O bolo de cenoura sem glúten mais fofo de todos!!



Vou confessar uma coisa agora!!!
Bolo de cenoura sempre foi meu "calcanhar de Aquiles", pronto falei!

Você deve estar pensando: "Como uma pessoa que tem um blog de culinária pode ter problema pra fazer um bolo de cenoura?"

Eu tinha e não acertava um, todos eles nunca cresceram e eu achei que não ia tentar nunca mais.

Daí vem um dilema. Semana passada comprei umas cenouras na minha cesta orgânica e com o feriado eu viajei e não usei. Hoje cheguei de viagem, com fome e queria usar as cenouras e ingredientes que eu já tivesse em casa, pra não precisar sair mais, então resolvi arriscar.

Quando digo arriscar estou falando muito sério, porque além de ser um bolo inviável por toda a vida, ainda nunca tinha feito um bolo sem glúten que ficasse melhor ou, pelo menos, tão bom quanto uma versão com glúten.

Peguei a receita que achei mais possível dentro da minha cabeça e que tinha os ingredientes que eu já tivesse em casa, claro que mudei alguma coisa (a receita original não tinha goma xantana mas eu coloquei um pouquinho de nada e mudei a cobertura do bolo também) e fui à luta!!!

E???? Acreditem, o bolo ficou o mais fofo que já fiz em toda a minha vida, saboroso (mérito também das cenouras orgânicas e ovos caipiras maravilhosos) e bonito de se ver!!!



Ingredientes:
1 xícara de farinha de arroz peneirada
1 xícara de polvilho doce peneirado
1 xícara de óleo
1 xícara de açúcar demerara
2 cenouras bem lavadas e raladas
1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 colher de café de goma xantana
3 ovos


Primeiro lavei e ralei as cenouras no processador, e daí no próprio processador, troquei o ralados pela hélice similar do liquidificador e juntei com a cenoura o óleo e bati tudo até fazer uma pasta homogênea.
Neste ponto juntei os ovos um a um sem desligar o processador e juntei o açúcar e o sal e deixei bater bem.

Despejei este conteúdo líquido em um recipiente e comecei a juntar os outros ingredientes (farinha e polvilho) e bater com um fouet. Por último incorporei a goma xantana e o fermento e despejei em duas formas (uma de bolo inglês e outra redonda menor) untadas e enfarinhadas com farinha sem glúten.

Levei ao forno pré-aquecido a 180 graus até fazer o teste do palito e ele sair limpinho.

COBERTURA
Não sou fã daquelas coberturas que fazem para bolo de cenoura, gosto de coberturas cremosas e densas.
Então fiz uma que sempre uso nas minhas panquecas doces.
Peguei Nutella e uma caixinha de creme de leite e coloquei numa panela em fogo baixo até a Nutella incorporar totalmente no creme de leite. A quantidade vai do gosto de cada um, pois tem que ficar de uma cor de chocolate, se colocar pouca Nutella fica muito claro.
O sabor fica bem suave por causa do creme de leite e eu adoro.
Já experimentei e ficou delicioso!!!



Comentários

Valentina disse…
Estas surpresas sao otimas,nao são? Que bom que teu bolo nao ficou somente bom,mas ótimo.

Postagens mais visitadas