Sorvete de chocolate sem sorveteira






A história deste sorvete começou há pouco mais de 2 meses. Eu e meu marido fomos jantar na casa do chefe dele e na hora da sobremesa...que surpresa agradável...havia um sorvete de chocolate. Já bastava que fosse de chocolate para eu gostar na hora da idéia, apesar de não ser apaixonada por sorvetes, mas experimentei assim mesmo.

Mas quando fiz isso tive uma surpresa, pois o sorvete caseiro era surpreendentemente delicioso, fiquei sem palavras...não sabia descrever a sensação. Perguntei à dona da casa quem tinha feito e ela disse ter sido ela mesma, então minha obsessão desde aquele dia foi tentar conseguir este receita para fazer em casa, pois não é normal alguém que não gosta tanto de sorvete como eu se apaixonar assim.

Nestes 2 meses comecei a ler sobre várias aventuras culinárias nos blogs da vida e percebi como era difícil fazer um sorvete de qualidade, com os ingredientes certos e a dúvida de se comprar ou não uma sorveteira.

Ontem, depois deste tempo de espera, meu marido me mandou um email com a receita do tal sorvete que a Cristina - esposa do chefe dele -tinha me cedido...e quando vi a receita (que dizia o email em tom de brincadeira que era o segredo da família) me diverti com a sua simplicidade, uma vez que só usa 3 ingredientes e ainda por cima não precisa da sorveteira...até desconfiei se a receita estava certa.

Bom, mas mãos à obra. Como a receita era super simples eu tinha tudo em casa e fiz o sorvete na mesma hora. A receita falava em creme de leite e não especificava se era com o soro ou não, e eu havia lido o texto da Ana dizendo que quando a receita não diz nada, deve-se usar com o soro, mas fiquei desconfiada que, depois de misturar tudo, o sorvete nunca fosse endurecer, pois ficou uma mistura completamente líquida...com cara de leite com nescau...só que um pouco mais escuro, mas fui em frente e coloquei tudo no congelador.

Algumas horas depois não me contive e abri o pote para ver se havia começado a endurecer e vi que os cantos já estavam ficando durinhos, porém, apesar de ter misturado tudo com um fouet (lê-se fuê), ainda haviam pequenos pelotinhos do chocolate em pó flutuando na mistura, então peguei o fuê e dei mais uma misturada em tudo. Agora mais consistente.

No outro dia pela manhã o sorvete já estava duro, porém muito mais duro do que a consistência de um sorvete normal, e não na consistência que comi na casa dela, o que me faz suspeitar que, antes de comer você deve deixar ele fora da geladeira por algum tempo para atingir a consistência desejada (como faço para desenformar meu pudim de sorvete), o que dá um pouco de trabalho se você quiser comer naquela hora, mas vale muito à pena.

Fotos tiradas, aparência aprovada (apesar de que da próxima vez quero fazer com cacau em pó para ver se fica mais escuro e mais saboroso) passei para a melhor parte...experimentar (tive até que ligar para a minha dentista para pedir autorização, pois estou fazendo clareamento dos dentes e não poderia comer chocolate nestes dias...mas sorvete de chocolate não é chocolate né? Risos...vai fazer isso com chocólatra!!!)

Tive que tirar do congelador e esperar uns 20 minutos para poder comer, pois estava muito duro para retirar...só depois de 20 minutos é que consegui pegar o sorvete...mas a espera melhorou o sabor, que era como eu esperava...só precisava ser mais mole...o que será que deu errado? Vou tentar falar com a dona da receita depois e conto para vocês.


Receita:
1 lata de leite condesado
2 latas de creme de leite com o soro
6 colheres de sopa de chocolate em pó.

Misture tudo numa vasilha com um fouet e coloque para gelar.

Comentários

Táah Carparg disse…
Olá, eu já fiz alguns sorvetes antes e sempre pediam creme de leite sem soro ou fresco, vai ver foi esse o problema, beijos.
Pois é...este foi o primeiro sorvete da minha vida e uma das primeiras receitas do blog...depois disso até sorveteira já comprei e as receitas melhoraram muito..risos
beijos

Postagens mais visitadas