Primeiras receitas no papillote.

Comentei com vocês há um tempo atrás sobre minhas aquisições de livros recentes, e no meio deles tinha um livro chamado A essência do sabor, que é só sobre comidas feitas em papillotes de papel alumínio. Hoje resolvi experimentar 2 receitas dele de uma só vez.

A primeira de Leque de Beringela, para reaproveitar uma beringela que havia sobrado na geladeira e ia estragar e a outra de salmão com manteiga oriental.

Primeiro vamos à beringela. Eu adaptei a receita, porque pedia para fazer 4 e eu só fiz uma beringela, então a receita aqui está diminuída, mas se for fazer mais de uma deve fazer cada uma em um papillote separado.

Receita:
1 beringela
2 colheres de sopa de azeite
presunto e mussarela em fatias
1 tomate cortado em cubinhos
sal e pimenta do reino

Preparo:
Pegue a beringela e corte as duas tampinhas e no sentido vertical tire uma fatia fina de cada lado para tirar um pouco da casca e para ela ficar reta no papel.
Corte ela no sentido vertical ainda em fatias de menos de 1 cm, mas sem separar as fatis, deixando-as presas embaixo (uns 2 cm).
Jogue sal em toda ela e nas camadas e coloque para escorrer por uma hora. Ela solta um líquido e fica mais suave.
Lavem bem a beringela para tirar todo o sal. Coloque metade do azeite no centro de um quadrado grande de papel alumínio, daí, em cada camada da beringela, vá colocando uma fatia de presunto, uma de mussarela e tomates picados e coloque por cima deste azeite no centro do papel. Faça um esforço para abrir um pouco a beringela como se fosse um leque, tempere com sal e pimenta e regue com o restante do azeite. Feche o papel alumínio, juntando as pontas como se fosse um envelope e leve para assar por uns 20 a 30 minutos, dependendo do tamanho da beringela.

Esta foto é dos 2 pratos ainda crus, antes de fechar o papillote e da apresentação final, na mesa.




Depois fiz o salmão, que também adaptei a receita que pedia coentro (que ninguém gosta aqui em casa).

Receita:
1 filé grande de salmão (eu usei 3 pequenos)
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de chá de gengibre picado
1 dente de alho picado
2 colheres de chá de molho de soja
sal e pimenta

Preparo:
Temperei o salmão com sal e pimenta. Abri um quadrado de papel alumínio.
Numa vasilha misturei todos os outros ingredientes. Coloquei metade desta mistura no centro do papel e os filés de salmão por cima. Daí cobri com o restante da mistura e fechei o papillote como o da beringela.
O salmão deve ficar no fogo também uns 20 minutos, então coloquei as duas receitas numa forma e as coloquei no forno juntas.

Esta foto é das duas receitas assim que abri o papel e delas prontas para servir.




O cheiro é uma coisa enlouquecedora...e olha que nem gosto de salmão.
Meu marido comeu de dar gosto com um Concha Y Toro e amou...ebaaaa.

Comentários

Ola Fernanda,

que linda essas tuas fotos e hum, que delicia que deve ser. Fico feliz em saber que nao sou a unica que nao suporto coentro. eu tenho um salmao, (que eu gosto mas meu marido nao)no freezer e queria uma receita nova e a tua esta me agradando.

beijinhos e agora vou dar uma espiadinha no teu blog ok?
By Leila - 2/8/2008 2:39 AM

Oi, obrigada pela visita e seja bem-vinda.
Que bom que você gostou. E olha, pode fazer a receita que você não vai se arrepender, pois além de fácil, é rápida e saborosa de acordo com o maridão...risos
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/8/2008 4:49 AM

Fernanda adorei estas duas receitas, imagino o cheirinho que não fica na cozinha... hummm
Estão de aspecto delicioso!
Beijinhos
By Filipa - 2/8/2008 6:15 AM

O cheiro é muito bom mesmo, pois eu não gosto de peixe e até experimentei um pedaço de tão bom que o heiro estava.
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/8/2008 8:31 AM

Isso é sacanagem...um dia receita nova de brigadeiro....outro dia salmão....já falei que isso não se faz com uma grávida chocólatra e fanática por peixe....rsrsrs
By Bel - 2/8/2008 11:39 AM

Desculpe Bel...que vc era chocólatra eu já sabia faz tempo, mas que era fanática por peixe é novidade...se bem que me lembro que numa RE vc passou mal de tanto comer pirão...hahaha...foi mesmo.
Prometo que se vc vier passear em Recife eu faço tudinho para vc...
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/8/2008 4:30 PM

Que belo jantar , Fernanda, também nao gosto de coentro,mas o salmao esta divino. Uma receita maravilhosa,parabéns
By Sylvia - 2/10/2008 6:59 AM

Que belo jantar , Fernanda, também nao gosto de coentro,mas o salmao esta divino. Uma receita maravilhosa,parabéns
By Sylvia - 2/10/2008 6:59 AM

Oi Sylvia...obrigada pela visita e pelo elogio. Realmente a comida estava demais!!
By Fernanda Pereira - 2/10/2008 11:07 AM

Boa noite Fernanda! Meu nome eh Mauricio Spinola, e hj eu estava buscando na internet receitas de salmao para mulheres gravidas. Por minha surpresa encontrei a sua entre outras. Foi um prazer conhecer seu blog e apreciar essa deliciosa e muuuuito saborosa receita de salmao. Eu sou realmente apaixonado por salmao, e em todos os anos de minha vida (30) nunca tive a sorte ateh entao, de aprecias a verdadeira essencia do sabor. Seremos seus fans pra sempre!!! EU, minha esposa e o nosso bebe-feto (19 semanas) agradecemos o seu post. :D:D:D
Oi Mauricio...fiquei super feliz...seja sempre bem-vindo

Postagens mais visitadas