Lentilha de ano novo.


No Reveillon fui para a casa de uma amiga aqui em Sorocaba, e como todos sabem, Reveillon é sempre uma festa com MUITA comida e também com muitas tradições.
Eu costumo sempre fazer a tal listinha de resoluções para o ano que está chegando, que é uma coisa que eu gosto, além de outras coisinhas mais, mas eu nunca tinha seguido nenhuma tradição culinária, do tipo comer Nhoque com uma nota de dinheiro embaixo do prato e tal.

Mas desta ves esta minha amiga tinha feito lentilha, e disse que daria sorte comer 7 colheres da tal sopa. Eu não sou muito chegada e me recusei no princípio, mas daí meu marido resolveu comer...bem do meu lado...e aquele cheirinho foi subindo e quase me senti num daqueles desenhos do Tom e Jarry onde o ratinho sai hipnotizado até o queijo sabe?

Não resisti e pedi um pouco...estava um ESPETÁCULO...assim como tudo o que ela cozinha.

Dito e feito...comi as 7 colheres, repeti e acabei ficando apaixonada. Em menos de 2 dias já estava eu na cozinha de casa fazendo o danado de novo...e não é que ficou bom também?

Deixei a lentilha de molho de um dia para o outro e escorri. (Não gosto de usar a água do molho porque me dá queimação depois).
Numa panela eu fritei no azeite umas linguiças picadinhas e bastante bacon, cebola e alho. Depois juntei a lentilha e cobri com água e coloquei na pressão. Depois de cozido, mas ainda com os grãozinhos visíveis, eu temperei e daí foi só comer. Simples, nutritivo e delicioso.

Valeu Lu por ter me ensinado mais esta e agora vai virar tradição no meu ano novo também.

Comentários

Adoro lentilhas tb. Vou fazer essa receita, com certeza. Bjs.
By Roberto - 1/20/2009 9:47 AM

Ai que fome...rs
By rafael.piovesan - 1/21/2009 9:10 AM

Ahh... li sua postagem sobre a casa da esfiha de Indaiá...
Bom, trabalhar aqui tem suas vantagens... vou sempre.
Mas vc perdeu o melhor deles.... O BEIRUTE DE MIGNON.... "DIVINE" (aff, viado é fresco mesmo)!!!
Então é isso... se bem te conheço vc vai dar um jeito de voltar pra comer... e nesse dia... quero estar junto...rs
L* U!!!
Kisses
By rafael.piovesan - 1/21/2009 9:13 AM

Rafael...meu amor...com certeza vou de novo e te aviso sim...vc como guia é mil vezes melhor.
Beijos
By Fernanda Pereira - 1/21/2009 3:37 PM

Boa receita de lentilha, mas se eu quiser faze-la, vou ter que reduzi-la bastante. Aqui em casa somos eu, minha mãe e meu irmão, sendo que meu irmão não gosta de lentilha nem de linguiça, e minha mãe prefere outros tipos de comida. Nessas horas é que eu gostaria de ter uma daquelas famílias gigantes, pra preparar um banquete, rsrsrs.
Beijos!
By Evelyn - 1/23/2009 9:52 AM

Oi Fernanda, também aprendi a gostar de lentilha muito tarde e por coincidência com uma assim com liguiça e bacon também... acho que este é o segredo do sucesso da lentilha mesmo :)
By Luciana Betenson - 1/23/2009 8:53 PM

Receita de lentilhas eu não deixo passar de maneira alguma, adorei!!


www.saboresdalica.blogspot.com
By Eliana Scaramal - 1/26/2009 3:18 PM

Agora digo eu valeu Fernanda vou fazer esta receita:)))Deixei um miminho no meu cantinho beijinhos com muito carinho
By isabel - 1/31/2009 1:16 PM

Yummy yummy, estes dias tentei entrar aqui e não sei o que aconteceu que parecia fora do ar, levei um susto, ainda bem que está aqui firme, forte, orgânica, saudável e com receitas deliciosas. Bjs! ah, aquela panacotta... que isso.......... :-)
By Cris - 2/9/2009 1:44 PM
Meninas, obrigada...
Cris, vc é uma figura...firme, forte e orgânica...na medida do possível...risos.
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/9/2009 4:18 PM

bom fim semana bjs
By kikas - 2/20/2009 2:09 PM

Oi, Fer!
Só agora postei o resultado do desafio dos doces finos lá no blog.
Bom final de carnaval pra você.
Bjs.
By Gina - 2/23/2009 8:50 AM

Olá,
Adoro lentilha em qquer época do ano! Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça por lá e depois me diga o que achou.
um abraço
Cal Moreira
By Cal Moreira - 3/12/2009 8:06 AM

Gina, você está que nem eu...estou hoje respondendo comentários no blog do mês de janeiro...veja só...eta mundinho corrido.
passa paa visitar meu blog novo http://www.primaveraminha.blogspot.com

Cal...vou lá visitar sim
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 9:33 AM

Postagens mais visitadas