Desafio dos doces finos - minha contribuição - CEREJAS BANHADAS


Normalmente coloco minhas contribuições dos desafios no último dia no post com todas as participações, mas como senti este mês, pelos comentários no post, que o povo tá morrendo de medo do desafio de outubro, resolvi colocar uma contribuição logo de cara para fazer vocês acreditarem que doces finos não são bichos de sete cabeças e que todo mundo pode participar e ainda aprender uma coisa nova.

Escolhi para esta primeira participação as cerejas banhadas, que ficam bonitas e uma delícia, mesmo para quem não é muito chegada em cerejas em calda como é o meu caso.





O segredo aqui é comprar cerejas de boa qualidade, que sejam feitas da fruta mesmo (e não artificiais), daquelas que vendem com o cabinho ainda.

Para usá-las nesta receita eu escorri toda a calda dela numa peneira e deixei na minha geladeira de um dia para o outro na peneira escorrendo bem, e depois ainda enxuguei delicadamente várias vezes no papel toalha, para ela ficar bem sequinha. Vou dar a receita para um cento de doces, mas caso queira fazer menos só para experimentar, basta reduzir as medidas que também dá certinho.

Ingredientes para 100 doces:
3 latas de leite condensado
300g de cerejas com o cabinho (ou 100 cerejas)
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher de sopa de farinha de trigo
50g de chocolate branco para banho (fracionado) picado

Deixe as cerejas sequinhas como comentei ali em cima.
Numa panela (eu prefiro as panelas de pressão para fazer doces que são mais grossas e não queimam o fundo do doce) coloque o leite condensado, o creme de leite e a farinha e mexa em fogo médio até que desgrude do fundo da panela. O ponto exato é quando você consegue deitar a panela para um lado e o doce (que está todo concentrado numa bola) desce todinho para o outro lado na mesma bola.

Coloque esta mistura num prato umedecido com água e espere esfriar bem...se possível na geladeira para ficar bem firminho.

Depois de frio, vá pegando colheradas do doce e envolvendo cada cereja, deixando os cabinhos à mostra. Leve para a geladeira para esfriar uns 20 minutos, assim o chocolate vai endurecer mais rápido na hora que der o banho, em contato com o doce frio.

Derreta o chocolate branco em banho-maria, não esquecendo que o chocolate de banho (o fracionado) não suporta temperaturas altas, por isso a água deve estar numa temperatura que você consiga ficar com a mão dentro dela, senão o chocolate cozinha e fica grosso, sendo impossível usar para o banho. Caso use microondas, vá colocando de 30 em 30 segundos usando sempre a potência média para não queimar.



Pegue os docinhos pelo cabo da cereja e banhe no chocolate, colocando para escorrer no papel manteiga. Eu decorei com açúcar colorido para ficar mais bonitinho. O chocolate fica duro rapidinho por estar gelado o doce, daí basta cortar as rebarbas de chocolate com uma tesoura e colocar nas forminhas.

Este doce pode ficar até 10 dias fora da geladeira sem estragar. Caso queira usar a cereja in natura, também pode, mas daí a validade é de apenas 1 dias...deve ser consumido no mesmo dia que fizer, o que é bem difícil.


CRIOU CORAGEM AGORA? OLHA QUE DELÍCIA ELE POR DENTRO...VAMOS PARTICIPAR DO DESAFIO????


E NÃO ESQUEÇAM DE VOTAR NO SEU DRINK FAVORITO ATÉ DIA 10/10...NO POST AQUI EMBAIXO TÁ?

Comentários

Uau... que coisa mais linda, mais chique.. e dá um certo trabalho, né? Fer, vou com tudo neste desafio! não vou ficar com "medo" e vou arriscar algo! Só não sei o que farei, pra variar um pouco! :)

Parabéns! Seu doce ficou demais!
Bjos, Glau
By Glau - 10/6/2008 1:26 PM

Chique demais menina!!
By Eliana Scaramal - 10/6/2008 1:36 PM

Fer, que coisa mais linda essas cerejas! Deliciosas e muito originais. Eu com certeza - como já tinha te dito - vou participar e não vou deixar o medo tomar conta não.. rsrsrs... já tenho meio que idéia do que vou fazer... na verdade, estou indecisa entre algumas opções.. rs... o marido e a filha estão me deixando doida!
Bjão, querida!

Mari
By Mari - 10/6/2008 2:25 PM

Eu tô igual a Glau, disposta. Vmaos lá meninas e meninos, coragem.
Inspirem-se neste post que estou aqui babando...Amo cereja, com chocolate branco, então, perfeito. Bj Fer.
By Téia - 10/6/2008 2:43 PM

Fer, que coisa mais linda e mimosa!! Fiquei aqui literalmente a babar-me em frente ao ecrã do computador... :) Que capricho!

Eu também estou com muita vontade de participar neste desafio mas ainda não escolhi uma receita, está difícil pois não encontro muitas de doces finos...

beijinhos
By Filipa - 10/7/2008 6:23 AM

Fer do céu, que maravilha esse docinho, como disseram as amigas acima, estou literalmente babando por aqui, rs!
Lindo, lindo!
Beijinhos doces.
By Andréa - 10/7/2008 8:09 AM

Meu Deus!!
Dieta desse jeito fica dificílimo *rsrsrsrsrrs*
Menina, que docinho incrível, pois além de ser relativamente rápido é de dar água na boca :9
Olha, estou tomando coragem e organizando o tempo, pois esse desafio despertou meu lado confeiteira :)
Bjoks!
By Sandreane - 10/7/2008 9:15 AM
Hummm... Que delícia, Fer! Com esta foto do interior você convence qualquer um! Para completar eu amo cereja, em calda ou não! E ficou lindo! Muito fino mesmo!
Beijocas
By Flavinha - 10/7/2008 9:24 AM

Ai, Fer, ainda não sei o que fazer! Não achei receitas de doces finos... :(
By Taís - 10/7/2008 3:18 PM

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)


Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

wservir@gmail.com
By octavio - 10/8/2008 11:33 AM

estou muito inclinada a participar, mas ainda nao encontrei a receita pra fazer
Os seus doces ficaram divinos
bj
By vivian - 10/8/2008 10:05 PM

Fer, você acertou em cheio, nunca fiz doces finos, ainda mais sofisticados destes que requerem habilidades manuais, além do sabor que deve ser divinal.
Não adianta o doce ser bonito e ser ruim. As suas cerejinhas estão adoráveis. Esta receita acho que sou capaz de fazer, apesar do ponto...seria parecido com o do brigadeiro ou mais firme? Bem, vamos ver.

bjs
By Cláudia - 10/8/2008 10:06 PM

Meninas...e meninos...obrigada...pelos elogios e por tudo, não pude responder cada comentário, mas li todos.

Claudia, o ponto é o do brigadeiro mesmo, mas por causa do creme de leite fica mais cremoso...
Beijos
By Fernanda Pereira - 10/9/2008 10:07 AM

Vc agora me deixou com saudades das festinhas no Brasil. O pessoal aqui não é muito chegado em doces e dificilmente há desses assim gostosinhos.
By Agda - 10/10/2008 12:35 PM

Olá Fer,

Que bom que encontrou a música da trilha de House!

Desculpe pela demora, é q como disse no último post do meu blog que você vistou, ele está DESATIVADO!!!

Peço que acessem meu SITE atual (http://www.filmeseseries.com/), onde encontrará as TEMPORADAS COMPLETAS de House, além de muito mais séries!

Também encontrará a trilha sonora da 4ª temporada de House!

[]’s
Henrique Orsi.
By Henrique Orsi - 10/10/2008 5:11 PM

Fer os doces ficaram lindos e certamente deliciosos!
Aqui nos EUA não existem estes tipos de doces, muito menos estas forminhas e apetrechos tão lindinhos.
Bjs :)
By Claudia Lima - 10/12/2008 10:37 PM

Agda, então mata a vontade participando do desafio, e faz um docinho gostoso aí...

Henrique, obrigada pela resposta, vou lá ver sim.

Quê isso Cláudia, onde vc mora? Minha irmã compra as forminhas onde ela mora sim...
Beijos
By Fernanda Pereira - 10/13/2008 5:57 AM
Fer, parabens pelas lindas cerejinhas. Estou aguada de vontade.

Tenho que fazer sua receita, soh nao vai ser com creja porque aqui ja se foram. Vou tentar com uvas. Deve ficar bom tambem, neh!

Bjs
By Odete - 10/16/2008 11:26 PM

Lindas as suas cerejinhas!!! Como faço p/ participar???
By Manuela - 10/17/2008 7:12 AM

Fer, já publiquei no manga.
Bjs
By nana - 10/20/2008 7:10 PM

Ádorei sua receita, só não sei onde comprar estas cerejas em calda com cabinhos, pode me dar uma dica?
bjs
Lana
By Lana - 10/21/2008 8:46 PM

Amiga, to com uma dúvida! Eu ainda não entendi que cerejas são essas. São as da fruta que a gente compra na feira, a cereja de verdade, ou são aquelas que vem dentro de um vidro, com calda e etc? Porque essas que vem em calda não tem cabinho. Ou tem? To confusa! uhaduihashdasd
beijos, b :*
By Bruna Pizarro - 12/4/2008 7:33 PM

OLÁ,

AONDE VOCÊ COMPROU CEREJAS EM CALDA COM CABINHO?

OBRIGADA,

LUCIANA
Por favor, enviar resposta para meu e-mail
By LUCIANA - 4/2/2009 2:40 AM

Postagens mais visitadas