Bolo de Banana e Castanha-do-Pará sem glúten e sem lactose!



Tem dois dias do mês que eu trabalho em casa, apenas dois dias, e como estes dias fico o dia todo no computador e telefone sempre tenho vontade de caprichar no meu lanche da tarde pra ver se alivia um pouco a cabeça e o estresse.

Então aproveito pra colocar sempre um bolo no forno ou fazer alguma receita que estava guardando há muito tempo, e aproveito também pra usar aquilo que tenho na despensa parado e que não quero perder.

Hoje foi o dia da banana que não queria deixar estragar e acabei fazendo este bolo delicioso. E com um PLUS: sem glúten e sem lactose. Ficou show. Me senti tão bem de ter feito ele e ter dado certinho, estava precisando deste "momento cozinha".

Confesso que achei que ele poderia ter ficado um pouco mais molhadinho, da próxima vez faço umas mudanças e conto aqui, mas vou colocar a receita do jeito que fiz, que não ficou ruim não, só mais sequinho e se você quiser já sabe que pode colocar uma banana a mais e um pouco mais de óleo pra deixar ele mais molhadinho que o meu ok?


Ingredientes:
4 bananas maduras e amassadas (eu colocaria mais na próxima vez)
3 ovos
1 xícara açúcar mascavo
1/2 xícara óleo vegetal
1 e 1/2 xícaras farinha de arroz
1 colher de sopa canela em pó
2 xícaras de castanha-do-pará trituradas grosseiramente
1 colher de sopa fermento em pó

Preparo:
Amasse as bananas e reserve; 
Triture as castanhas e reserve; 
Bata as claras em neve e reserve.
Depois na batedeira começar a bater bater as gemas, açúcar, óleo, canela e vá alternando a farinha de arroz e a banana amassada ainda batendo.
Desligue a batedeira e incorpore as claras em neve devagar com movimentos de baixo para cima e suaves.
Por último acrescente sem mexer demais as castanhas e o fermento.
Despejar a massa em fôrma untada.
Assar por uns 40 minutos em temperatura de 180º C.

Joguei açúcar baunilhado que eu mesmo faço em casa por cima do bolo pra decorar e dar um gostinho.





Comentários

Postagens mais visitadas