Conforte-me com Brownie de chocolate




Estava com uma vontade de comer algo com chocolate, para manter meu nível de cacau no sangue em alta...risos, mas não queria o chocolate puro, queria algo mais elaborado e como eu, apesar de viver fazendo muffins, nunca tinha me aventurado pelos lados dos brownies, resolvi tentar (apesar de não ser meu preferido).

Quando fui para Recife buscar minha mudança eu resgatei 2 livros que amo e que estavam lá e achei esta receita da Heloísa Bacellar. Amo as receitas dela porque nunca deram errado...ela é tão precisa com coisa de temperatura e tempo no forno, por exemplo, que você só coloca o cronômetro e faz e dá certinho.

Ingredientes:
2/3 de xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó
140 g de manteiga
200 g de chocolate meio amargo (usei o Amaro 43% cacau)
1 colher de chá de essência de baunilha
3/4 de xícara de açúcar
3 ovos grandes
1 xícara de castanhas-do-pará em pedaços grandes
manteiga e farinha para untar

Preparo:
Aqueça o forno a 160 graus (médio-baixo) e unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira pequena de uns 18cmx22cm (a minha era um pouco maior e deu certo)
Numa tigela misture a farinha, o sal e o fermento.
Derreta o chocolate e a manteiga no microondas (eu derreti em vasilhas separadas) e na manteiga junte a baunilha e o açúcar. Despeje tudo na mistura de farinha e mexa até obter uma massa homogênea.
Junte os ovos, um a um e depois a castanha e espalhe a massa na assadeira.
Asse por uns 25 minutos, até que o brownie esteja firme, mas ainda ligeiramente úmido (espetando um palito, ele deverá sair com farelinhos).
Deixe amornar, corte em quadrados e passe para um prato, ou prepare 2 dias antes e embrulhe em papel alumínio.

dica: para triturar a castanha em pedaços grandes eu as embrulhei num pano de prato e fui batendo o pano na pia até elas ficarem do tamanho que eu queria sem virar farelo no processador.

Comentários

Fer, que bom aspecto... Fiquei cheia de vontade de comer um pedaçinho desse brownie lindo!

beijinhos
By Filipa - 6/23/2008 7:37 AM

Adoro brownies! Estou sempre experimentando receitas... adoro!
Este ficou lindo, viu!
Beijinhos,
By Laurinha - 6/23/2008 8:16 AM

Como "ajudante, helper, ou sous-chef", como preferirem, do processo de trituração das castanhas, a dica final é que após dar umas boas pancadas no pano de prato sobre a pia, é necessário com uma faca pequena cortar os pedaços grandes que eventualmente ficaram 'inteiros'.
By Frederico - 6/23/2008 10:43 AM

Q foto apetitosa!!!!!!!!!
Nesse frio, um brownie quentinho deve ser tudo de bom!
By clarissa magalhães - 6/23/2008 11:17 AM

Este está de dar realmente síndrome de abstnência! Dá vontade louca de comer um agora! Por favor....faço qualquer coisa...(heheh).

bjs
By Cláudia - 6/24/2008 12:21 PM

Hummmmmm!!!!! delicosos heins!!!!!!
Tudo bem madrinha!!!!!!!
bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com
By ferdiaspe - 6/24/2008 4:19 PM

Filipa e Laurinha, obrigada.

Fê...tá ficando metido achando que é meu sous-chefe hein...hahaha

Clarissa, não deve nem ter comparação com aquelas delícia francesas né? mas táva bom.

Cláudia...sinto muito...já acabou...hehe

Oi afilhada, tudo nem? Obrigada
Beijos
By Fernanda Pereira - 6/27/2008 8:55 AM

Postagens mais visitadas