Torta invertida de tomate


O Natal ficou bem gostoso lá em casa...foi especial. E pela primeira vez, tirando o tender do meu pai, fui eu quem elaborei e fiz todo o cardápio.
Coloquei aqui nas últimas postagens os fios de ovos que acompanharam o tender, e o arroz com champagne e castanhas.

Hoje vou estar colocando algumas fotos especiais que incluem a salada de entrada e também a torta invertida de tomate.



Confesso que tem muita coisa que eu sempre quero fazer e acabo demorando por medo de experimentar coisas novas. E fazer uma coisa que nunca fiz bem na noite de Natal foi arriscado, mas eu queria muito fazer esta torta de tomate e vencer meu medo da massa folhada.

Posso dizer que ela ficou simples e deliciosa e nem deu tanto trabalho como eu imaginava...demora um pouco e tem que ser feita a parte de assar o tomate com alguma antecedência, mas vale o esforço.



Ingredientes:
1 pacote de massa folhada comprada pronta
1,2 Kg de tomate maduro cortado ao meio no sentido vertical
2 dentes de alho fatiados fino
1 colher de sopa de orégano
5 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta à gosto
farinha de trigo para polvilhar

Descongele a massa conforma as instruções da embalagem. Olhe o tempo para casar com o tempo que vão demorar os tomates e a hora de servir.
Arrume os tomates em uma fôrma.
Em uma tigela misture o alho, o orégano, o azeite, o sal e a pimenta e regue os tomates.
Leve ao forno baixo (150 graus) preaquecido por duas horas ou até ficarem macios e sem líquido.
Deixe esfriar.
Em uma superficie polvilhada com farinha abra a massa folhada até ficar um pouco maior que a fôrma com os tomates. Enrole a massa aberta no rolo e coloque por cima da forma e vá desenrolando, até cobri todos os tomates. Dobre as vordas para dentro.
Com uma faca faça um orifício de uns 1,5 cm de diâmetro no meio da massa para que o vapor escape.
Leve ao forno moderado (180 graus) preaquecido por cerca de 40 minutos ou até a massa dourar.
Desenforme ainda quente e regue com azeite.

Comentários

Anônimo disse…
Hum Ceia apetitosa! vou levando essa receita da torta de tomate invertida.

Postagens mais visitadas