Alho assado

antesdepois


No jantar mexicano eu fiz um prato que, na verdade não tem nada de mexicano (eu acho) mas que me deu muita vontade e achei que combinava com a ocasião, daí resolvi colocar ele separado aqui para contar a história dele, pois toda comida para mim tem uma história...

É bem simples, mas vale ser contada. Eu sempre tive um sonho, desde que me conheço por gente, de conhecer a Disney, e ano retrasado, pela primeira vez e já depois de adulta, fui realizá-lo, a viagem foi um sonho, como vocês devem imaginar, mas em compensação a gente passava o dia todo nos parques e só comia hamburguer (a não ser o dia do Epcot que experimentei o Tiramisù, lembram. Pensa bem...10 dias depois eu já estava quase subindo pelas paredes de vontade de comer uma comida decente...

Daí uma noite resolvemos sair para procurar esta comida decente e fomos num restaurante em Downtown Disney chamado Portobello Yacht Club, um restaurante italiano que nos serviu uma refeição muito boa, mas daí 2 anos depois você para e se lembra daquela noite e vê que o que te faz lembrar do sabor daquele lugar não era o prato principal, e sim o couvert que nos foi servido antes e que não poderia ser mais simples...uma cabeça inteira de alho assada com azeite e um pão quentinho...

O couvert deve fazer tanto sucesso que, junto com ele já trazem um papel com o logo do restaurante e a receita escrita...é lógico que trouxe isso comigo, mas nunca mais tinha pego nele...até a noite do jantar mexicano, quando resolvi arriscar.

Então aqui vai a simplicidade da receita:
Pegue umas 4 cabeças inteiras de alho e com a ajuda de uma boa faca tire um pedaço do topo dela, como se fosse uma tampinha, para os dentes de alho ficarem expostos como estão na foto (sem desperdiçar muito alho).
Coloque todas as ccabeças de alhi numa panela (eu usei uma de ferro daquelas rústicas) e regue todas com 1/2 copo de azeite e depois complete a panela com água até atingir um pouco mais que metade da altura dos alhos.
Tampe a panela e leve ao forno mais quente que você tiver (pois a receita pede 325graus...o meu só ia até 280graus então deixei um pouco mais de tempo) por cerca de 2 a 3 horas, até que ele esteja bem marronzinho, mole e a água seca batante, sobrando só um azeite bem grosso que encorpou.
Daí basta servir com um pão bem gostoso como couvert.

Comentários

eu ja vi varios posts sobre alho assado mas nunca comi e nunca preparei. Um dia desses, me aventurarei.
beijinhos
By leila - 3/27/2008 4:44 AM

Pode parecer bem tonta minha pergunta, mas sou "leiga" hahaha ...
Como se serve o alho???
beijo
By Nara - 3/27/2008 7:48 AM

Nossa Fer que receita supimpa....só não sei se posso encarar....alho me mata de azia.... mas tá lindão.
Bjcas.
By Fabrícia - 3/27/2008 9:07 AM

Leila, faz sim que vale...

Nara, você serve da maneira que está mesmo na foto de "depois" e daí as pessoas cortam os dentinhos para colocar no prato e é só apertar com o garfo do lado fechado do dente de alho que ele pula para fora como pinhão cozido sabe? daí você pode fazer de antepasto com pão, nós colocamos no meio dos tacos, pode comer com salada...com o que quiser.

Fabricia, ele assim cozido perde todo o sabor forte, fica até adocicado, acho que assim não daria azia...experimenta...
By Fernanda Pereira - 3/27/2008 8:00 PM

Eu faço o meu alho assado de maneira diferente, esse seu jeito é um luxo total, adorei!! Salvando rápidinho a receita. hehehe
By Eliana Scaramal - 3/28/2008 6:17 PM

Você é muito doida!
By carlinhos - 3/29/2008 11:16 AM

Eliana...me conta como vc faz o seu...quem sabe não misturo os dois jeitos...haha

Carlinhos...espro que vc tenha gostado da doidice...beijos
By Fernanda Pereira - 3/30/2008 10:41 AM
Fernanda, socorro!!!
... ontem fui tentar fazer o alho ... sexta comecei a preparar, fui comprar as outras coisinhas p acompanhar o tão sonhado alho ...
Mas não deu certo, hahaha... ficou preto feito carvão!!!
Não sei se foi a qualidade do azeite, a panela (usei panela de inox) ou a MÃO!!!
By Nara - 3/30/2008 4:48 PM

Ai...que pena...mas estava seca a água? Se estava seco é porque ou você colocou pouca água ou deixou muito tempo...em uma das vezes que fiz eu deixei mais tempo e coloquei mais um pouco de água para não queimar...mas todas as vezes eu fiz em panela de barro...nunca fiz na de inox, mas com 1/2 xícara de azeite não devia grudar a ponto de queimar...com certeza não foi a mão...risos...pois é só colocar lá...ou foi pouca água, ou muito tempo, ou a panela...o que vc acha?
By Fernanda Pereira - 3/30/2008 4:53 PM

Não ... o mais engraçado é que não secou a agua, e só tinha passado 1 hora da hora que coloquei.
O alho ainda estava duro, mas a agua e o azeite ficaram pretinhos, e o lho na parte de cima virou um carvão.
Meu marido acha que a panela de inox concentra muito calor e a debarro vai cozinhando lentamente ... ele disse que eu ASSASSINEI o alho!!! rsrs
By Nara - 3/30/2008 4:57 PM

Hahaha...assassinou o alho foi ótimo...pode ser mesmo que seu marido tenha razão, tente fazer numa panela de ferro ou de barro...vc tem alguma?
Beijos
By Fernanda Pereira - 3/30/2008 5:20 PM

Fernanda eu corto o alho como vc explicou, e rego com azeite, coloco um pouco de sal e pimenta do reino, e um raminho de alecrim, embrulho bem direitinho no papel alumínio e levo ao forno.
By Eliana Scaramal - 3/31/2008 10:22 AM

Leva ao forno então só com o azeite? sem água? e ele cozinha bem? Legal...olha aí a dica Nara...você pode tentar assim. Quanto tempo no forno desta maneira?
Beijos e obrigada por compartilhar.
By Fernanda Pereira - 3/31/2008 10:54 AM

Nara, boa tarde!
Você pode continuar assando do mesmo jeito que estava, em sua panela de inox mesmo, pois seu marido tem razão, ela concentra maior calor em seu interior, o que causou o ASSASSINATO do seu alho, como disse seu marido. O que você deve fazer de diferente é diminuir a temperatura do forno, assim seu alho vai estar cozido e não vai queimar... faça isso e dará certo.
Abraços.
By Lucas - 2/5/2009 1:46 PM

Humm eu já havia comido, mas foi feito na brasa.
As pontas da cabeça ficaram queimadinhas.
Mas a sua receita deve ficar deliciosa. Adoro alho. Se tiver outras
receitas, manda! rs
Vou experimentar.
By Gleison - 3/11/2009 10:40 AM

Para quem quer economizar tempo de forno, pode colocar o alho por 5 minutos de pressão e depois leva-lo ao forno para dourar e terminar o cozimento. Fica um luxo.
Fabrícia, quando vc cortar o alho, retira o miolo que não lhe dá azia.
Bom apetite.
By Lucas - 3/20/2009 9:22 AM

Lucas, obrigada pela ajuda nas respostas.

Gleison, experimentou? gostou?
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 9:30 AM

Postagens mais visitadas