Ratatouille


Não...eu não vou falar nada sobre aquele filme e também não fiz esta receita por causa dele...apesar do filme ser bonitinho, já tinha feito meu primeiro ratatouille muito antes dele na época em que vivia de dieta, mas fazia tempo que eu não fazia e como meu pai foi forçado a fazer uma dieta esta semana (risos) resolvi desencavar a receita.

A receita que eu tinha era enorme e eu tirei há um tempo de um livro de dietas que eu tenho lá na minha casa, mas não me lembro o nome agora, então fiz só metade da receita...que já é bastante coisa também.

Ingredientes:
3 berinjelas pequenas
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
2 abobrinhas
1 cebola
2 dentes de alho
sal e pimenta à gosto

Preparo:
A berinjela eu corto em camadas não muito finas e coloco numa grade com bastante sal por cima para ela poder soltar aquele líquido escuro e perder o amargor (deixei por 1 hora mais ou menos e depois lavei muito bem para tirar o sal e cortei em cubos grandes).

Enquanto a berinjela estava no sal eu coloquei os 2 pimentões no forno por uma meia hora até ficar torradinho e depois, ainda quentes, os coloquei em um saquinho e dei um nó, para que a pele ficasse mais fácil de soltar (mais 1/2 hora) e tirei toda a pele, sementes e as fibras brancas de dentro e cortei em cubos também.

As abobrinhas são descascadas e cortadas em cubos menores, pois demoram mais para cozinhar.

Não tinha uma mega panela na casa da minha mãe e nem minha wok onde faço estas coisas...então improvisei com uma fôrma bem grande e usei 2 bocas do fogão.

Besuntei de azeite a fôrma e coloquei a cebola e o alho para fritar só até amolecer um pouco e depois juntei os outros ingredientes.

Como gosto de tudo bem molinho, deixei os legumes soltarem sua água e evaporar e depois fui pingando água até eles atingirem a consistência que eu gosto, o que levou em torno de 1 hora no fogo baixo, depois é só servir quente, ou como antepasto gelado que eu também adoro.

Comentários

Sabe que nunca fiz? E eu que adoro comer um pratinho assim vegetariano de vez em quando... Vou fazer!

beijinhos
By Filipa - 6/11/2008 3:58 AM

Oi Fer
Olha, a palavra “cuca” vem do alemao “kuchen” e a sua tradução literal é “bolo” . Os imigrantes a introduziram no sul do país e adicionaram um toque local à receita original que e´a adicção de frutas como laranja, uva, goiaba, etc, além daquela farofinha usada nos muffins. No caso da cuca maluca, você pode usar qualquer bolinho seco
bjs
By luciano - 6/11/2008 7:29 AM

Fer,

miam miam! Eu amooooo ratatouille! Eu tb tenho uma receita, mas a minha leva presunto fatiadinho, tomate, champignon, alho...
Aff, tem algumas diferenças! kakaka
Já anotei sua receitinha!
Vou fazer ela qq dia desses!
Adorei!
Beijos, querida!
By Marina - 6/11/2008 3:06 PM

Fer, não tem mais como não associarmos esta receita deliciosa ao filme que também é tão bonitinho né. :-) Estou lendo aqui as suas últimas invenções e estão de dar água na boca... Bjs!
By Cris - 6/11/2008 5:19 PM

Querida amiga!
Quantas saudades, esse prato é típico da região da Provence, na França onde eu estava. Posso te dizer que em todas as casas encontramos pelo menos uma vez por semana.
Um delícia, testarei sua receita!
beijs e boa viagem
By clarissa magalhães - 6/13/2008 5:08 AM

Lei todos os comentários e não respondi individualmente pois estou sem tempo...mas estou lendo tudo tá?
Beijos
By Fernanda Pereira - 6/17/2008 3:09 PM

Postagens mais visitadas