Sorvete de coco


Confesso que a minha primeira tentativa de fazer sorvete na minha sorveteira foi frustrada. Primeiro por causa do chantilly, que foi uma dificuldade, e depois por causa do sabor, sei lá, mas achei que ficou artificial.

Depois de algum tempo para me recuperar, lá fui eu de novo caçar uma receita de sorvete de coco. Encasquetei que queria fazer um sorvete de coco natural, pois na minha cidade tem duas sorveterias que fazem um sorvete de coco (mas é picolé) que é DEMAIS e eu estava com saudade.

Foi difícil, pois todo site que eu entrava e olhava as receitas, ou era muito arificial, dessas que vai emulsificante e coisa e tal, ou era muito doce, do tipo com 1/2 Kg de açúcar, daí comecei a desanimar.

Então a Ana Elisa fez um sorvete de pitanga e colocou a receita lá no blog dela, uma receita super simples para fazer sorvete de fruta e eu resolvi adaptar.

A receita dela era só bater no liquidificador:

1 lata de leite condensado
1 xícara de leite integral
2 e 1/4 de xícara de suco de fruta concentrado.

Então eu troquei o suco de fruta por leite de coco da melhor qualidade, bati tudo no liquidificador, coloquei na sorveteira e acrescentei aqui umas 2 xícaras de coco natural ralado na hora (mas ralei grande para ficar aqueles pedacinhos para a gente morder que eu amo).

CARACA é a única palavra que tenho para transmitir minha alegria hoje de manhã quando abri o congelador e comi uma colherada...estava igualzinho ao picolé de Guará, mas cremoso.



Tudo bem que ainda não ficou tão cremoso quanto eu queria, daí vem a minha dúvida que deixo aberto para sugestões. O sorvete ficou batendo na sorveteira por 2 horas, quando resolvi desligar e colocar no freezer, pois já estava na consistência de leite. Não sei se é assim mesmo, mas quando coloco o sorvete na sorveteira, depois de uns 40 minutos batendo ele está bem denso e cremoso, depois vai esquentando e ficando líquido. A sorveteira tem aquela abertura e aqui em Recife é MUITO quente, então ele esquenta muito rápido eu acho, além disso ainda se formaram uns cristais (poucos) de água em cima, coisa que achei que não aconteceria mais com a sorveteita. Mas o sabor vale tudo...só queria que estivesse um pouquinho mais cremoso.

Ah!! Não posso esquecer de contar que depois que coloquei no freezer, ainda abri umas 3 ou 4 vezes (em intervalos de 1 hora e meia) para bater um pouco, pois fiquei com medo que o coco ralado ficasse todo no fundo.


Comentários

Fer, não tenho sorveteira ainda, mas irei dar uns pitacos.

Com quase toda certeza do mundo, ele fica mole por causa do calor... por mais que se deixe no freezer a tigela antes do processo. Duas horas muito tempo exposto nessa temperatura. Forma cristais de gelo, pois a refrigeração não é 100% homogênea como seria numa sorveteira com refrigeração própria, sem falar que o freezer caseiro não é rápido o suficiente para congelar as coisas sem formar cristais.

Tendo os ingredientes da base do sorvete explica porque não ficou tão cremoso, tem pouca gordura. Porém, caso tivesse mais gordura poderia ter um resultado estranho, ele poderia ficar "separado" (água e óleo, sabe?). Pois não tem nenhum emulsificante (artifical ou natural).

Ouch, falei demais, :/
By Vitor Hugo - 2/2/2008 8:21 PM

Oi Fer,
Fiquei muito feliz com sua visita no meu blog.
Adorei o seu blog! Quanta coisa gostosa...
Não concheço nem um site específico para fazer amigos de correspondência mas acho que um blog é um bom começo. Não acha???
Um super beijo
Taty - CHOCOTATY
By Taty- CHOCOTATY - 2/3/2008 9:06 AM

Victor...obrigada pelos pitacos...risos, acho que da próxima vez vou ter que deixar mesmo menos tempo na sorveteira e achar uma receita diferente, apesar de que a sorveteira da Ana Elisa é igual a minha e a receita é dela e o dela na foto parecia muito cremoso...

Taty, obrigada vc tb pela visita e pelo elogio...serei visita frequente no seu tb agora.
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/3/2008 2:00 PM

Oi, Fer.

Como é a mesma sorveteira posso te afirmar que o problema foi o tempo que você deixou na sorveteira. Dá uma olhadinha no manual: eles recomendam de 20 a 45 minutos. Em uns 30 minutos esse sorvete terá atingido seu pico máximo de cremosidade na sorveteira, e depois você verá que aquela camadinha dura que adere às laterais da sorveteira terá começado a derreter. Esse é o alarme para você sair correndo e levar ao freezer. Quer dizer que a temperatura do sorvete está começando a cair, e isso pode afetar a consistência do produto final. Costumo deixar meus sorvetes de 4 horas a uma noite inteira no congelador para que fiquem firmes mas fáceis de se tirar uma bola. Confie na sorveteira e não fique tirando o sorvete para batê-lo de novo. Isso deve ter afetado e muito a consistência, pois o sorvete que estava na consistência e temperatura corretas ficou derretendo e recongelando várias vezes. Ele deveria ter ficado cremoso, pois gordura tem: tem a gordura do leite condensado e a do leite de coco. Era para ter ficado mais cremoso que o de pitanga, na minha opinião.
De qualquer forma, o sorvete ficou com uma cara ótima!

Ok?
Abraços!
By Ana Elisa - 2/5/2008 12:31 PM

Você tem razão...e eu limesmo este tempo no manual, mas ele dizia para deixar 40 minutos ou até que a sorveteira desligasse sozinha e achei que teria que esperar este tempo, mas ela nunca desligava, então depois de duas horas desisti (risos). Devia ter desistido antes quando ele ainda estava bonito.
Também achei que poderia ser um problema devido a voltagem, pois aqui em Recife é 220V e uso transformador na sorvteira e achei que era por isso que ela não desligava depois dos 40 minutos, mas vou confiar neste tempo da próxima vez.
Obrigada pelas dicas e pela visita...
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/5/2008 1:37 PM
Não, é assim mesmo. A primeira vez que fiz sorvete nela também fiquei esperando, esperando, esperando, e nada dela desligar. Concluí que o manual é meio ambíguo mesmo, e que ele diz para deixar de 20 a 40 minutos, mas que a máquina vai desligar depois de 1h30 (ou sei lá quanto tempo), para esfriar o motor. A média aqui em casa para o sorvete ficar no ponto é 30 minutos.

Beijos.
By Ana Elisa - 2/5/2008 1:59 PM

É isso mesmo...errando e aprendendo. Vc viu que te mandei um email pedindo seu endereço? Me manda depois para meu email para eu te mandar um negócio aqui de Recife.
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/5/2008 2:05 PM

Vi que vc já mandou...te mando depois do carnaval.
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/5/2008 2:07 PM

Eu de novo, \o\ Ainda bato na tecla de que não gordura suficiente, sem falar do emulsificante (normalmente gemas). /o/
By Vitor Hugo - 2/5/2008 4:38 PM

Veremos, vou fazer outro teste em breve...assim que este sorvete acabar. Daí faço no tempo que a Ana Elisa disse e vamos ver o que acontece...mas obrigada pela ajuda de todos...é assim que se aprende.
By Fernanda Pereira - 2/5/2008 6:38 PM

Amo a nestlé, porém. em materia de sorvete e picolé, caia fora; é só uma dica, acabei de fazer um picolé de coco que ficou magestoso
Desculpe pela intromissão
By alzenir - 2/9/2008 3:56 PM

Que bom que seu picolé ficou bom...tb não gosto de sorvete industrializado em geral, pois tem gosdura trans e é muito insosso, mas este sorvete que fiz ficou muito bom...só a consistência que ainda não acertei por causa da sorveteira, mas como vc viu já descobri o que deu errado.
Seja sempre bem-vinda.
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/9/2008 6:57 PM
Eu não me expliquei bem, quando eu disse: cai fora, foi referindo não ao sorvete da Nesllé, e sim,. ao sorvete ou picolé feito com leite condensado ou creme de leite, estes prudutos são tudo de bom, menos na confecção dos mesmos
By Alzenir Santos Leite - 2/11/2008 12:24 PM

fazer sorvete não é nada complicado. Basta colocar no liquidificador 1/2 litro de leite, e uma colher de sopa de liga neutra(casa de material para festas), bater bem e por no congelador por mais ou menos 3 horas, ou até congelar. depois cortar em pedacinhos e bater novamente com uma xícara e meia de açucar, 4 colheres de leite integral e uma colher de chá de emulsificante (casa de material para festas), colocar o sabor de sua preferencia (um côco, ralado, 3 mangas grandes, polpa de goiaba 500g, morango etc), bater novamente no liquidificador e colocar novamente no freezer). Após 3 horas bater novamente com um colher de cha de emulsificante, por mais ou menos 6 minutos na batedeira (a massa triplicara de volume), e colocar novamente no freezer. Bom apetite.
By PAULO JOSÉ - 6/20/2008 1:37 PM

Paulo, obrigada pela dica...sei fazer sorvete assim, mas prefiro os artesanais só com ingredientes mais naturais, não gosto de usar emulsificante e tal...mas obrigada assim mesmo.
Beijos
By Fernanda Pereira - 6/20/2008 3:23 PM

Fernanda, também comprei essa mesma sorveteira recentemente e digo que no começo ta sendo meio complicadinho. Também estou pedindo ajuda para a Ana Elisa.
A primeira vez, fiz um sorvete de creme; depois de uns 20 minutos batendo a pá travou e aí desliguei, mas mesmo assim, ficou com uma bela consistência.
Na segunda, resolvi fazer um de morango, vou te dizer, não ficou bom (pode ter sido a receita), mas a pá da máqina começou a trabalhar no sentido horário e depois de 1 minuto, começou a virar no sentido anti-horário!! Pensei: agora quebrou...mas, ela continuou batendo a massa; só que ficou com cristais de gelo...não sei porque tb....
Mas, é assim mesmo. A gente vai se ajudando e aprendendo....pois, comprei essa bendita para poder fugir desses artificiais com gosto de nhaca, cheio de gordura trans e, não desistirei!!
te desejo boa sorte em seus sorvetes...
Abraços, Alessandra
By Alessandra - 11/23/2008 5:58 PM

É Alessandre...eu tenho usado pouco ela, pois estou trabalhando tanto que não consigo nem comer...risos, quanto mais cozinhar e blogar, mas eu não me arrependeo não...gosto dela, apesar de ainda não saber usar direito...haha.
Beijos
By Fernanda Pereira - 11/26/2008 8:02 PM
Oi Fernanda, adicionei sua receita no meu livro de receitas virtual!
http://www.receitaculo.com/receitas/10461/

Ficou ótimo, beijos!
By Ana - 1/21/2009 5:08 PM

oi Fernanda gostaria de saber qual sorveteira que vc comprou em minha cidade nao existe é muito pequena aguardo obrigada pela atençao abraços
By silvia zoldan - 2/1/2009 5:15 PM


Comprei uma na Polishop Hamilton
By Fernanda Pereira - 4/26/2009 1:59 PM

Postagens mais visitadas