Bolo de laranja com sementes de papoula





Este bolo na verdade foi um parto, porque desde que comprei o livro (Bolos - da Joanna Farrow) e dei minha primeira folheada por suas fotos maravilhosas, fiquei apaixonada pela receita e, principalmente pela aparência do bolo de laranja com as sementes de papoula e logo resolvi que seria minha primeira experiência do livro. Pois é, mas não tardou para eu descobrir que em determinados lugares, como por exemplo em Recife, não se encontra estas sementinhas com esta facilidade e apesar de percorrer todos os lugares que eu conhecia aqui (pois ainda conheço poucos) não as encontrei. Cheguei a entrar no blog do Prato Fundo, pois lá tinha uma receita que também levava este ingrediente e o Victor (dono do blog) comentou que elas não tinham sabor algum, só a aparência mesmo e que poderia mandá-las para mim (aliás agradeço demais a gentileza).
Mas hoje eu estava num Pão de Açúcar comum da via, destes que já fui mil vezes desde que cheguei aqui, e como de costume, quando passei pela ala dos temperos, olhei de novo com aquela “esperança que é a última que morre” sabe? E não é que não é desta vez que ela morreu mesmo? Achei as benditas sementes de papoula e voltei toda feliz pra casa e me pus a fazer o bolo rapidinho. Não é difícil, apesar de que tinha um ingrediente que eles traduziram como leitelho, o que presumi que fosse leite, uma vez que nunca ouvi esta palavra na minha vida e já estava no meio da receita...mas depois que acabei e fui ver no wikipédia, "O leitelho ou leite de manteiga é o produto residual da transformação de leite integral em manteiga". Continuo sem saber o que é (me esclareça quem puder ou quiser) mas confesso que o bolo ficou uma delícia com o leite na mesma medida.
Outra coisa é que na receita dizia 45 min de forno a 160 graus e meu bolo demorou cerca de 1 hora e 10 min, deve ser a diferença da consistência do leite para o tal do leitelho.
Olha que coisa linda!!!




Ah!! Estão vendo as raspas de laranja, estreei minha mais nova "ferramenta" - meu Zester Cuisipro que funciona que é uma beleza.




E a minha "mini-cobaia" (a fofa da minha filha) amou o bolo com, como disse ela, "carrapato"...risos.





Receita:
300g de farinha de trigo com fermento
150g de manteiga sem sal amolecida
250g de açúcar
3 ovos batidos
3 colheres de sopa de sementes de papoula
raspas da casca e suco de 2 laranjas (aqui eu adaptei a quantidade)
1 colher de chá de fermento em pó
250 ml de leite (na receita pede o leitelho)
glacê para cobrir opcional

Preparo:
Unte uma forma de biraco no meio com manteiga e polvilhe com o trigo. Pré-aqueça o forno.
Bata a manteiga com o açúcar até formar uma mistira leve e fofa. Aos poucos acrescente os ovos, batendo sempre.
Sem bater, misture as sementes de papoula, as raspas da casca de laranja e metade do suco.
Peneire a farinha e o fermento e use uma colher de metal para misturar os ingredientes, até a massa estar homogênea. Coloque na forma e leve ao forno em temperatura de 16o graus (na receita pede 45 min, o meu levou 1 hora e 10 min.).
Deixe amornar e desenforme. Jogue por cima o suco da outra laranja e o glacê.

Comentários

Aaeeeee! Fico feliz que tenha achado e foi bem mais fácil do que onde eu moro, em mercado normal não tem mesmo por essas bandas de cá. :) Teria mandado mesmo, sem problema algum. :)

Leitelho é a mesma coisa que buttermilk, e como você já descobriu é o líquido que sobra quando se faz manteiga. Da mesma forma que o sour cream e crême fraîche, ele tem o sabor ácido/azedo.

As substituições possíveis são: usar iogurte, leite na mesma proporção. Ou tentar fazer em casa, para cada xícara de leite vai 1 colher (sopa) de limão ou vinagre, e espera que talhe, uns 10 minutos.
By Vitor Hugo - 1/29/2008 5:24 PM

Legal né? Achei da companhia das ervas, naqueles tubinhos de ensaio sabe?

Legal você ter me esclarecido do leitelho...usei leite, mas acho que com iogurte ia ficar com uma consistência melhor.

E quando precisar de algo daqui pode pedir.
Abraço
By Fernanda Pereira - 1/29/2008 5:43 PM

Tenho aqui as sementes... Estava procurando uma receita e com a carinha linda da sua mini cobaia... deu até vontade de fazer!...
O bolo também tem uma "cara" deliciosa!!! Um abraço.
By Sueli (Espanha) - 3/28/2008 4:44 PM

O bolo é uma delícia mesmo...obrigada pela visita...beijos
By Fernanda Pereira - 3/30/2008 10:39 AM

Postagens mais visitadas