Pão de "linguiça" da Vó Zita - confort food




É meio óbvio que todas as receitas que você já reproduziu alguma vez na sua vida foi alguma receita que foi passada por gerações de alguma família, sendo que muitas delas foram adaptadas com o tempo por causa de falta de ingredientes, ou locais, ou várias outras razões.
Esta receita é mais uma destas receitas passada de mãe para filha, mas que eu nunca vi em nenhum dos milhares livros e receitas que já li por aí. Penso que se minha Vó não tivesse ensinado uma de minhas tias, e que se meu pai um dia não pedisse a receita a ela para minha mãe fazer, e não a fizesse durante todos estes anos, ela estaria perdida já na memória só de uma família.

Nós chamamos de pão de linguiça, mas na verdade a receita não tem absolutamente nada de linguiça, a não ser carne de porco moída...que é a única razão para eu entender a associação do nome.

MASSA
600 gramas de trigo

1 colher de sopa de fermento
200 gramas de margarina
1 colher de chá de sal
Leite suficiente para dar liga a massa até ela desgrudar da mão e da vasilha

As fotos foram tiradas por mim e meus pais foi quem fizeram a receita que compartilho com vocês.





 RECHEIO
1 kg de carne de porco moída
100 gramas de queijo ralado
2 ovos
1 porção de azeitona picada
2 cebolas cortada em rodelas finas
2 tomates grandes cortados em rodelas finas




PREPARO

Massa: Misturar o sal o fermento e a margarina com a farinha, em seguida vá misturando o leite aos poucos enquanto está sovando a massa até ela adquirir consistência lisa e um certo brilho, deixe a massa descansar por meia hora. Quando for fazer os pães divida a massa em dois ou três pedaços.


Carne: A carne moída deve ser levada ao fogo para refogar, sem mexer muito para não juntar água.
Não adicione água ao cozimento.
Quando ela estiver cozida, mas ainda bem clarinha, desligue e acrescente o queijo ralado e os ovos, misture um pouco e deixe-a esfriar. Ela não deve ficar muito cozida, pois ainda vai assar depois.




Abra a massa como se fosse uma pizza, em seguida espalhe a carne em toda sua extensão (deixe só um espaço nas bordas), coloque as rodelas de cebola e tomate (atenção, não economize na quantidade destes ingredientes, pois são eles que vão deixar o pão úmido), coloque as azeitonas. Enrolar o pão com cuidado para não romper a massa, em seguida coloque o pão em forma polvilhada com farinha de trigo, passe sobre ele uma gema batida de ovo.


Leve ao forno quente até o mesmo ficar corado e estará pronto para ser servido.










Comentários

Postagens mais visitadas