Chocolate chip cookies e o "feliz dia das crianças"



Há muito tempo atrás eu fiz aqui no blog uns cookies de chocolate da Nigella que viraram os preferidos da vida da minha filha.
Toda vez que falo que vou pra cozinha fazer qualquer coisa, logo vem o pedido "mãe, faz cookie de chocolate?"
E pra falar a verdade nunca mais fiz aqueles, porque não gosto de repetir receitas, a não ser que eu goste MUITO.
Então resolvi procurar receitas novas de cookies pra fazer pra ela e estava em débito já há algum tempo, quando achei esta receita numa das minhas horas de viagem no Pinterest.

A receita tem um monte de ingredientes e algumas "frescurinhas" completamente necessárias, como polvilhar um pouquinho de sal antes de assar os cookies, mas eles realmente ficam deliciosos, mas ainda não ganharam da primeira versão não...eu confesso.

Mas minha filha amou, ainda mais porque as fotos para o blog vieram com dedicatória que foi surpresa pra ela. Este foi o meu "feliz dia das crianças" culinário.




Vamos à receita:

2 xícaras menos 2 colheres de sopa de farinha de bolo
 1 e 2/3 xícaras de farinha de pão      
 1 e 1/4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
 1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó 
 1 e 1/2 colheres de chá de sal grosso  
 2 e 1/2 varas (1 1/4 xícaras) de manteiga sem sal
 1 e 1/4 xícaras de açúcar mascavo
 1 xícara mais 2 colheres de açúcar granulado
 2 ovos grandes
 2 colheres de chá de extrato de baunilha natural
 1 e 1/4 de xícaras de gotas de chocolate amargo
 flor de sal

Peneire as farinhas, o bicarbonato, o açúcar mascavo, o fermento e o sal em uma tigela. Reserve.Na batedeira (planetária) bata a manteiga e o açúcar juntos até obter uma massa leve, cerca de 5 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, misturando bem após cada adição. Misture a baunilha. Reduza a velocidade para baixo, adicione os ingredientes secos e misture até que apenas estejam todos combinados, 5 a 10 segundos. Desligue a batedeira e misture os chips de chocolate com uma colher até  incorporá-los sem quebrá-los. Coloque um filme plástico na vasilha, tampando, e leve a massa para a geladeira por 24 a 36 horas. A massa pode ser usada em lotes, e pode ser refrigerado por até 72 horasQuando estiver pronto para assar, pré-aqueça o forno a 200 graus. Forre uma assadeira com papel manteiga ou uma esteira de cozimento antiaderente. Fazer bolas com a massa (do tamanho de bolas de golfe generosas) na folha de cozimento, certificando-se de deixar um espaço entre elas, pois depois de esquentar ela vai achatar e pode grudar uma na outra. Polvilhe levemente com a flor de sal e asse até dourar, mas ainda macio, 18 a 20 minutos. Transferir folha para uma gradinha por 10 minutos, em seguida, deslize os cookies para outra grelha para esfriar um pouco mais. Repita com a massa restante, ou massa de reserva, refrigerado, para assar lotes restantes no dia seguinte.



Comentários

Vanderleia disse…
Esse cookie com leite frio adoraria neste momento.Ficou ótimo.Beijos.
Patricia disse…
Oi por favor me retire uma duvida, não entendi quando vc fala em farinha para pão e farinha para bolo. É porque uma é aquela que ja vem com fermento quimico e a outra não? bjs e obrigada.
Patricia, olha este link que acho que vai tirar todas as suas dúvidas...
Beijos
http://www.lacucinetta.com.br/2008/11/padaria-de-domingo-26-farinha-de-trigo.html
Nereime disse…
Oi Fer, que coisa linda seu carinho com sua filhota, uma lição de amor.Me deu saudade da minha filha que hoje já é uma mulher e mora em outro país, sabe, vez ou outra ela me relata lembranças de coisas que fazíamos juntas na sua infância e de como isso impactou sua vida de forma positiva.
Pode ter certesa que esses cookies além de deliciosos vão ser mágicos para a vida da sua pequena Sarah.(lindo nome, é chara da minha mãe!!!)
Um super beijo!

Postagens mais visitadas