Bolo de macadâmia, limão siciliano e coco sem glúten, e as novas experiências.




Pois é, e a vida sem glúten é uma vida de adaptação. Está com vontade de comer bolo? Daí começa uma caça ao google e livros de receitas em busca de uma receita que te faça salivar como todas as receitas com glúten faziam antes. A missão é difícil, porque nem sempre a idéia inicial do bolo que você estava desejando comer é possível de ser realizada, mas então você descobre também a alegria e a novidade de ser obrigada a "pensar fora da caixa" e fazer coisas novas, coisas diferentes.

E isso não é ruim, pelo contrário, está me fazendo conhecer novos sabores e ter novas experiências.
É engraçado, meu marido vivia me dizendo quando eu estava com 39 anos: "quando você fizer 40 anos você vai ver a mudança que vai ser, vai mudar tudo de um dia pro outro". 
E eu pensava que ele era louco, como assim de um dia pro outro eu ia fazer 40 anos e ia mudar tudo??? Como mágica???

Confesso que não foi como mágica, mas quase acreditei que meu anjo da guarda estava mancomunado com alguma fada madrinha sim e que os dois tinham um plano pra me deixar louca.
Comecei a enxergar coisas que eu nunca havia percebido, comecei a me entender e entender meu corpo absurdamente, recebi o diagnóstico da doença celíaca e daí mais mudanças: de paladar, de expectativas. Intensifiquei minha corrida de rua. Está achando pouco? Estou só dando uma pincelada porque a varinha da fada madrinha fez bastante estrago por aqui.
Agora estou mais calma, já estou com 41 e tentando achar o caminho do meio pra ser feliz.

O que posso dizer é que este bolo é mais uma prova de que as mudanças são boas e necessárias. Acho que jamais seria a receita da minha escolha antes, mas pra este momento foi perfeito. Bem diferente.
Adaptei uma receita do blog da querida Patricia Scarpin, que é um dos meus favoritos e ficou uma delícia!!!



Bolo:
150g de macadâmias sem sal
3 colheres (sopa) - 30g - de farinha de arroz
¼ colher (chá) de fermento em pó sem glúten
4 ovos, claras e gemas separadas
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 124g - de açúcar demerara
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 1 limão siciliano
1/3 xícara (34g) de coco em flocos adoçados
1 pitada de sal

Cobertura de limão:
1/3 xícara de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 ½ colheres (sopa) de suco de limão siciliano

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.
Coloque as macadâmias, a farinha e o fermento no processador de alimentos e processe até moer as macadâmias. Na tigela grande da batedeira bata as gemas, o açúcar e a baunilha até obter um creme claro e fofo. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture às gemas as raspas de limão, o coco e em seguida a mistura do processador. Reserve.
Coloque as claras e o sal em uma tigela média bem seca e bata em ponto de neve, até obter picos firmes. Misture as claras à massa levemente, mexendo de baixo para cima com a espátula de silicone. 
Transfira a massa para a forma preparada e asse por 30-35 minutos ou até que cresça e doure e o bolo se afaste das laterais da forma (faça o teste do palito).
Retire do forno e deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 15-20 minutos. Desenforme o bolo sobre uma gradinha, remova o papel manteiga e inverta-o sobre outra grade. Deixe esfriar completamente.
Prepare a cobertura: em uma tigela, misture o açúcar, e o suco de limão até obter uma consistência boa para espalhar (adicione mais suco se necessário). Cubra o bolo com a mistura e sirva.


Comentários

Postagens mais visitadas