Até que enfim...achei mascarpone para o Tiramissu...EBA!!!!





Quem acompanha meu blog direto e meus comentários nos blogs alheios sabe o quanto eu desejava fazer um Tiramisù e nunca tinha feito porque não achava a "piiiiiiiiiiii" do mascarpone. Era um sofrimento só.

Me apaixonei pela perspectiva deste doce...digo pela perspectiva porque nunca tinha comido, quando vi pela primeira vez um chef fazê-lo num destes programas de culinária da TV. Muitos de vocês devem ter visto os programas e receitas maravilhosas do Nick Stelino (muito antes do Oliver e da Nigella ficarem famosos por aqui). Bom...ele fez um Tiramisù que me deixou com água na boca, mas naquela época achei que era algo extremamente difícil para mim...ainda não me dedicava de corpo e alma à minha cozinha, apesar de assistir todos os programas.

Dai, há 2 anos eu fiz minha primeira e única viagem para a Disney e no meio daquele monte de fast-food que eu já não aguentava mais, durante o passei no Epcot Center, descobri aquele restaurante italiano. Foi a melhor refeição que eu fiz na Disney. Comi um Fetuttine Alfredo e de sobremesa o tal Tiramisù, que nunca tinha experimentado, mas sabia do que era feito e nem olhei para os outros do cardápio.
Veio o doce numa xícara e eu dei a primeira colherada. Meu marido assistindo tudo e dizendo que não ia comer pois não gostava de chocolate...mal sabia ele que este é o sabor mais suave de todo o doce...qyase imperceptível. Comi gemendo de tanta alegria e ele não aguentou...acabou experimentando.

Só para vocês entenderem se ele gostou ou não...o cara que odeia doce, ainda mais de chocolate está viajando e hoje me ligou e contei que tinha feito tiramissu e o que ele disse??? "Ô, guarda um pouco para mim hein" hahaha...sem comentários.

Bom, achei o maledeto Mascarpone e logo fui no site da Ana Elisa, onde tinha visto uma receita de Tiramisù incrível que ela fez no fim do ano e saí para comprar outros ingredientes que faltavam, como Marsala e pão-de-ló. É que a receita pode ser feita com bolachas champagne ou pão-de ló...e eu preferi este pois foi assim que comi na Disney, mas não queria fazer o bolo pois ia demorar e minha larica era grande, então fui na Casa dos Frios (um lugar maravilhoso daqui onde se encontra quase tudo) e comprei o pão-de-ló pronto deles.



Copio aqui a receita da Ana Elisa fielmente, pois foi assim que eu fiz, com a única diferença que usei um pouco mais da quantidade de bolo da receita...comprei um bolo de 400g e foi quase tudo.

TIRAMISÙ(Ligeiramente adaptado do livro Culinária Itália)Tempo de preparo: 30 minutosRendimento: 6 porçõesIngredientes:
200ml de creme de leite fresco
5 colh. (sopa) de açúcar
4 gemas grandes
500g de queijo mascarpone
200g de biscoitos champagne ou mesmo volume de pão-de-ló feito em casa
4 colh. (sopa) de café forte (espresso ou de bialetti) adoçado a gosto ou deixado amargo
4 colh. (sopa) de vinho Marsala
1 colh. (chá) de essência de baunilha
raspas da casca de 1 laranja
cacau em pó belga para polvilhar
raspas de chocolate amargo (mínimo 50% de cacau)


Preparo:
Bata o creme de leite fresco e 1 colh. (sopa) de açúcar como se para chantilly, até ficar bem firme, mas ainda liso e suave, sem granular, ou ficará com gosto de manteiga. Guarde na geladeira.
Bata as gemas e o restante do açúcar até que fique amarelo-pálido e cremoso. Incorpore o mascarpone às colheradas, batendo devagar para misturar bem. Com cuidado, misture o creme de leite batido. Misture metade das raspas de laranja, a baunilha e 1 colh. (sopa) do vinho Marsala.
Disponha metade dos biscoitos no fundo de uma travessa de fundo plano. Misture o resto do Marsala com o café frio e regue-os com metade do líquido, sem encharcá-los. Espalhe metade do creme de mascarpone por cima. Cubra com outra camada de biscoitos, regue novamente, e espalhe o restante do creme.
Polvilhe o cacau por cima. Cubra com as raspas de chocolate e de laranja e leve à geladeira de um dia para o outro.


Não preciso nem dizer que ficou divino né? só comi um pedacinho, pois a receita deu para fazer um pote grande que tenho redondo e mais 3 individuais (2 copinhos e 1 potinho), então dividi um potinho com a Sarah hoje depois do almoço.



Fiz questão de coclocar esta foto para mostrar a parte de dentro do doce.


Comentários

ei Fe, amei a foto e o post... deve ter ficado uma delicia.. e melhor fica se estamos com vontade ne?
sabe que as vezes (poucas) que achei mascarpone acabei não comprando pelo preço.. mas qq dia vou arriscar fazer um doce gostoso.. bjkas dani
By danielle nagy - 3/6/2008 12:22 PM

Oi Fer(já posso chamá-la assim,não?):)
Então,o seu Tiramissu ficou lindo,e imagino que saborosíssimo..
Também já tive muita vontade de fazer,mas pelo mesmo motivo(não encontro o mascarpone)ainda não o fiz..
Vou precisar comprar aí em Recife,que é pra onde sempre recorro quando quero novidades,ou coisinhas diferentes..

Á propósito,no post,onde você fala da chegada de sua mamãe,na foto,aparece um prato de bolo lindo de viver..
Onde você o comprou?Foi aí?

Beijão

Ps->Já consigo mexer e remexer nas páginas,obrigada!!
By Julia - 3/6/2008 2:58 PM

Dani, não achei que o mascarpone estava caro...não é barato, mas um pote de 350 g paguei uns 18,00, mas é só de vez em quando né? a gente merece e ele tem uma aparência ótima.

Julia...de onde você é? Pode me chamar de Fer sim...eu gosto.
Olha...achei o mascarpone no Pão de Açúcar esta semana e ainda tem lá pois fui hoje comprar mais.
O prato de bolo que você viu foi um presente de Natal da minha mãe e ela comprou em SP, mas já vi destes brancos lindíssimos e caríssimos também (risos) lá no Jurandir Pires do Shopping Recife.
Que bom que conseguiu ver tudo, pois o primeiro texto onde explico o começo do blog é bem especial.
Beijos
By Fernanda Pereira - 3/6/2008 3:07 PM

O MÁXIMO!!! Também adoro tiramisu, .. suspiro..., ficou lindo viu!!
Beijinhos,
By Laurinha - 3/6/2008 7:31 PM

Gente..é Tiramissu ou Tiramisu? Já vi escrito dos dois jeitos...risos.
Laurinha...obrigada pelo elogio.
By Fernanda Pereira - 3/6/2008 8:43 PM
Sou louca por Tiramisu!

As suas fotos estão o máximo, o doce ficou lindissimo.

Beijocas e bom fim de semana
By Marizé - 3/7/2008 4:50 AM

Olá Fernanda! Por aqui é fácil encontrar mascarpone, pelo menos sempre tive facilidade. O teu tiramisú ficou lindo, super apetitoso. Adorei as fotos!
E em relação a como se escreve o nome do doce, eu penso que é Tiramisú pelo menos é como eu vejo escrito nos livros e revistas de culinária.

Beijão
By Filipa - 3/7/2008 5:17 AM

Marizé, obrigada...tenho tentado melhorar as foto, mas é dífícil pois a minha máquina não tem recurso para macro, mas faço o melhor que posso.

Filipa, acho que vou mudar o nome lá no post então, no wikipedia também está om um s só...obrigada
By Fernanda Pereira - 3/7/2008 5:27 AM

Vim conhecer a sua cozinha e gostei bastante.
Eu sou cheese dependente e amei a torta que você fez e esta sobremesa não tem defeito.
Bjs!
By Luciana Macêdo - 3/7/2008 9:04 AM

Fer, eu só comi Tiramisu uma vez, mas não gostei muito. Mas eu ainda não tinha o paladar de hj, então creio q hj em dia eu gostarei, qdo provar de novo.
E o seu ficou com uma cara ótima, parecia delicioso!
Ah, qdo vc guarda a massa de pastel, ela pode ficar no congelador por to tempo?
Beijão!
By Márcia - 3/7/2008 2:32 PM

Lu, obrigada pelos elogios e volte sempre aqui para ver as novidades

Marcia, com certeza vc vai gostar, pois tem um gostinho de café com bebida, só que com um creme maravilhoso no meio...risos...olha, nunca deixei tempo demais a massa de pastel pois sempre achava serventia para ela...mas já chegou a durar um mês ou mais.
By Fernanda Pereira - 3/7/2008 3:50 PM

Tenho que tentar fazer em casa, de novo, mas com mascarpone. Só comi duas vezes... está certo a uma delas foi em sorvete, e a outra na cantina Famiglia Mancini em SP e não gostei muito não, só tinha chantilly, uheuehuehueh
By Vitor Hugo - 3/8/2008 10:16 AM

Com mascarpone é outra coisa...tem outra consistência, fica um creme firme, mas cremoso...indrescritível...é como se vc fizesse Uma camada de cautpiry para gratinar por cima de uma massa que fica aquele casquinha e cremoso dentro? É isso doce...será que deu para entender?
By Fernanda Pereira - 3/9/2008 1:38 PM

Um dia ainda faço!
By carlinhos - 3/9/2008 3:50 PM

Carlinhos, faz mesmo...não vai se arrepender!!!
By Fernanda Pereira - 3/9/2008 3:55 PM

bomm fernanda , tudo joia nehh
iintao eu sou o cris
ja morei em londres tres anos , sempre fiz tiramisu trabalhava em um retaurante italiano , mas eu nao sei onde eu encontro o mascarpone aki no brasil , sou de minas se vc tiver alguma ideia de onde posso encontrar . ja faz um ano q voltei to doido pra fazer rsrsrs brigadu
o seu parece ter ficado muito bom , deu ate agua na boca , pera ai q vo la jogar ela fora e ja volto .... brincadeira rsrs
t mais
By cristiano - 9/8/2008 2:01 PM

olha onde vc encontrou o mascarpone
ja procurei em varios lugares enun axei
pode me dizer? pliss!!
"responda.
By poliana - 1/31/2009 3:56 PM

meu email é

polianabenardes.22@hotmail.com
By poliana - 1/31/2009 3:58 PM

Poliana...só achei mascarpone no mercadão em São Paulo...acredita?
mas fiz um genérico com catupiry, um pouco de leite e açúcar e deu certo...
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 2:20 PM
Tania Curi disse…
Em Brasilia encontra o mascarpone no Mercado municipal, 509 Sul..

Obrigada pela receita.

Postagens mais visitadas