Quindim da Marilda.



Vamos começar do começo...quando conheci meu marido ele sempre dizia que o doce preferido dele era quindim, mas não qualquer quindim...o "quindim da Marilda". A Marilda é uma amiga dos nossos pais e que cozinha divinamente e ela havia feito este quindim algumas vezes e ele comeu e o elegeu o melhor de todos, tanto que toda vez que a gente saía ele comia um quindim em algum lugar e dizia..."é bonzinho, mas não é igual o da Marilda".

Não precisa nem dizer né...ele foi fazer um intercâmbio de um mês nos EUA e eu preparei uma festinha para ele quando ele voltou e lá fui eu com ingredientes embaixo do braço, pedir para a Marilda me ensinar a fazer o tal quindim.

Me lembro até que pregamos uma peça nele, pois quando ele chegou na festa e viu os quindins e viu a Marilda, já tratou de comer logo e dizer para ela que estava divino, mas quem tinha feito aquele?....EU...YES...

Só que hoje tive vários problemas logísticos...risos...parece que eles estão me perseguindo estes dias...mas nem ligo...cozinho assim mesmo...uma hora passa.

Começou que eu já não fazia esta receita há uns belos 10 anos...então minha memória já não era aquela...dei uma lida na receita e fui fazer...a receita é assim.

Receita:
1/2 Kg de açúcar
1 e 1/2 copo americano de água (sem encher até a boca)
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
16 gemas sem pele e passadas pela peneira
1 xícara de coco fresco ralado

Preparo:
Colocar o açúcar e a água numa panela e mexer até misturar, depois ligar o fogo e não mexer mais até atingir o ponto de fo brando (o que no meu fogão demorou cerca de 40 minutos em fogo baixo)

Quando atingir este ponto, desligue o fogo e misture as duas colheres de manteiga na calda ainda quente e deixe esfriar (e daí veio meu primeiro erro do dia...eu simplesmente esqueci da manteiga e deixei a mistura lá esfriando, quando voltei era um monobloco de açúcar empedrado...açucarou tudo e no desespero fui ver a receita de novo e lembrei da margarina...isso Fernanda, parabéns...joga tudo fora e começa tudo de novo)

Daí veio o segundo problema, pois meu açúcar tinha acabado e pedi para minha secretária do lar ir comprar para mim no supermercado da esquina e a danada me volta com açúcar cristal...sabe aquela vontade que você está de fazer a suspresa para agradar o marido e não quer mais esperar, ainda mais porque já tinha passado uma hora fazendo a outra calda e queria acabar logo? Pois é...a pressa realmente é inimiga da perfeição...fui eu fazer a calda com o açúcar cristal.
Se já achava difícil dar ponto com o açúcar branco imagina este...deixei os mesmos 40 minutos e a calda estava mais líquida...porém muito mais bonita para dizer a verdade, e esperei mais alguns minutos e desliguei...desta vez sem esquecer a manteiga...e deixei esfriar.

Depois de frio misturei as gemas e o coco ralado nesta mistura e fui despejando em forminhas untadas com manteiga e açúcar (tem que estar muito bem untada tá?).

Coloque as forminhas numa forma em banho-maria em forno pré-aquecido até dourarem por cima...meu forno demora bastante então nem adianta dar o tempo para vocês, mas ela tem que ficar bem dourada...a casquinha fica dura em cima.
Daí você tira do forno e espera esfriar para desenformar...
do muita água na forma do banho-maria (pois no final já estava quase secando) ou as duas coisas juntas...só sei que a parte de baixo da forminha não cozinhou o suficiente...pois o coco sobe e fica lá na casquinha e a parte líquida fica embaixo para fazer aquele creme do quindim, mas quando eu desenformava...esta parte estava líquida ainda e escorria pela mão...então ele ficou lindo, saboroso, mas com pouca parte de cima...ficou raso...estou inconformada...tão inconformada que acho que vou fazer tudo de novo hoje para ver se acerto. Mas eu já cmi uns 3 e estavam muito bons.

Certo, os deuses realmente não estão colaborando comigo estes dias, o sabor ficou incrível, mas os quindins ficaram rasos...mas a receita é boa...então se quiserem experimentar, depois me contem se deu certo.

Comentários

Que pena que não deu certo...... adoro quindim, há tmpos que estou ensaiando para fazer...vamos ver, vamos ver!
Beijinhos,
By Laurinha - 3/20/2008 12:04 PM

Não é que não deu certo...o sabor ficou gostoso e tal...só ficou fininho.
Beijos
By Fernanda Pereira - 3/20/2008 3:14 PM
A receita está correta, eu a faço e é semelhante. Porém, você tem de deixar a "massa" descansar por pelo menos 3 horas antes de assar.
Abraços

Postagens mais visitadas