Sorvete de romã




Engraçado...comprei a sorveteira, daí fiquei louca para comprar um livro com receitas só de sorvetes e comprei e acabei fazendo uma receita de sorvete que não era do livro, mas não sei se vocês se lembram que logo depois que comprei o livro de sorvetes, comprei também o livro da Nigella Lawson e, folheando as receitas me deparei com uma foto maravilhosa de Pomegranate Ice Cream e quase fiquei doente de vontade de fazer.

Primeiro porque me lembro de comer romã do pé da casa do Sr. Jacó em Guará e me lembro que adorava aquelas sementinhas explodindo na boca e nunca mais havia comido romã desde então...deu uma nostalgia. Segundo que a foto do livro fazia o sorvete parecer tão apetitoso e tudo tão ROSA (coisa de menina...hehe) que não resisti.

Corri no Pão de Açúcar morrendo de medo de não achar a danada da fruta, mas lá estava ela...bonitinha, e corri para casa para me colocar a fazer o sorvete, que só não é ridiculamente fácil de fazer porque extrair os 3/4 de xícara de suco da romã dá um trabalho que vou te contar...mas vamos aos segredos que descobri nesta jornada...para quem não os conhece (assim como eu não conhecia, e não vem explicado na receita é claro)

1) Pegue a romã ainda fechada e role ela numa bancada apertando, pois assim ajuda a soltar as sementes depois, e ainda antes de abrir bara nela em toda a sua superfície com uma colher de pau...também ajuda depois a soltar as sementes.

2) Corte a romã no meio e daí vem o trabalho de soltar todas as sementinhas numa vasilha que vai virar o suco depois

3) Depois que soltei tudo, coloquei tudo numa peneira grande com uma vasilha embaixo e fui espremendo as sementes com minhas mãos, assim que vc vai apertando elas começam a soltar um suco...no final eu ainda peguei todas as sementes e coloquei num espremedor de batatas para espremer o último suspiro delas.

4) Você vai precisar de 3/4 de xícara de suco de romã e deixe umas sementes para enfeitar o sorvete depois (usei 3 romãs para isso).


5) Esprema o suco de 1 limão grande ou 2 pequenos e passe pela peneira também misturando com o suco da romã.

6) Junte ao suco 1 xícara e 1/2 de açúcar e mexa com um fouet para misturar bem.

7) Leve tuo para a batedeira e misture 2 xícaras de creme de leite fresco e coloque para bater na batedeira até começar a encorpar e fazer picos bem suaves (demorou cerca de 5 minutos). Quando coloquei e comecei a bater achei que não ia engrossar de jeito nenhum...fazia até bolhas de tão líquido, mas depois foi ganhando volume, como quando se bate chántilly.

8) Para quem não tem sorveteira...boa notícia, pois a receita diz que não precisa, que basta clocar a mistura num recipiente fechado e levar ao freezer por 4 horas no mínimo, mas eu coloquei na sorveteira por apenas 10 minutos, pois depois disso começou a endurecer o fundo e grudar, então coloquei no freezer.

O sorvete fica extremamente cremoso (bem molinho mesmo) e com uma cor rosa claro linda e na hora de servir coloquei as sementinhas da romã fresca por cima...LINDO...o resultado visual é demais.

Confesso que para o meu paladar me decepcionei só com um aspecto, pois o gosto do creme de leite e do limão mascaram demais o gosto da romã que quase desaparece, então parece uma sobremesa gelada bem suave, meio azedinha e doce, mas confesso que é um sabor inusitado...e que servido como acompanhento de alguma outra sobremesa deve ficar demais (ainda não experimentei).

Então vai a dica...façam a anardana, o melaço ou a grenadine da Marizé e usem como complemento do sorvete para acentuar o sabor da romã que deve ficar um espetáculo e bom apetite.

Comentários

Que lindo que ficou! é, o trabalho é dose, mas compensou!!
Beijinhos,
By Laurinha - 3/1/2008 10:37 AM

Ai....o verão que me aguarde com esssa receitoca divvina...
Bjcos.....
By Fabrícia - 3/1/2008 11:28 AM

Fernanda, o sorvete ficou realmente lindo!
Adorei a receita, e vai para a minha lista de receitas com romã, cada vez mais estou apaixonada por este fruto.
Acredito que com as romãs daqui ficará mais vermelho que cor de rosa, mas o efeito visual do cor de rosa é realmente um charme.
Obrigada pelo link lá para o meu Tachos.
Beijo grande
By Marizé - 3/2/2008 5:21 AM

Laurinha, o trabalho é dose mesmo, mas compensa!!!

Fabricia, aqui já é verão...e dos fortes...por isso estou na onda dos sorvetes...risos

Marizé, não há de quê...coloquei o link para todo mundo ver as mil e uma faces da romã. Na receita o sorvete da Nigella tb ficou mais vermemlhinho que o meu, é que a romã estava bem clarinha.
Beijos para todas
By Fernanda Pereira - 3/2/2008 7:42 AM

Sabor novo, nunca imaginei um sorvete de romã! Ficou lindo com as sementinhas por cima! Beijinhos
By Emília - 3/2/2008 8:44 AM

O visual é bem bonito mesmo Emilia.
Beijos
By Fernanda Pereira - 3/3/2008 4:52 AM

Postagens mais visitadas