Pavê sem glúten "milionário" no vidro e minha larica que será satisfeita!!!



Vamos começar do começo certo?

Primeiro, porque o título chama pavê "milionário"? 
Sempre que eu via uma receita simples de pavê na internet ou em sites de culinária, o título era "pavê de pobre", não sei de onde vem o nome, pode ser por conta da simplicidade dos ingredientes, já que os pavês de pobre eram feitos com um creme branco, um de chocolate e biscoito de maizena, suponho que seja este o motivo.

Aí passamos para outra etapa da história, eu não comia pavê há anos, não sei se porque não era um doce usual da minha mãe e nunca tive este costume, ou se tem outro motivo que ainda não descobri, mas o certo é que quando conheci meu noivo, um dia ele disse que ia me fazer uma especialidade dele, um pavê delicioso!!!
O QUE?????????
Não era delicioso minha gente, era dos deuses e eu nem achava pavê um doce assim tão bom, mas comi um refratário inteiro em 2 dias e depois disso fiquei viciada no maldito doce.

Lindo né? Romântico?
Pois é, mas daí veio logo em seguida a danada doença celíaca, comecei a ver tudo o que podia e não podia comer, e o dia que me dei conta que o pavê era de biscoito de maizena (e apesar de maizena não ter glúten o biscoito tem) e que eu não poderia comer mais este doce quase tive uma depressão :). Exageros à parte, fiquei meio que obcecada pra comer o tal doce que me conquistou, mas não achava uma bolacha que desse pra colocar no lugar (não se esqueçam que moro no interior e a variedade aqui é uma #$#%$#$@$#8), continuando...

Ontem fui no Supermercado de uma cidade vizinha e vi um pacote de biscoito Maria sem glúten e a cabeça na hora já pensou: "Posso fazer pavê com este biscoito no lugar do outro" eeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

Sabe quanto custa um pacote de biscoito de maizena em média? R$3,00 um pacote de 200g
E quanto custa o Maria sem glúten? R$ 13,90 o pacote de 125g

Então gastei o equivalente a uma pizza só com biscoito (dói, mas a vontade era de matar), respirei fundo e mudei o nome do pavê pra PAVÊ MILIONÁRIO kkkkk, afinal de contas este vai ser o pavê mais caro da minha vida, mas como segunda-feira é meu aniversário e vai ser o primeiro ano sem bolo de festa por causa do glúten, eu enfiei na minha cabeça que merecia e pronto.

História comprida né? Mas eu tinha que dividir kkkk

Daí resolvi me fazer um outro agrado, e enfeitar meu pavê fazendo ele num pote de vidro bem lindo que nem estas sobremesas que a gente vê nas fotos do Pinterest, porque eu também mereço, e acabou que fiquei maravilhada com meu pavê que está na geladeira curtindo pra ficar maravilhoso e eu comer amanhã depois do bife à parmegiana sem glúten que meu pai vai fazer pra mim. Ufa, vamos ao que interessa, a receitinha bem fácil que você pode fazer com biscoito normal se quiser ok?
Esta é a minha versão modificada do pavê porque nunca sei fazer a receita igual me ensinam...é um vício e porque a do meu noivo é muito boa, a minha vai ficar diferente por causa da bolacha e ainda não provei pra saber.



Creme branco:
1 litro de leite
2 colheres de sopa de maizena
1 lata de leite condensado
4 gemas
baunilha à gosto
1 caixinha de creme de leite em temperatura ambiente

Coloque todos os ingredientes, menos o creme de leite em uma panela e mexa até engrossar (não pode ficar nem mole e nem duro demais, pra podes espalhar por cima das bolachas sem molhar demais e deixar elas moles).
Outra coisa, dissolva a maizena num copo de leite antes de colocar na mistura, pra não sobrar pelotes dela no creme ok? Espere este creme esfriar bem (mexa de vez em quando pra não formar aquela película por cima) e quando estiver frio misture o creme de leite.
Reserve

Creme de chocolate:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa cheia de margarina
2 colheres de sopa de chocolate em pó

É tipo um brigadeiro mais mole, mas eu sou metida demais e coloquei chips de dark chocolate da Callebaut (uma mão cheia) e creme de leite fresco (cerca de meia xícara).
Coloque no fogo e mexa até começar a engrossar, mas não muito senão não espalha por cima do doce depois.

Começo o fundo do vidro com uma camada do biscoito banhada no leite com chocolate em pó, depois uma camada de creme branco, mais uma de bolacha, e outra de creme branco.
Daí eu fiz uma camada de amêndoas sem casca trituradas grande (opcional) e coloquei mais uma de creme branco.
E finalizei com a última camada de bolacha, creme branco e por cima de tudo o brigadeiro.



Uma coisa horrorosa!!!!!
Depois coloque na geladeira de preferência de um dia pro outro, pra bolacha absorver o sabor do creme....ai, tenho que ir comer o meu, não vai dar pra esperar amanhã não. Licença...FUI!!!



Comentários

Hellen Lopes disse…
Oie!! Tudo bem?
E ai? Deu certo sua receita??? Só de ler já me deu vontade!!
Vou fazer também, obrigada pela dica!
Oi Hellen, deu super certo e ficou divina, faz mesmo e depois me conta ok?

Postagens mais visitadas