavinha...na próxima então faço o seu e te conto tá? risos...faz o glacê mesmo...eu usei mistura pronta da Arcolor...que dá super certo.
Beijos
By Fernanda Pereira - 8/21/2008 2:06 PM

Ficaram ótimos! Eu adoro biscoitos de gengibre. Gostei desta receita, porque não tem melado, um ingrediente que, em geral, não tenho em casa. Anotada!
Bjs :)
By Claudia Lima - 8/21/2008 3:03 PM

Tem dias que queremos uma receita mais prática e rápida e o mais importante..que seja saborosa. Passei por isso hoje, queria um bolo de maçã sem muita complicação, sem massa pré assada nem recheios, achei um ótimo.
Biscoitinhos de gengibre são bem saborosos, ficaram lindos e adorei a dica, presentinhos e lembrancinhas comestíveis sempre fazem sucesso.
Bjs!
By Luciana Macêdo - 8/21/2008 3:17 PM

Adoro cookies de gengibre, h´[a tempos que não faço... come uns por mim, tá?
Ah, e ficaram uma graça decorados!
Beijinhos
By Laurinha - 8/21/2008 3:44 PM

Estão tão lindos, como uma coisa simples e gostosa, ficou tão luxuosa! Ficou linda a apresentação. Gostei dos apetrechos brancos e da sua mesinha rústica!

bjs
By Cláudia - 8/21/2008 5:12 PM

ficaram lindos memso..amei o cortador!!bjs
By laila - 8/21/2008 6:06 PM

Fer ficaram tão mimosos.... quanto capricho. Que louça lindérrima...
Bjcas para ti.
By Fabricia Rocha Ben Chouchane - 8/21/2008 6:22 PM

Claudia Lima, realmente a receita é bem prática...

Li...já viu seu bolo e deixei comentário lá.

Laurinha, obrigada.

Claudia...obrigada pelo elogio.

Laila, cortador simples mas bem bonitinho...

Fabricia...ainda preciso melhorar na aplicação do glacê, mas para os primeiros gostei.
By Fernanda Pereira - 8/21/2008 7:27 PM

Nossa Fer, vc é tão caprichosa! Parabéns!
By Glau - 8/23/2008 7:47 AM

Já passei pela mesma situação, fazer uma receita 'inédita', mas quando vejo outras pessoas tiveram a mesma idéia! uahuahauhaua :)

Agradeço o link! :D
By Vitor Hugo - 8/25/2008 11:54 PM

Obrigada Glau...

Vitor, ao menos foi engraçado...pois foi minha primeira vez...risos.
Beijos
By Fernanda Pereira - 8/26/2008 7:12 AM

Postagens mais visitadas