Crumble de morango


Todo ano chega a época dos morangos e eu saía correndo para comprar...para quê? Para comer com chantilly, para fazer suco, para fazer sorvete e para fazer merengue. Não fujo disso.

Daí fiquei pensando...sei cozinhar bem e não saio da minha zona de conforto com os morangos? porque???
Daí comecei a ver nos blogs que eu leio uma receita aqui, outra ali, e comecei a fazer uma lista de receitas diferentes com morango que eu quero experimentar este ano. Primeiro fiz o sorvete do Victor Hugo que é feito com uma técnica diferentes dos que eu fiz e que fica maravilhoso, mas as fotos ficaram ruins e eu acabei não publicando.
Eu já fiz aqui no blog sorvetes de morango e amoras e de morango com manjericão.

Daí vi esta receita da Pat do Crumble de Morango e parecia irresistível.

Crumble de morango


185g de morangos, sem os cabinhos e cortados ao meio no sentido do comprimento
1 colher (sopa) de açúcar refinado
½ colher (sopa) de suco de limão siciliano – usei limão verdinho
3 ½ colheres (sopa) - 49g - de manteiga sem sal, gelada e picada
½ xícara + 1 colher (sopa) - 80g - de farinha de trigo
3 ½ colheres (sopa) - 42g - de açúcar refinado
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Unte com manteiga dois potinhos refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada. Divida os morangos entre eles, salpique cada um com ½ colher (sopa) de açúcar e regue com o suco de limão.
Coloque a manteiga, a farinha, o açúcar e o sal numa tigela e, usando as pontas dos dedos, vá unindo a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofa grossa. Espalhe esta farofinha sobre os morangos, coloque os potinhos numa assadeira e leve ao forno por 25-30 minutos ou até dourar.
Sirva morno com creme de leite fresco ou iogurte natural.

Vou ser honesta com vocês...eu mudei algumas coisas na receita...como sempre, porque já tinha visto a Nigella fazer com um toque de vinagre balsâmico e tal...e não sei se eu não fiz direito ou se é o sabor mesmo, mas alguma coisa não me agradou neste doce. Gosto de doce bem doce e este não ficou para meu paladar...mas é gostoso para quem gosta de doces mais azedinhos.

Comentários

Patricia Scarpin disse…
Ah, que pena que não ficou do seu agrado... Mas ficou lindo. E a tigelinha é fofa!
Oi Pat...esta tigelinha é uma graça mesmo né? Comprei há um tempo na Tok Stok e nunca tinha usado. Quanto ao sabor...sou teimosa sabe...risos...tenho que ficar inventando moda ao invés de só fazer a recita...às vezes fica maravilhoso, mas em outras eu estrago a receita...risos. Mas vou fazer de novo do jeitinho que se deve.
Beijos

Postagens mais visitadas