Bolo de limoncello




Quando a gente gosta de cozinhar sempre tem uns blogs preferidos que a gente gosta tanto que gostaria de fazer todas as receitas, este de onde tirei esta receitinha é um deles, e fazia muito tempo que não fazia uma receita de lá. Então hoje estou matando as saudades totalmente.
Além do que, além do blog ser uma delícia, a Patricia Scarpin também é apaixonada, assim como eu, por um belo sabor a aroma de limão siciliano (não existem muitos cheiros que eu goste tanto quanto este).

Voltar a cozinhar com regularidade também é mais uma das metas de mudanças que me propus pra voltar a fazer coisas que me dão uimenso prazer e que estavam guardadas em algum lugar mofado aqui dentro...mas tenho tirado o pó de tudo que me faz bem e estou de volta.

Então segue a receita que me conquistou pra matar a saudade.

Bolo:
1 xícara de iogurte natural integral
2 ovos
1/3 xícara (80ml) de óleo
raspas da casca de 2 limões sicilianos
suco de 1 limão siciliano
1 colher (chá) de extrato de baunilha (usei baunilha em geléia concentrada que trouxe de Seattle)
1 xícara (200g) de açúcar cristal
½ xícara (120ml) de limoncello (bebida feita de limão siciliano)
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

Glacê:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro
½-1 colheres (sopa) de suco de limão siciliano, mais se necessário





Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm.
Em uma tigela grande, misture com o batedor de arame o iogurte, os ovos, o óleo, as raspas e o suco de limão. Junte a baunilha, o açúcar e o limoncello e misture bem.
Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e incorpore-os à mistura de iogurte – não bata demais. Despeje na forma preparada e asse por 20-25 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.

Glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha. Aos poucos, acrescente o suco de limão, misturando com uma espátula de silicone, até obter a consistência. Espalhe sobre o bolo já frio. Aguarde a cobertura secar (cerca de 20 minutos).

Comentários

Patricia Scarpin disse…
Adorei a idéia de fazer o bolo em forma de bolo inglês - ficaram lindos os teus, Fer! Que bom que gostou da receita, fico super feliz.
Beijo!
São mini forminhas de bolo inglês Pat...ficam uns fofos e a criança aqui de casa adora...risos. Obrigada.
Beijos
Unknown disse…
Olha... bolo de limoncello é pra MATAR a gordinha aqui, assunto sério!! E com essas fotos então?

Nunca provei um pão de coco, deve ser maravilhoso!

Te convido a participar do concurso de receitas que a revista Vida Todo Dia está organizando. Envia até três receitas bem lindas do seu blog até domingo, vai ser um prazer imenso! Juro por Deus que estou torcendo pra vc nos dar a honra de participar.

Link do concurso http://revistavidatododia.com/?page_id=2002

Bjos

Vivi/Larissa (editora da revista)

Postagens mais visitadas