Cheesecake de limão.

Tinha um monte de limão aqui em casa (desde o jantar mexicano) que ia estragar...na verdade eu queria fazer um sorvete com ele, mas não achei nenhuma receita que evitasse o creme de leite fresco, que aqui em Recife é de péssima qualidade, então resolvi fazer um cheesecake, inspirada naquele que comi no Nakaffa no fim de semana e que deixou saudades.

Peguei a receita da massa do Cybercook (que reduzi bastante) e do recheio do Chucrute (da Fer), pois o recheio da Fer estava sob uma base de massa de farofa comprada pronta que não tem aqui no Brasil, então a massa tirei do Cybercook.

Como eu não queria fazer um doce muito grande, já que tudo sobra aqui em casa...reduzi todas as medidas meio no “olhômetro”.


Então para a massa usei só 50g de bolacha tipo maizena batida no processador com 2 colheres de sopa de margarina derretida. Peguei esta farofinha ainda quentinha e moldei só no fundo de uma forma de aro removível forrada com papel manteiga média (nem pequena e nem grande).

Já para o recheio, também diminui a receita da Fer...como só achei cream cheese em embalagem de 150g e a receita pedia 250g.
Coloquei as 150g na batedeira e bati um pouco e depois fui acrescentando bem devagar 2/3 de uma lata de leite condensado até formar um creme liso (não gosto de deixar a lata assim aberta na geladeira só com um resto, porque sempre fica lá sem ter o que fazer, mas com isso me preocupo depois), daí juntei quase que uma colher de sopa de essência de baunilha e 2/3 de xícara de suco de limão que bati na mão só no final.

Despejei este creme por cima da massa que tinha acabado de colocar na forma e levei para a geladeira para gelar. Depois só desenormei e decorei com raspas de limão.

Desenformei com facilidade depois de 3 horas, ficou uma gracinha, mas poderia ter ficado um pouquinho mais durinho eu acho se tivesse seguido a receita à risca ao invés de ir reduzindo no olhômetro...risos, mas o sabor ficou muito bom...azedinho e doce (me lembra aquele chiclete antiiiigo).

Comentários

Está lindo! No cheesecakes que não vão ao forno, costumo colocar 1 ou 2 folhas de gelatina (sem sabor) para ficar mais durinho. Eu não gosto muito de doces em que se sente muito a gelatina, mas se for em pouca quantidade fica bom e nem se sente.

bj
By pipoka - 4/1/2008 5:04 AM

Fernanda o seu cheesecake ficou lindo, parabéns! Está uma delicadeza e devia estar divinal...

Beijinhos
By Filipa - 4/1/2008 5:16 AM

Ficou com um visual lindo.
Só há pouco tempo é que me apercebi que quando no Brasil se fala em limão é limão verde, enquanto que por aqui limão é sempre amarelo.

Bjs
By Marizé - 4/1/2008 5:51 AM

Só porque não estou aí, você resolve fazer chessecake de limão...isto é maldade, guarda um pedaço para mim!
By Frederico - 4/1/2008 6:46 AM

Pipoka...pensei em colocar a gelatina, mas não sabia a proporção, estou à caça do creme perfeito que comi no Nakaffa, que era provavelmente com gelatina, mas tinha um sabor de baunilha maravilhoso...se tiver alguma receita de creme me manda tá?

Filipa e Marizé, valeu o elogio...Marizé, aqui é limão verde e o amarelo é limão siciliano aqui...risos.

Oi amor...você por aqui? que delícia...eu fiz para ver se dava certo para quando vc chegar eu fazer um perfeito viu? Beijos
By Fernanda Pereira - 4/1/2008 7:29 AM
Que lindo Fer.....
Ficou uma perfeição...imagino o sabor. Delícia !!!! Parabéns para as mãozinhas de fada.
Bjcas.
By Fabrícia - 4/1/2008 9:05 AM

Fernanda, você é uma querida.
Nãp achei o seu mail por isso isto não é um comentário para publicar mas sim uma mensagem.
Entra em contacto comigo para eu ficar com o seu mail e conversar-mos sobre a sua gentileza.
Bjs
By Marizé - 4/1/2008 9:30 AM

Gostei bastante, parece que não é muito doce e olimão deixa um azedinho divino. Olhando assim... na foto dá vontade de experimentar.
Bjs!
By Luciana Macêdo - 4/1/2008 9:47 AM

Ainda não sei!!! mas fica na torcida para mim!
um bjão
outra coisa: está linda essa cheesecake!
vou provar fazer no meu niver que tá chegando
By Clarissa - 4/1/2008 10:22 AM

Fabricia...mãozinhas de fada foi um dos melhores elogios que já recebi...risos.

Marizé...já te mandei o email.

Lu, experimenta que o azedo com o doce é demais...

Clarissa, pode deixar que torço sim...prova e depois me diz o que achou tá? quando é o niver?
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/1/2008 10:32 AM

Fer, que lindo! Vou confessar que fiz essa receita apenas uma vez, no inicio dos anos 90, e nunca mais. Mas ela era muito popular na familia da pessoa que me deu a receita. Se nao me engano, era receita de familia. O fato de nao ir ao forno pode ser um plus ou um minus, neh? ;-)

bjo!
By Fer Guimaraes Rosa - 4/1/2008 11:19 AM

Fer, com certeza é boa...eu sempre ficava preocupada quando tinha que ir pro forno, pois ficava gostosa, mas não bonita, pois os lados acabavam crescendo um pouco...amei esta.
By Fernanda Pereira - 4/1/2008 11:31 AM

Ficou lindo. Nunca fiz cheesecake e começar com um de limão seria uma idéia ótima!
By Patricia Scarpin - 4/2/2008 2:01 PM

Patricia...este ainda é melhor ainda porque não precisa assar, então é mais rápido e prático, tenta ele e coloca no dia do Desafio que coloquei do cheesecake dia 30/04.
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/2/2008 3:20 PM

Postagens mais visitadas