Homus pra lembrar da Jo e do Marcelo



Nos dias que fiquei na casa da minha irmã, o que mais fizemos foi pic-nics na parte da tarde. Como lá anoitece bem tarde a gente conseguia ficar nos parques até tarde com as crianças aproveitando o sol e as comindinhas que levávamos para colocar o papo em dia.
Uma das coisas que mais comi (porque me apaixonei) foi um homus que ela comprava pronto em embalagens individuais pra gente comer com torrada, e eu comi MUITOOOO.
E das vezes que saímos pra passear com meu cunhado eu sempre tomava uma cerveja também que eu adoro lá...que é mais forte e mais encorpada.






Sendo assim, hoje me bateu uma nostalgia e fiz assim. Fiz o homus, comprei a torrada e a cerveja (esta é de Boston) e mandei ver na saudade.
A receita de homus é do Panelinha e é uma delícia.
A receita pede para vc colocar o grão-de-bico de molho, ferver, descascar...
Eu como sou uma pessoa prática ao melhor estilo Nigella Lawson, comprei os meus já cozidos, prontos pra usar, embalados à vácuo, porque ninguém merece tirar pele de grão-de-bico nesta vida...risos.


Ingredientes

300 g de grão-de-bico
suco de 1 limão
1 dente de alho descascado
100 g de tahine
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de Preparo

Coloque o grão-de-bico numa tigela e cubra com água. Deixe de molho por no mínimo 4 horas.

Escorra a água do molho e transfira os grãos para uma panela grande. Cubra os grãos com 1 litro de água. 
Leve a panela ao fogo alto e deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos ou até ficar macio, mas tome cuidado para não deixar desmanchar. 
Quando o grão-de-bico estiver cozido, retire do fogo. Escorra a água, mas não toda. Uma parte dela será usada para bater os grãos. 
Retire as cascas dos grãos com as mãos e despreze-as. 

No processador de alimentos, bata o grão-de-bico descascado, o alho, o suco de limão e o tahine. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Adicione a água do cozimento aos poucos e bata até obter uma pasta homogênea. O ponto deve ser o de um patê grosso.

Retire o homus do processador, coloque num prato. Se quiser, acrescente azeite sobre a pasta ou decore com páprica picante. Sirva com pão sírio.

Comentários

Vanderleia disse…
Oi Fer, também sou adepta da praticidade.Adorei a dica dos grãos ja cozidos.Matar as saudades dessa forma ficou muito bom hein, rsrs.
Adorei a receita.
Beijos querida e uma linda semana
Beijos e uma ótima semana pra vc tb querida...e obrigada pela visita sempre.

Postagens mais visitadas