Bolo de Amêndoas da Heloisa Bacellar


Engraçado...eu tenho todos os livros da Heloisa Bacellar..adoro as receitas...o jeito descontraído, meio Nigella brasileira, e o formato dos livros.
Quando saiu o livro de chocolate fiquei enlouquecida até encontrar pra comprar, pois qual de nós não adora uma receitinha de chocolate né?
Fiquei mais de um ano com este livro na minha estante e nunca fiz uma receita...e daí no dia que acordo e falo tipo "hoje vai...hoje faço uma receita daquele livro de qualquer jeito", escolho uma das únicas receitas que não tem nem uma gota de chocolate no meio...risos.
O negócio é que eu tinha ido aquela semana no Pão de Açúcar e comprado um tanto de amêndoas em lascas fresquinhas, e quando via a receita eu não pensei duas vezes.
O bolo é uma delícia, super macio, super cheiroso (daquele que deve dar inveja no vizinho) e bem simples de fazer...mas cuidado...ele cresce um absurdo quando vai ao forno...uma das formas que usei chegou a vazar tudo e fazer uma meleca...risos (mas eu comi assim mesmo)

Ingredientes:
200g de manteiga
2 1/4 xícara de açúcar
8 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
200g de amêndoas moídas
1 pitada de sal
raspas da casca de 1 limão
manteiga para untar e trigo para polvilhar



Aqueça o forno a 160 graus, unte e polvilhe uma assadeira média. (eu fiz vários bolos pequenos de tamanhos diferentes). Coloque a manteiga e o açúcar numa tigela grande e com a batedeira bata até conseguir um creme esbranquiçado.
Junte os ovos um a um e continue batendo até obter um creme bem fofo.
Enquanto isso, em outra tigela, misture a farinha, o fermento, a amêndoa, o sal e as raspas de limão. Com uma espátula, misture muito delicadamente os ingredientes secos ao creme de manteiga e coloque na fôrma.
Asse o bolo por mais ou menos uma hora, até que esteja crescido, dourado e firme (teste do palito).

Você pode servir com uma das mil receitas de cobertura de chocolate do livro dela, mas como eu tinha comprado uma cobertura de caramelo de sorvete importada que é maravilhosa e gosto de comer o bolo quente...ficou uma mistura absurdamente boa.

Comentários

Carla disse…
Pela aparência do bolinho, pode-se mesmo dizer que o bolo está, como você disse ao fim, estupidamente bom! hehehe!

A receita parece ótima, parece render um bolo fofo, aerado (como o seu ficou) e, melhor, delicioso. Gostinho de amêndoas moídas em bolo é sempre muito bom.
Flávia disse…
Olá!

Nossa adorei esta foto, ainda mais vendo depois do almoço com aquela vontade de um docinho, hum...

Mais um receita para eu me aventurar no find.

Bjs,

Flávia

Postagens mais visitadas