Os biscoitinhos que prometi...olha que fofos.

No dia em que fiz meu bolo de milho, apresentei para vocês uns biscoitinhos que eu tinha ganho de uma amiga e prometi que daria a receita aqui depois. Ela já me deu a receita há algum tempo, mas estava esperando para estrear...e ontem foi o dia que me empolguei.
Confesso que estou apaixonada pelos meus biscoitos por vários motivos, primeiro porque nunca tinha feito biscoito antes e por isso, apesar do trabalho que dá por serem tão pequeninos, a gente acha uma glória quando vê eles todos prontinhos. Segundo porque estreei meus cortadores que comprei na Liberdade e minhas florzinhas ficaram um luxo...coloquei uma bolinhas de chocolate no centro de cada como um miolinho e AMEI o resultado.


A receita, como todo petit-four é demorada, não porque seja difícil, mas porque para a gente cortar um por um, colocar o miolinho de um por um e depois esperar assar para tirar tudo da forma...bom, vamos às explicações:

300g farinha de trigo
200g de açúcar (a receita dela pedia açúcar cristal, mas eu não tinha e usei açúcar comum e ficou tão bom quanto)
200g de manteiga
1 ovo
a receita não pedia, mas coloquei meia colher de chá de essência de baunilha também

Coloque tudo em uma vasilha grande e vá mexendo com as mão, trabalhando a massa até que ela fique uniforme. Daí faça uma bola e deixe na geladeira por 15 minutos antes de começar a fazer os biscoitos.

Depois de 15 minutos você liga o forno para pré-aquecer e começa a trabalhar a massa numa superfície enfarinhada para não grudar (a dica da minha amiga era não usar muita farinha aqui para não endurecer o biscoito, mas eu acabei usando bastante eu acho, pois tinha que enfarinhas toda hora que ia reabrir a massa, pois ela gruda bastante...então minha dica é, além de enfarinhar, você não deve pressionar tanto o rolo para ela não grudar no balcão...minhas florzinhas não ficaram finíssimas, mas eu as queria gordinhas mesmo para poder colocar o miolinho, então ficou uma graça e crocante do mesmo jeito).

Vá colocando seus biscoitos numa assadeira (que não precisa untar) e se for fazer as florzinhas coloque a bolinha de chocolate pressionando um pouquinho para fixar.

Quando colocar no forno fique de olho, pois eles assam super rápidos, cerca de 3 minutos em forno médio e você já vê as bordas marronzinhas.

Daí você tira a forma do forno e na mesma hora, com a ajuda de uma espátula e com delicadeza, vai soltando os biscoitinhos ainda quentes, senão eles grudam e não soltam depois e coloque numa tela ou um prato para esfriar enquanto faz a outra turma...risos.

A receita me rendeu 4 formas lotadas de biscoitos que deram no final uma lata cheinha deles...uma lata de florzinhas delicadas para eu tomar com minha mistura de capuccino que eu amo.
Ps: adivinha quem amou apertar os cortadores na massa e ver florzinhas saindo de lá e depois ver flores prontas saindo do forno??? Pois é, a Sarah vai ter muitas lembranças para contar quando crescer...pelo menos da minha comida.

Comentários

Fer, foi de facto uma bela estreia para esses cortadores e os biscoitos ficaram muito lindinhos e delicados.

Beijinhos
By Ana Filipa - 6/6/2008 8:22 AM

a receita até pode ser demorada, mas os biscoitos ficaram amorosos.
tens mesmo jeito para a coisa....
By risonha - 6/6/2008 10:03 AM

Também comprei um cortadores e estou louquinha para estrear. Adoro estes biscoitinhos para acompanhar um capuccino, e com este friozinho que chega no final do dia, fica uma combinação perfeita.
Bjs!
By Luciana Macêdo - 6/6/2008 12:40 PM

q gracinha q ficaram com o miolinho!!!! bjs
By laila - 6/6/2008 5:16 PM

Fer que coisa mais fofa....o sabor então nem quero imaginar....eu quero. Lindos....
Bjs.
By Fabricia Rocha Ben Chouchane - 6/6/2008 5:21 PM

Meninas...ficou fofo né? por isso o título...mas é aquela coisa...a gente faz, demora pacas...dá um trabalhão e a gente come numa sentada...haha.
Obrigada pelos comentários
By Fernanda Pereira - 6/6/2008 6:03 PM

Oi Fer, lindos os seus biscoitos, parabéns!!!!
By ferdiaspe - 6/6/2008 6:23 PM

Oi Fer..
Amei os biscoitinhos,ficaram lindos!

Posta depois a receita do cappuccino que você faz..

Beijo
By Julinha - 6/7/2008 6:01 AM

Ficaram lindos e apetitosos
Beijinhos
By Edinha - 6/7/2008 12:05 PM

ficaram lindos os biscoitos
By pimenta rosa - 6/7/2008 3:37 PM

OI Fer...mal posso acreditar que vc veio aqui justo quando não estava!!! lembrei muito de vc quando vi aqueles muffins, pois nos States é o que tem de montão...tinha de banana com castanhas, chocolate e nozes,,,,,etc,etc...acho que engordei mais ainda!!! como foi a viagem? me escreve,,,bjos
By claudiabran - 6/17/2008 2:13 PM

Maravilhosos biscoitinhos. Se voce permitir gostaria de colocar esta receita no meu livro de receitas do Cyber. Pode deixar que coloco que a receita e sua, com o seu nome.Obrigada. Fique com Deus.Abracos de Nancy
Quem quiser me visitar sera bem vindo.
My blog is:http://wwwestrelaguiacom.blogspot.com/
By Nancy - 6/24/2008 3:40 PM

Nancy, pode colocar lá sim, sem problemas e obrigada pela visita.
Beijos
By Fernanda Pereira - 6/24/2008 6:39 PM

Primeira ves q vejo o seu blog,e adorei.Já fiz o Petit Fours sozinha, e deu certo.Vi a receita no hoje em dia..só q lá ele fazia casadinho,e eu fiz doce mas sem ser casadinho e sem ter nenhum recheio.fica super delicioso..faço ele redondo do tamanho de uma tampa de garrafa de refrigerante.todo mundo adora na minha casa.depois quando está pronto mergulho no açucar normal e fica ótimo..e olha q só tenho 13 anos..dificil de acrediatr néh!bjs
By Isabella - 3/31/2009 5:09 PM

Saudades de vocês......bjos!!!
By Claudia - 4/1/2009 6:12 AM

Isabella, parabéns, se está assim com 13 anos imagina daqui um tempo...pode seruma chef famosíssima.

Claudia, também estou com saudades, mas estou voltando e com blog novo também...risos
http://www.primaveraminha.blogspot.com
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 9:18 AM

Postagens mais visitadas