Pizza Enrolada da Chiquita e do Debussy




Estava há tempos pensando aqui com meus botões qual seria a receita que ia me dar o prazer de participar da empreitada da Simone e sem querer, sem pensar, ela me apareceu assim na mente. A receita já estava pronta e fotografada, mas ainda não postada, então foi só achar a música que eu tanto queria para combinar com ela...explico.

Há um mês atrás eu pedi para minha tia, que "herdou" o caderno de receitas de minha avó Chiquita, que me emprestasse ele para eu copiar coisas que ela sempre fez para mim e que estavam perdidas, pois ninguém mais sabia fazer como ela fazia...é claro que sei fazer um rocambole e uma pizza enrolada, mas tinha que ser a dela, com a receita dela e a letrinha dela que ainda usava acentuação do tempo que ela aprendeu a escrever com todos os "pôr" com acento e coisas do tipo.

A primeira receita que tive vontade de fazer daquele caderno foi a desta pizza enrolada que eu amava e nem me lembrava mais do sabor, e para combinar com a receita dela tinha que ser uma música que ela gostasse muito e que eu amo demais, para fazer valer para as duas.

Minha avó amava música clássica, ouvia todo dia e fazia as orações dela com esta música, que depois ficou famosa por causa da cena da fonte do Belaggio Hotel em Las Vegas no filme Oceans 11 - Clair de Lune (do Debussy)

Espero que vocês se emocionem com a música, que é lindíssima, com os Brad Pitt que também é lindo (e não está no concurso...haha) e que gostem da receita, que é simples, assim como minha avó sempre foi.

Pizza Enrolada da Chiquita e do Debussy (batizei em homenagem à minha vó e ao autor da música)

25g de fermento fresco (se não me engano o quadradinho tem 30g)
1 copo de leite morno
1 colher de chá de sal
farinha de trigo até dar ponto
gema de ovo para pincelar

Dissolva o fermento no leite e no sal e ir adicionando trigo ate obter uma massa lisa e que não grude nas mãos, para abrir com o rolo.

Polvilhe uma bancada com trigo e divida a massa em 2 bolas (rende 2 pizzas enroladas).
Abra a massa com o rolo e recheie com presunto, mussarela e tomates cortados em cubinhos e temperados com sal, orégano e azeite.
Enrole a pizza e coloque numa fôrma. Pincele as 2 pizzas enroladas com a gema de ovo e leve para assar até dourar.




Comentários

Ai que tudo...Debussy e Pizza enrolada da Chiquita me parece ser uma combinação perfeita!!!!rssss....
Eu adoro posts que remetem a memória de família!!!! É muito lindo!
Um bjao e muito obrigada pela linda participação!!
si
By simone izumi - 8/19/2008 4:34 PM

Esse vou fazer para o lanche de sabado! O post está lindo!
By Eliana Scaramal - 8/19/2008 5:14 PM

Que história fofa! E o que é essa pizza enrolada... afff. Que dia horrível para eu começar uma dieta ;-)
By Letícia - 8/19/2008 5:25 PM

Simone...que bom que você gostou...também fiquei emocionada de escrever sobre minha vó.

Lica...um elogio vindo de você sempre me deixa contente...obrigada.

Leticia...esquece a dieta e manda ver...escutando Debussy é claro.
Beijos
By Fernanda Pereira - 8/19/2008 6:03 PM

Ai, comida de vó! Sempre tão boa! Já catei a receita!
:)
Beijo!
By Taís - 8/19/2008 6:11 PM

A saudade que tenho dela é sempre muito grande, mas também muito gostosa.E ouvindo a música, parece até que senti seu cheiro e ouvi sua fala.
Que bom que temos estas lembranças. Beia
By beia_ayer - 8/20/2008 8:47 AM

Delícia né Tais?

Mãe...tinha certeza disso porque tb quase senti o cheiro dela tb...beijos
By Fernanda Pereira - 8/20/2008 10:16 AM

Hum!!!! que receitinha tudo de bom heim!!! adorei...Elizabete
By Elizabete - 8/20/2008 7:47 PM

Eu adoro esta pizza enrolada, várias pessoas da minha família faz, mas eu nunca fiz, acredita? Lá chamamos de rocambole salgado, mas é igual! Vou tentar fazer, quanto vai de farinha mais ou menos?, essa coisa de "farinha até dar ponto"... me deixa em pânico!!!!

bjokas
By Cláudia - 8/21/2008 5:21 PM

Elizabete...obrigada

Putz Claudia...pior que não lembro mesmo...dei ponto até a massa desgrudar da mão e ficar sem grudar na mesa e no rolo na hora de abrir, mas sem deixar seca demais, porque você já vai enfarinhar a mesa...senão fica dura.
By Fernanda Pereira - 8/21/2008 7:32 PM

Fer

Me parece divino, quando vai fazer para nós da Natura???

bjs
Ana Flávia
By anaflaviafreitas - 9/16/2008 6:35 AM

Postagens mais visitadas