15a. Harmonização Virtual do Gourmandise e Le Vin au Blog

Até que enfim, já da décima quinta edição da Harmonização Virtual, eu consigo participar...achei que já era perseguição...risos.
Explico: toda vez eu não acho algum ingrediente chave ou o próprio vinho, ou era o tempo mesmo que me consumia, mas desta vez os anjos falaram AMÉM e tudo deu certo. A não ser pelo trabalhão que dei para a Nina me achar e me mandar o email com a receita. Valeu Nina.

A sugestão era a harmonização de um prato asiático com um vinho alemão - Riesling (diferente né? mas valeu a pena).

Fiz a receita quase toda ao pé da letra, só tive que substituir 2 ingredientes.
No lugar de geléia de kinkan eu usei geléia de laranja mesmo, e no lugar do vinho de arroz, coloquei vinho branco (ambos, por não encontrar os ingredientes por aqui).

Vamos a eles:

Lombo de porco com kinkan (no meu caso com laranja):



(6 porções)
1.5 kg lombo de porco limpo
1 tsp sal
1 tsp de especiarias moídas (pimenta do reino preta moída na hora, coentro em grão e anis estrelado)
1 pimenta dedo de moça sem semente finamente fatiada (tamanho médio)
4 tbsp óleo de girassol ou milho
5 cebolinhas em pedaços de 4cm
3 tbsp de vinho de arroz chinês (Shao Shing)
2 tbsp de shoyu
água quente q.b.
2 tsp de gengibre ralado
4 tbsp de geleia de kinkan ou laranja
2 tsp de amido de milho
1 clara de ovo



Modo de preparo:

Corte o lombo em cubos de 2,5cm. Tempere com as especiarias e o sal. Deixe descansar por 15 minutos. Una a clara de ovo e o amido. Deixe repousar por 5 minutos.
Aqueça bem 3 tbsp de óleo em panela de fundo grosso ou wok. Doure os cubos de lombo. Remova da panela e mantenha aquecido.
Aqueça o óleo restante na panela e salteie a cebolinha e a pimenta vermelha por alguns segundos. Volte o lombo, una os líquidos (vinho, gengibre e shoyu) e a geleia, deixando a água por último.
Em fogo baixo, cozinhe acrescentando a água quente aos poucos, até a carne ficar tenra e obter uma quantidade razoável de molho.




Caprichamos na decoração, afinal era nossa primeira harmonização...





Confesso que comida agridoce não é muito minha favorita, gosto das sensações de doce e salgado separadas, mas mesmo assim achei tudo uma delícia.
O prato, apesar de vários ingredientes e temperos, é bem simples de se preparar. O cheiro e sabor da pimenta, anis estrelado e gengibre, misturados com a carne e a geléia deram um tom meio picante no prato, o que combinou super bem com o vinho que é branco, com sabor bem suave e parecia refrescar a boca depois de cada garfada. SUBLIME.

Já estou esperando a próxima harmonização...assim quem sabe aprendo mais sobre vinhos, pois neste assunto me considero ainda uma leiga.



Comentários

Receita divina! Adorei! As fotos ficaram belíssimas também! Parabéns! Bjinhos
Rafaela disse…
Oi!
Que bom que você gostou. Nós adoramos também. Ficou fantástico. Pena só que eu deletei nossas fotos sem querer...
Beijos
Rafaela (Le Vin au Blog)
Nereime disse…
Gosto muito de pratos agridoces, receitinha nota dez!
bjs
Eduardo Luz disse…
Também gostamos bastante desta "união".
O vinho é diferentaço e a comida que é bem condimentada e doce, foi amenizada pela suavidade do vinho.
Uma pena você não ter conseguido o vinho de arroz chinês pois ele dá um gosto especial ao prato.
Parabéns pela interpretação.
Abs.
PS - Vou te linkar lá no DCPV. Tudo certo?
Paula, obrigada...estas meu marido que tirou.

Que pena sobre as fotos Rafaela, mas a experiência foi ótima.

Nereime, mérito dos blogs que nos convidaram.

Eduardo...interior é assim mesmo, não achamos de tudo. Da próxima ve vou pedir para vcs me mandarem caso tenha algum ingrediente diferente. E pode me colocar meu link lá sim...fico super lisonjeada.
Beijos
Unknown disse…
Sensacional. Eu imagino o sabor deste prato. Um verdadeiro escândalo!
Abraço

Postagens mais visitadas