Pannacotta de Countreau e Maple com Bluebarry


Seguindo minhas experiências culinárias, este fim de semana resolvi fazer uma sobremesa que sempre achei lindo quando via no blog de vocês e com uma cara de irresistível e cremoso...a pannacotta.





Não sei porque, mas sempre achei que fosse absurdamente difícil de fazer, porque parecia tão delicado e nunca fui muito boa com doces com consistência de pudim, mas acabei por descobrir que era tão fácil e podemos usar tantas variações diferentes (que já estão povoando minha mente) que comecei a gostar do negócio.

Vi uma receita que usava Martini para fazer a pannacotta, mas eu não tinha esta bebida em casa e acabei substituindo pelo countreau. Confesso que ficou com um sabor de bebida bem forte e poderia ser mais delicado, por esta razão já vou colocar para vocês aqui na receita uma dose reduzida da bebida ok?

A consistência ficou perfeita e usei para a calda um açúcar de Maple que estava guardando para uma ocasião especial, que a Fabricia tinha me mandado (muito obrigada querida, de novo), com Maple Syrup e um resto de bluebarrys que eu tinha por aqui e ficou bem gostoso...tudo muito improvisado mesmo.






Esta receita é metade da original, como sempre, pois senão sobra muita comida por aqui, e rendeu 3 ramequins pequenos.

1 e 3/4 de folha de gelatina incolor
300 ml de creme de leite fresco
55g de açúcar
2 colheres de sopa de countreau (ou 3 colheres de martini)
Maple Syrup e frutas para decorar à vontade.

Coloque a gelatina numa vasilha e cubra com água e deixe por 5 minutos.

Numa panela coloque o açúcar e o creme de leite em fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar dissolver (cerca de 3 minutos). Escorra a água da gelatina e esprema bem para retirar o excesso e coloque só a gelatina na panela, sempre mexendo até a gelatina se dissolver por completo (é bem rápido). Desligue o fogo e acrescente a bebida (e eu acrescentei 2 gotinhas de corante laranja).

Despeje tudo nos ramequins e leve para a geladeira até endurecer.

Na hora de servir basta ferver um pouco de água, desligar, e passar o fundo do ramequim na pagua quente. Depois é só desenformar em um prato e decorar com a calda.



A calda eu fiz bem simples. Um caramelo bem ralo com o açúcar de Maple e depois juntei mais Maple Syrup e as bluebarrys e deixer ferver um pouco e coloquei para esfriar.

Comentários

Ficou maravilhosa!
Eu tb não conhecia esta iguaria e depois que fiz pela primeira vez, fiquei fã.
Amei a joaninha!
Bjs e Feliz Ano Novo! :)
By Claudia Lima - 1/12/2009 1:51 PM

Já que não comi a sobremesa, adorei o prato de joaninha...rs mãe
By beia_ayer - 1/13/2009 12:28 PM

Gostei da sua versão. Vou experimentar.
Bjs
Carla
By Carla - 1/13/2009 4:35 PM

Fer... EU QUERRRRRRROOOOOOO!
Lindo demais... devia estar fantastico!
Beijos!
By Carolina Almeida - 1/13/2009 8:14 PM

A Joaninha é obra da minha mãe Claudia. Ela pintou este prato para mim.

Valeu mãe, vc pinta muito bem mesmo...risos.

Carla, só lemre de diminuir a bebida porque ficou bem forte.

Carol, Este não dá para mandar amiga...mas qdo vc vier eu faço tá?
By Fernanda Pereira - 1/15/2009 10:12 AM

Olá Fernanda! Conheci seu blog por acaso. Estava procurando receitas com romã, e caí direto no sorvete. Mas pra falar a verdade, fiquei com muito mais vontade experimentar essa pannacotta. Achei tão legal o seu blog, que resolvi te adicionar no favoritos. E aproveitando o comentário, gostaria de saber se em fevereiro v vai fazer algum desafio. Beijo!
By Evelyn - 1/18/2009 9:53 PM

Evelyn...fico feliz de estar nos seus favoritos e de você ter gostado. Eu não tenho feito os desafios, porque estou trabalhando muito e não tenho tempo de fazer a coisa bem feita, e para fazer mal feita eu não faço não...risos, mas espero te ver sempre aqui ok? e logo que o rito diminuir aqui eu faço um novo tá?
Beijos
By Fernanda Pereira - 1/19/2009 5:08 AM

Oi Fer, sou amiga da Nara, e vim te fazer uma visita...menina vou ter visitas fim de semana q vem, e ja achei minha sobremesa. Parabéns pelo Blog e suas delicias!! Beijocas!!
By Monica - 3/6/2009 4:56 PM

Se é amiga da Nara é sempre bem-vinda...ela é um doce de pessoa.
Espero que suas visitas tenham gostado.
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 9:36 AM
Fabrícia disse…
Fer agora que vi que recebeste a cartinha .... poxa como chegou até você? Me lembro que havia dito que não recebeu e tal .....
beijos.
Fa, te mandei um email dizendo que tinha chegado. Você não recebeu?

Bom amiga, chegou SUPER atrasado, mas chegou. Eu já tinha vindo de mudança de Recife, mas minha vizinha de lá me mandou para cá e fiquei super contente. Os adesivos para a páscoa guardei para o ano que vem...risos.
Saudades de vc.
Beijos

Postagens mais visitadas