Doce de mamão verde




Sempre achei bonito, não sei que gosto tem porque nunca experimentei...risos...não sou daquelas pessoas chegada em compotas de frutas, e quando eu ia a qualquer lugar que tinha por exemplo doce de mamão verde e bomba de chocolate...adivinha qual eu escolhia?
Escolhia? Porque estou falando no passado? Eu escolho qualquer doce que tenha chantilly, chocolate e bastante manteiga ao invés de um que tenha fruta...haha...sorte que sou magrinha né?

Mas minha mãe ganhou de uma amiga uns 4 mamões verdes ENORMES e eu pensei...hoje faço. E FIZ. Algumas pessoas, como pesquisei na net usam corante verde para o doce ficar com esta cor, porque a minha surpresa ao abrir o mamão verde é que ele por dentro é completamente branco. Mas eu fiz um mamão só para fazer a experiência sem o corante e ver no que dáva e ficou com uma cor linda e meus pais amaram, então devo fazer o mesmo com o resto.

Não estou com a minha balança aqui na casa dos meus pais, e por isso não sabia exatamente quanto pesava o danado do mamão, mas no olhômetro chutei cerca de 400 a 500g, então adaptei uma receita do Panelinha para esta quantidade, sem corante e tive que cozinhar por mais tempo porque com o tempo que recomendava o site ele ainda estava durinho.

Ingredientes:
1 mamão de cerca de 400 a 500g cortados em fatias BEM fininhas (eu usei o peeler)
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de água
1/2 Kg de açúcar

Preparo:
Fervi uma panela cheia de água com o bicarbonato e quando ferveu você coloca as fatias de mamão lá dentro e espera uns 3 minutos (a receita do Panelinha pese um minuto, mas ficou durinho, por isso aumentei o tempo, mas depende da espessura da fatia que você cortar).
Escorra no escorredor de macarrão depois deste tempo e reserve.
Em outra panela junte o açúcar e a xícara de água, mexa tudo e coloque no fogo alto. Quando ferver conte 3 minutos (sem mexer esta calda nenhuma vez) e coloque as fatias cozidas do mamão lá dentro e espere mais um minuto.
Espere esfriar e coloque na geladeira ou para fazer compotas você precisa esterelizar o vidro que for usar.
Você pode servir o doce da forma que tirou da panela ou pode se dar ao trabalho que eu me dei de enrolar as fatias em rolinhos e enfeitar no pote...dá um trabalho do cão, mas se for um jantar ou alguma ocasião você pode servir em taças individuais assim que fica uma graça.

Comentários

nunca vi essa fruta a vender por cá, mas acredito que esse doce deve ficar fantástico
By risonha - 6/25/2008 6:30 AM

Hummm..
Quando eu era criança, a minha avó materna sempre fazia doce de mamão verde, de banana e abóbora com coco... Na época eu era apaixonada...
Mas a gente cresce, e acaba deixando de apreciar essas doçuras.
Só que, olhar as fotos me fez sentir uma saudade tão gostosa, que vou ver se encontro mamão verde por aqui, e vou matar a saudade *srsrsrsrs*
Abraços!!!
By Sandreane - 6/25/2008 3:41 PM

Eu e minha mãe adoramos doce de mamão verde. Nós fazemos sempre. As vêzes raladinho fininho e as vêzes iqual a esse seu. Mas confesso que não tão lindos assim... rssss.
Parabéns! Esta lindo mesmo seu doce de mamão.
Bjs!
By Bete - 6/26/2008 6:26 PM

Pois eu adoro e trocaria qualquer sobremesa por essa compota qualquer dia. Minha avó fazia sempre e nós adorávamos. Eu fico pasma quando as pessoas teimam em usar corantes para alterar a cor natural das comidas.
By agda - 6/27/2008 7:05 AM

Pois eu adoro e trocaria qualquer sobremesa por essa compota qualquer dia. Minha avó fazia sempre e nós adorávamos. Eu fico pasma quando as pessoas teimam em usar corantes para alterar a cor natural das comidas.
By agda - 6/27/2008 7:05 AM

Risonha...é o mamão mesmo, ou papaya, só que verde, antes de amadurecer.

Sandreane, depois me diga como ficou então.

Bete, obrigada pelo elogio, mas enrolar o doce dá um trabalhão...tem que ficar lindo mesmo..haha.

Agda, também não curto corantes, a não ser quando é festa de criança.
Beijos
By Fernanda Pereira - 6/27/2008 8:52 AM

Fer... minha mãe fazia esse doce picadinho e eu adorava, agora este formato ficou realmente um charme! Vou contar para ela! Bjs!
By Cris - 6/27/2008 7:19 PM

Acho lindo este doce. A sogra da minha cunhada de Bauru faz um lindo assim enroladinho e é uma delícia.
By Cláudia - 7/1/2008 6:45 PM

Adorei a sugestao de enrrolar as fatias! Doce de mamao verde traz uma lembranca de infancia muito grande. O que eu adiciono no feitio da calda sao uns cravos da india.
By Valdelicio Silva - 10/6/2008 1:32 PM

oi... eu amo este doce de mamão... também faço em pedacinhos... fica durinho por fora e macio por dentro... mas eu enrolo as fatias antes de cozinhar, depois que eu corto as fatias, deixo muchar até o outro dia e costuro...rsss... depois de cozido tira a linha e ele ja fica enroladinho pra por no calda... bjinhosss...
By Suzana - 2/17/2009 1:30 PM

Ai Suzana...costurar um por um também já é demais...risos. Daí dá mujito trabalho...haha
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 2:03 PM

queremos saber porque o bicarbonato na água p/ ferver
By luis henrique alves - 5/10/2009 4:40 PM

Postagens mais visitadas